Diálogo de Saberes na Formação e na Prática Pedagógica de Professores de Educação Física Mestres de Capoeira

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Oliveira, André Luis Rocha de.

Orientador

Filgueiras, Isabel Porto

Coorientador

Resumo

A Capoeira é uma manifestação cultural Afro-Brasileira presente em escolas, projetos sociais, clubes, academias e no esporte competitivo, sendo praticada atualmente por pessoas de todas as idades e etnias. A preparação de professores para atuar com Capoeira acontece em duas instâncias formativas: a tradição cultural, sob orientação de Mestres de Capoeira e na formação acadêmica em cursos de graduação em Educação Física. Por desejo dos profissionais e ou exigências do mundo do trabalho, a escola de ofício e a graduação acadêmica se encontraram. Estudos da área têm discutido que a integração dos saberes culturais e acadêmicos pode favorecer a qualidade da formação destes profissionais, mas pouco se sabe sobre como os professores mobilizam e integram os conhecimentos advindos dos saberes culturais e dos conhecimentos acadêmicos. Tendo em vista a relação entre a melhoria da formação dos professores e do ensino da Capoeira para diferentes públicos, o objetivo do trabalho foi: analisar os saberes que professores e Mestres de Capoeira, formados em Educação Física, mobilizam em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, o trabalho pretendeu: descrever e analisar os saberes da história de vida, da formação profissional na tradição da Capoeira e na graduação de Educação Física e da experiência de trabalho que professores e Mestres mobilizam em suas práticas de ensino e analisar se há preponderância entre os saberes construídos. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de abordagem qualitativa, mediadas por videoconferência, dadas as condições de segurança sanitária advindas da pandemia de COVID 19. Foram sujeitos da investigação 8 professores e Mestres de Capoeira, formados em Educação Física e pela Capoeira que atuam com pessoas de todas as idades em academias próprias, há pelo menos 5 anos, sendo 7 homens e 1 mulher. Os sujeitos foram recrutados de forma intencional na rede de contato do pesquisador. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, depois transcritas, gerando o corpus de dados verbais analisado por meio da identificação e descrição do conteúdo temático conforme referencial teórico metodológico da análise de conteúdo temático. Os professores compreendem que a fusão dos saberes experienciais e do campo científico são positivas. No entanto, a sua concepção pedagógica enxerga a Educação Física como uma caixa de ferramentas que é acionada quando preciso. O curso contribui para o desenvolvimento teórico e prático dos sujeitos trazendo mais cientificidade. Essa articulação é capaz de gerar uma mutação no próprio modelo de ofício aprendido pelos sujeitos ao longo dos anos. Constatamos que a proximidade com a educação formal leva os professores a uma confluência direta com os saberes de ofício da Capoeira. Concluímos que a Educação Física é um verdadeiro filtro dos saberes da experiência, onde a Educação Física é vista como uma grande peneira e desse extrato os sujeitos reconstroem suas práticas, porém essa reconstrução é feita também pelos saberes de ofício da Capoeira com um aporte didático-metodológico da Educação Física.

Palavras-chave

Capoeira, Saberes docentes, Formação Profissional, Educação Física

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