Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão comercial e gestão da produção: a integração dos processos como fator de competitividade e eficiência operacional
    (2022-12-08) Amaral, João
    O tema descrito neste projeto visa identificar as ferramentas mais adequadas que trazem integração entre as áreas de vendas e operações da produção, serão identificados os ganhos no planejamento de negócios a curto, médio, e longo prazo das organizações.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Aplicação de manutenção preditiva com análise termográfica em painéis elétricos em indústria do ramo cerâmico
    (2021-12-06) Marian, Lucas Ricardo; Barcelos, Maurício Justino
    A manutenção preditiva vem se tornando um fator competitivo no ramo industrial, onde busca-se que os equipamentos exerçam suas funções com alto grau de confiabilidade, para que os indicadores de produção sejam atingidos. A utilização das técnicas de manutenção preditiva, prioriza a identificação das falhas, antes que as mesmas se tornem emergenciais. Possibilitando assim, uma atuação mais eficiente por parte das equipes de manutentores. Uma das ferramentas adotadas na manutenção preditiva é a Termografia que é objeto de estudo neste trabalho. Este trabalho tem como objetivo implementar a técnica de termografia, utilizada na manutenção preditiva, a fim de reduzir ações de manutenção corretiva em uma empresa de cerâmica. Foi possível analisar as causas de falhas provenientes de danos por aquecimentos nos painéis elétricos das máquinas, para planejar as paradas dos equipamentos em tempo hábil minimizando os impactos no setor produtivo e garantindo o funcionamento adequado dos componentes elétricos. A partir da adoção deste método de manutenção, conclui-se que a Termografia é essencial para detecção de irregularidades sendo de extrema importância sua aplicação. Com o emprego deste recurso, a detecção de falhas por aquecimento nos painéis tornou-se possível e melhorou os índices de manutenção programadas. A utilização das técnicas termográficas, bem como a adequação dos painéis com equipamentos regulamentados nas NR’s 10 e 12, possibilitaram a redução de ordens de serviço de manutenção corretiva emergencial, uma padronização na equipe de manutenção e uma vantagem competitiva, pois as maquinas do parque fabril obtiveram uma performance mais confiável.
  • Monografia Acesso aberto
    Transformações no mercado: ascensão de marcas e produtos veganos
    (2021-12-09) Silva Júnior, Sérgio Augusto; Maciel, Lucas Zanlorenzi
    Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender o perfil de compra dos consumidores de produtos e alimentos vegetarianos, veganos e flexitarianos e a ascensão de novos produtos e serviços no mercado nacional. Para isto, utilizou-se da análise bibliométrico por meio da busca em bases de dados como Web of Science e Google Acadêmico. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisas qualitativas, a fim de analisar os dados e resultados obtidos na literatura cientifica em relação à periodicidade de publicação, os autores, instituições de publicação, palavras-chave e periódico. Como resultado foi identificado que houve uma evolução das pesquisas com o tema vegetariano, vegano e flexitariano nos últimos anos. As palavras chaves mais utilizadas foram saúde, carne, consumo, valores, comportamento e consumidor. Podemos observar a relação das universidades e institutos de pesquisa do portifólio bibliográfico e os países mais atuantes na área, como por exemplo o Brasil, Itália e Estados Unidos da América. No Brasil podemos destacar algumas empresas certificadas com o selo vegano e seus produtos certificados. O trabalho conclui que o mercado veganismo é um nicho crescente, com diversas oportunidades de empreendedorismo associado a temas como: identidade, motivações, atitudes do consumidor, defesa de animais e benefícios ao meio ambiente, saúde, apresentando desafios e resistência para crescer em outras áreas como a do vestuário e moda. O trabalho mostrou a significância do vegetarianismo e veganismo no mercado e a magnitude econômica que apresenta e vem ganhando.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento de melhoria sob a ótica prevencionista: redução de custo e alavancagem da qualidade operacional no setor comercial
    (2021-12-15) Silva, Renan
