Entre calos e percalços no investimento pedagógico na escola pública: trajetórias de professores de Educação Física

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Queiroz, Diego Faria de

Orientador

Rodrigues, Graciele Massoli

Coorientador

Resumo

O desinvestimento pedagógico tem sido tratado, em diversos estudos, na Educação Física Escolar (EFE), como preocupante e que, de maneira, no mínimo indireta, faz questionar a qualidade do ensino ministrado no componente curricular em questão. Haja vista o multifacetado desinvestimento pedagógico na EFE, foram discutidos cinco fatores desencadeantes e que incorporam este estado: i) formação inicial e atuação profissional; ii) supervalorização do esporte como conteúdo; iii) desvalorização da EFE; iv) insatisfação financeira; v) desencanto com o magistério. Por outro lado, embora o desinvestimento esteja posto e rotineiramente seja encontrado nas escolas, principalmente as da rede pública, estudos relatam maior incidência das práticas inovadoras ou bem-sucedidas na EFE nos últimos anos, perfazendo, assim, o investimento docente. O objetivo desta pesquisa foi descrever as narrativas autobiográficas de professores de Educação Física (EF) atuantes no Ensino Básico da rede pública que investem na docência escolar. Esta pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa e no método história de vida, envolvendo informações descritivas sobre a percepção dos participantes. A amostra foi composta por dois professores e uma professora, escolhidos pelos aspectos de conveniência, intencionalidade e acessibilidade. A escolha dos participantes foi determinada considerando os aspectos de acessibilidade e instrucional. Optou-se pela utilização de entrevista semiestruturada, com perguntas que tratavam de dados pessoais, profissionais, influências e trajetória de vida, no decorrer do tempo para se tornar professor da escola pública, bem como o porquê investir no fazer pedagógico na EFE. A análise das informações coletadas teve fundamentação na análise temática, gerando os temas: a) Influenciadores da escolha docente, pela EF e EFE; b) Busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional; c) Percalços enfrentados na EFE em escola pública; d) O ser docente e a relação com o fazer pedagógico. Dentre os achados do investimento pedagógico na docência escolar, observou-se que há íntima relação com a busca constante pelo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e apoio familiar. Entre os elementos influenciadores da docência, entender-se como um ser diferente dos ex-professores de EF, gosto por esporte e atividade física foram os mais ressaltados. Nos elementos fundamentais na docência, o refletir sobre a própria prática pedagógica e planejar as aulas, sobressaíram. Ao tomar posse de todas as informações nesta investigação, considero esses professores investidos em seus fazeres pedagógicos e comprometidos com a EF, escola, alunos e no legado que as aulas ministradas deixam.

Palavras-chave

Educação Física, Escola, Investimento

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