Obras didáticas para a Educação Física Escolar
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Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Daiana Machado dos
Orientador
Freire, Elisabete dos Santos
Coorientador
Resumo
Uma das políticas públicas mais bem-sucedida em continuidade e abrangência, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, desde sua criação em 1985, permanece ativo e em constante aprimoramento. Em 2018, pela primeira vez, a Educação Física é inserida como um dos componentes curriculares a serem atendidos pelo programa. Todas as quatro obras que participaram da seleção foram aceitas e compuseram o catálogo de escolhas do PNLD para o ano de 2019. Entre os quatro
materiais, cada escola beneficiada pelo programa tinha a incumbência de escolher apenas uma obra, a ser utilizada no quadriênio 2019-2022. Estas obras, apesar de estarem vinculadas ao PNLD, estão intituladas como um Manual do Professor/professora e não foram disponibilizadas, até o momento, aos aluno/alunas. Assim, considerando que a existência de obras didáticas, podem servir de apoio aos
professor/professoraes de EF, embora não seja algo novo, estes materiais surgem nas escolas e podem ser utilizados de diferentes maneiras. O presente trabalho busca responder os seguintes problemas de pesquisa: Quaisas características das obras didáticas para a Educação Física , presentes no PNLD, atendem aos critérios expressos no Edital de convocação para o quadriênio 2019-2022? Quais
concepções de Educação Física fundamentam essas obras? Para encontrar as respostas para estas perguntas, realizo este estudo com o objetivo de analisar as obras de Educação Física disponibilizadaspelo PNLD parao quadriênio 2019-2022, identificando suas características e concepções defendidas. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, caráter documental, descritiva, por meio de uma análise de conteúdo. Entre os principais resultados apontamos a relevância de inserir a EF ao PNLD, política pública educacional importante em abrangência e continuidade. As obras têm semelhanças, especialmente em organização e seleção de temas, assim como fragilidades técnicas e metodológicas. Entre as potencialidades estão uma possivel ampliação do leque de possibilidades de tematizar e problematizar a cultura corporal nos anos iniciais. Entendemos que as obras atendem, ainda
que de forma frágil, aos elementos indicados no edital, porém não basta negar as obras e o PNLD, é preciso que os editais ampliem a presença de outros elementos, como por exemplo: textos de autores brasileiros negros e indígenas, práticas de matriz africana e indígena que extrapolassem apenas a capoeira e o huka-huka, mais imagens que conduzam a leitura e reflexão dos temas, presença de projetos integradores com os demais componentes, maior coerência entre a base teórica e
metodológica assumida pelas obras e uma ampla revisão aos critérios expressos nos editais. Que professor/professoraes/as possam dialogar nas suas redes, pois podemos afirmar que sem a atuação docente, a qual deva ser coerente ecoesa, não há possibilidade nenhuma de sucesso, seja com ou sem o material, quadra, equipamentos.O material tem cunho ideológico, esvaziado de temas e proposições,
entretanto é o professor/professora que o interpretará, o articulará a novas propostas dentro da escola e fora dela, olhando para este documentoe o articulando ao seu contexto. É preciso que os critérios de construção, avaliação e seleção dos editais sejam mais amplos e explícitos, propondo construções que empoderem, que liberte, que transforme, que de fato nas brechas o professor/professora/a professor/professoraa e o aluno/aluna/a aluno/aluna compreendam sua existência e sua potência frente a esta sociedade, ainda tão racista, machista e colonial.
Palavras-chave
Livro didático - PNLD, Currículo, Educação Física Escolar