    Este trabalho tem como objetivo analisar as causas e os efeitos do processo de implementação da Luva Therma Grip Full, em substituição aos atuais equipamentos de proteção utilizados em uma organização do seguimento de alimentos e obter vantagens quanto à qualidade do novo produto e redução de custo. Inicialmente são apresentados os conceitos que servem de referencial teórico. Quanto aos direitos trabalhistas, a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT criada em 1943, representou um grande marco para os direitos individuais e coletivos, sendo fundamental para a construção de nossos direitos atuais, entre eles pode-se citar o direito a um ambiente seguro para realizar nossas funções ou equipamentos adequados aos riscos que estamos expostos. Com o surgimento de novas áreas de atividades econômicas, torna-se necessário à adequação dos equipamentos de proteção para atender a essência normativa, determinando requisitos mínimos para garantir ambientes e processos seguros, para que os trabalhadores exerçam suas atividades laborais com segurança e qualidade. A metodologia usada neste trabalho, foi a aplicação do Go To Gemba, a qual ajuda na escuta ativa e compreensão das necessidade dos colaboradores, buscando melhorias operacionais e financeiras ao processo. Como resultado foi possível apresentar oportunidades de melhorias em relação a utilização dos equipamentos de segurança. A substituição do atual equipamento de proteção pelo novo, proporcionou maior conforto e eficiência, atendendo os objetivos proposto no início deste trabalho. Esta substituição do equipamento de proteção trousse uma economia significativa de cerca de 7 mil reais para o negócio no segmento da regional sul dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Segurança do Trabalho. Melhoria continua. Go to Gemba.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Mapeamento do ecossistema brasileiro de startups com soluções para o setor de energias renováveis
    (2021-12-08) Vanin, Lucas Borsoi; Martins, José Carlos
    O modo como o mundo se desenvolve está cada dia mais rápido, criando projetos, produtos, serviços e maneiras de facilitar a exponencial evolução da tecnologia de informação. Hoje já é conhecida a importância de se ter um ecossistema de startups, visto que é um dos fatores mais importantes para o crescimento, a inovação. Sabendo disso, o objetivo deste trabalho é analisar o ecossistema brasileiro de startups com soluções para o setor de energias renováveis. Foi utilizado pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, para alcançar os objetivos, a pesquisa foi exploratória descritiva com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica com estudo de caso. Buscamos conhecer melhor esse ecossistema, com o intuito de entender com maior clareza as categorias e as inovações já desenvolvidas no setor de energia em startups, nesse trabalho foi apresentado um mapeamento a partir do setor de energia, mostrando suas categorias e quais as principais, sua distribuição demográfica, o ano de fundação de cada startup, e o seu objetivo principal para o meio de energia de sua categoria. A grande quantidade de novas iniciativas se intensifica a cada dia pois o crescimento da tecnologia da informação é acelerado, isto mostra um cenário promissor não só em território nacional mas no mundo todo. Com este trabalho servindo como aporte bibliográfico para futuros estudos nesta área.
  • Monografia Acesso aberto
    Reaproveitamento do resíduo de tinta da decoradora digital - inkjet
    (2021-12-07) Silva, Mayara Gabriela da
    As empresas de cerâmicas são grandes geradoras de resíduos sólidos, entre eles, os resíduos da decoradora digital Inkjet. Atualmente há uma maior preocupação com os impactos ao meio ambiente e tentar reduzir o dano ambiental e consequentemente diminuir o custo com o coprocessamento é a principal intenção desse projeto. Assim posto, o objetivo deste trabalho é verificar a possibilidade de reutilizar o resíduo de tinta da decoradora digital Inkjet ao processo no qual a tinta está inserida, utilizando-a como corante de massa ou como outra matéria prima, podendo desenvolver um novo material utilizando os resíduos. Por meio de um levantamento de dados em uma empresa de cerâmica de TIJUCAS-SC, foram identificados os tipos de resíduos de cerâmica e da decoradora digital que foram tratados quimicamente e após misturados, foram realizadas análises físicas, para avaliar se o material influenciaria ou não nas características do produto final. Após análise dos resultados foi criado uma peça de cerâmica, confirmando um possível novo material e um destino ecologicamente sustentável ao resíduo.
