Educação Física na Educação Infantil e formação continuada: reflexões de professores e professoras

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Souza, Mirvane Dias de

Orientador

Filgueiras, Isabel Porto

Coorientador

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender os significados e sentidos que professores e professoras de Educação Física na Educação Infantil atribuem à estratégia de grupos de estudo no processo de formação continuada da rede municipal de Santo André. Mais especificamente, a pesquisa buscou: compreender a concepção de Educação Física na Educação Infantil de professores e professoras que atuam na Educação Infantil do Município de Santo André e descrever e interpretar a visão dos professores e das professoras de Educação Física sobre o papel de suas experiências formativas em grupo de estudos no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Trata-se de pesquisa qualitativa de enfoque descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta foram: 1. questionário online 2. entrevistas em grupo focal por meio de videoconferência. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da estratégia de análise temática. Os sujeitos foram recrutados na rede de contatos da pesquisadora que também é professora da referida rede de educação, com anuência da responsável pela formação continuada dos professores de Educação Física do Município. Participaram da pesquisa 2 professores e 5 professoras que formaram um grupo de estudo em 2019, dentro do processo formativo da rede municipal cuja temática era a Educação Física na Educação Infantil. A análise dos resultados evidenciou que os professores e professoras fundamentam a Educação Física na Educação Infantil em referenciais da psicologia do desenvolvimento e da psicomotricidade; reconhecem, entretanto que é preciso avançar nessa concepção, buscando estratégias de escuta das crianças; valorizam a formação continuada institucional como momento de aquisição de saberes e troca de experiências; reconhecem a dificuldade de compreensão sobre como deve funcionar um grupo de estudos, mas valorizam a experiência como estratégia formativa que permite a reflexão colaborativa sobre a prática potencializada pela diversidade de pontos de vista entre os docentes e pela troca de práticas e reflexões por meio de aplicativo de mensagens, mas advogam que é necessário aperfeiçoar o planejamento do trabalho formativo. Segundo os sujeitos, o grupo de estudos que se concretizou em 2019 foi limitado por atropelos do calendário de atividades como a realização dos jogos escolares, momentos burocráticos, falta de clareza sobre seus objetivos, espaço e tempo inadequado e descontinuidade entre as sessões; sugerem que a formação em grupo de estudo se efetive a partir de planejamento mais efetivo e de acompanhamento mais próximo da coordenação.

Palavras-chave

formação continuada, Educação Física, Educação Infantil, Grupo de estudo

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