Entre calos e percalços no investimento pedagógico na escola pública: trajetórias de professores de Educação Física
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Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Queiroz, Diego Faria de
Orientador
Rodrigues, Graciele Massoli
Coorientador
Resumo
O desinvestimento pedagógico tem sido tratado, em diversos estudos, na Educação
Física Escolar (EFE), como preocupante e que, de maneira, no mínimo indireta, faz
questionar a qualidade do ensino ministrado no componente curricular em questão.
Haja vista o multifacetado desinvestimento pedagógico na EFE, foram discutidos cinco
fatores desencadeantes e que incorporam este estado: i) formação inicial e atuação
profissional; ii) supervalorização do esporte como conteúdo; iii) desvalorização da
EFE; iv) insatisfação financeira; v) desencanto com o magistério. Por outro lado,
embora o desinvestimento esteja posto e rotineiramente seja encontrado nas escolas,
principalmente as da rede pública, estudos relatam maior incidência das práticas
inovadoras ou bem-sucedidas na EFE nos últimos anos, perfazendo, assim, o
investimento docente. O objetivo desta pesquisa foi descrever as narrativas
autobiográficas de professores de Educação Física (EF) atuantes no Ensino Básico
da rede pública que investem na docência escolar. Esta pesquisa apoia-se na
abordagem qualitativa e no método história de vida, envolvendo informações
descritivas sobre a percepção dos participantes. A amostra foi composta por dois
professores e uma professora, escolhidos pelos aspectos de conveniência,
intencionalidade e acessibilidade. A escolha dos participantes foi determinada
considerando os aspectos de acessibilidade e instrucional. Optou-se pela utilização
de entrevista semiestruturada, com perguntas que tratavam de dados pessoais,
profissionais, influências e trajetória de vida, no decorrer do tempo para se tornar
professor da escola pública, bem como o porquê investir no fazer pedagógico na EFE.
A análise das informações coletadas teve fundamentação na análise temática,
gerando os temas: a) Influenciadores da escolha docente, pela EF e EFE; b) Busca
pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional; c) Percalços enfrentados na EFE
em escola pública; d) O ser docente e a relação com o fazer pedagógico. Dentre os
achados do investimento pedagógico na docência escolar, observou-se que há íntima
relação com a busca constante pelo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e
apoio familiar. Entre os elementos influenciadores da docência, entender-se como um
ser diferente dos ex-professores de EF, gosto por esporte e atividade física foram os
mais ressaltados. Nos elementos fundamentais na docência, o refletir sobre a própria
prática pedagógica e planejar as aulas, sobressaíram. Ao tomar posse de todas as
informações nesta investigação, considero esses professores investidos em seus
fazeres pedagógicos e comprometidos com a EF, escola, alunos e no legado que as
aulas ministradas deixam.
Palavras-chave
Educação Física, Escola, Investimento