  • Monografia Acesso aberto
    A utilização da classificação ABC para a priorização na gestão de estoques: um estudo de caso em uma empresa do setor de papelaria
    (2021-12-06) Vitorino, Lucas Eduardo Draprinchinski
    Com a crescente necessidade de se manter competitivo no mercado por conta das mudanças constantes que ocorrem atualmente, as empresas necessitam de um correto controle e gestão de seu estoque, de forma que isto se torne um diferencial com relação aos concorrentes. Dito isto, este trabalho realiza a Classificação ABC como método de gestão de estoque com o intuito de priorizar os itens a se determinar parâmetros de controle de estoque como o estoque mínimo, ponto de pedido, estoque máximo e do lote econômico de compra em uma empresa do setor de papelaria, buscando identificar possíveis campos de melhorias na atual forma de gestão de estoque da empresa. Ao aplicar a Classificação ABC sobre os itens em estoque, foi observado que cinco itens representam 70,82% do valor total do estoque, onde esses produtos ficaram classificados como A, sete itens ficaram classificados B e representam 19,68% do valor do estoque e dezoito itens representam 9,5% do valor total do estoque e ficaram classificados como C. Ao executar o estudo com relação aos parâmetros de controle de estoque foi constatado que o Item A09 apresenta um lote de compra atualmente executado pela empresa acima do necessário, em consequência, isto gera um alto valor de capital investido sem necessidade, pois a quantidade em estoque deste produto é extremamente alta em comparação com o valor de sua demanda mensal. Desta forma conclui-se que uma correta priorização do estoque de itens, de fato consegue prevenir o uso de capital indevidamente, assim como reduzir custos com armazenamento e movimentação destes produtos em estoque.
  • Monografia Acesso embargado
    Aplicação do método pdca para melhoria no processo de recebimento de milho para armazéns terceiros na filial de grãos do Mato Grosso
    (2021-12-06) José, Marcos
    O presente estudo tem como principal foco abordar a aplicação do método PDCA para melhoria do processo de recebimento de grãos de uma multinacional do ramo alimentício com sede em Itajaí-SC, sobretudo em um processo específico de recebimento em armazenagem de terceiros que ocorre na filial de grãos localizada no estado do Mato Grosso. O objetivo geral é apresentar as contribuições trazidas pela aplicação do método PDCA para melhoria do processo de recebimento de milho para armazéns terceiros de uma filial de recebimento de grãos. Para tanto, conceitua-se o método PDCA, ferramentas da qualidade, melhoria contínua de processos, apresentam-se a filosofia Lean e suas ferramentas, os conceitos da gestão da qualidade e realiza-se a construção passo a passo do PDCA e as análises dos dados obtidos por meio do ERP da empresa e os resultados alcançados conforme as ferramentas e gráficos utilizados. Abordar as contribuições do método PDCA, sobretudo na melhoria de processos justifica-se porque as empresas de grande porte cada vez mais investem de forma significativa nos mais diversos caminhos a fim de terem mais melhorias e excelência em seus processos, especialmente em áreas críticas que impactam diretamente um braço das operações e na estratégia traçada, com base em reduzir o desperdício de tempo em processos e os custos envolvidos direta ou indiretamente suas execuções. O presente estudo consiste em pesquisa de natureza aplicada, tendo como abordagem do problema a forma quantitativa com objetivos exploratório e descritivo, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que aplicação do método PDCA nas melhorias de processos permite a evolução e atualização do processo, otimização de fluxos, ganhos de efetividade na execução por meio da redução de tempo das atividades, assim como abertura para utilização de automatizações e o uso da tecnologia impactando direta e indiretamente áreas que possuem o compartilhamento de responsabilidades por meio das ações interdependentes, além de trazer sinergia entre as equipes envolvidas.