Transversalidade: diálogos étnicos na escola
Carregando...
Data
2021-07-27
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Silva, Marta Hermógenes
Matos, Joelma Oliveira de
Leite, Juliene Quelle da Silva
Orientador
Duarte, Alexandra Cardoso da Silva
Coorientador
Andrade , Claudiana Ribeiro dos Santos
Resumo
A seguinte pesquisa trata de analisar a importância dos temas transversais na educação
básica com ênfase nos estudos étnicos, temática essa presente nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, pois é compreendida como um dos pilares fundamentais para
a sociedade brasileira desenvolver o respeito étnico, sendo a escola um espaço propício
para debater essa temática, já que a Base Nacional Curricular Comum também postula
uma formação cidadã. Em conformidade a isso, esse artigo científico tem como objetivo
geral, compreender a importância dos estudos étnicos nas escolas do Brasil, enquanto
que os objetivos específicos são entender o respeito como algo edificado socialmente,
analisar como o negro e o indígena são postos na conjuntura sócio-histórica do país e
desconstruir uma visão errônea sobre esses grupos. Em virtude da proposta abordar
um tema intangível, cuja a ênfase não é voltada a exatidão, os procedimentos
metodológicos partem de uma pesquisa qualitativa sob uso de bibliografias.
Palavras-chave
Transversalidade., Educação, Etnia, Respeito