Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 75
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Melhorias aplicadas no cuidado da pessoa idosa portadora de Alzheimer
    (2023-12) VIDAL, Kathleen Tatiele Antunes
    Introdução: A implementação das práticas aplicadas revelam-se de suma importância para melhoria da qualidade de vida dos pacientes e cuidadores. Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar na literatura brasileira os processos adotados pelos profissionais da enfermagem para melhoria do cuidado à pessoa idosa portadora de Alzheimer. Métodos ou Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que tem como propósito sistematizar e sintetizar evidências a respeito do cuidado da pessoa idosa portadora de Alzheimer. Resultados: Diversas abordagens para aprimorar a rotina diária dos pacientes foram identificadas, incluindo a implementação de oficinas para sensibilização dos cuidadores e profissionais da enfermagem, o uso de gerontotecnologias e o telecuidado. Conclusões/Considerações Finais: Acredita-se que a aplicação de práticas e gerontotecnologias desempenha um papel crucial no processo de melhoria do cuidado oferecido, promovendo uma melhor qualidade de vida para os pacientes e seus cuidadores e facilitando o acompanhamento de seus tratamentos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Risco de infecções relacionadas ao cateter venoso central
    (2022-12) CUNHA, Tatiane Silva da
    Introdução: As infecções primárias de corrente sanguínea associadas à cateteres venosos centrais são um subconjunto das Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) e são mais comuns em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), mas isso não exclui a possibilidade das infeções se propagarem em outras unidades em que o cateter seja manipulado. Além de aumentar o tempo de internação do paciente, essas infecções podem evoluir para sepse, assim como, para óbito. Objetivo: Entender o potencial de infecção, assim como estabelecer a capacidade e reconhecimento, de que medidas preventivas relacionadas aos cuidados na manipulação do cateter venoso central podem ser o diferencial no tratamento. Metodologia: O método utilizado neste trabalho é uma revisão abrangente da literatura, que permite alcançar o conhecimento sobre o tema em questão. Resultados: A presente revisão mostra que infecções podem resultar em complicações graves, incluindo sepse. A prevenção é essencial e envolve práticas rigorosas de higiene durante a inserção, uso de técnicas assépticas durante o cuidado e monitoramento constante. Protocolos institucionais, como a troca regular do curativo, também desempenham um papel crucial na minimização do risco. A conscientização sobre sinais precoces de infecção, como febre ou inflamação localizada, é vital para uma intervenção rápida. Considerações finais: Em resumo, embora os cateteres venosos centrais sejam ferramentas valiosas na prática médica, é imperativo adotar medidas rigorosas para prevenir infecções e garantir a segurança do paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da educação permanente da equipe de enfermagem na cateterização periférica intravenosa
    (2023-12) GONÇALVES, Fabricio Menez
    Introdução: A Cateterização periférica vascular está entre os procedimentos invasivos mais comuns dentro de uma equipe de enfermagem no âmbito de um atendimento de saúde, sendo essa uma intervenção importante para um esquema de atendimento de qualidade e eficaz. Desta forma, é extremamente importante que toda a equipe esteja qualificada para realizar este procedimento clínico, sendo a educação permanente uma das formas de qualificação/educação continuada. Objetivo: identificar a importância da capacitação dos profissionais da enfermagem para o procedimento de cateterismo periférico. Metodologia: Revisão integrativa de literatura com utilização da base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através dos descritores “Enfermagem” and “Punção Venosa” and “Cateterismo Periférico”, aplicando os filtros de trabalhos completos, em língua portuguesa e publicados nos últimos 05 anos. Resultados: Foram obtidos 26 resultados, dentre os quais 11 não eram relevantes para a pesquisa, 01 estava repetido, e 04 não apresentaram as palavras-chave no título, resumo ou introdução, restando uma amostra final de 10 artigos que apresentaram relação com a questão norteadora da pesquisa. Discussão: A cateterização periférica é uma atividade corriqueira do profissional da enfermagem. É um procedimento invasivo de alta complexidade, usualmente realizado durante os cuidados à saúde e constitui o principal acesso para administração de soluções intravenosas. Considerações finais: A capacitação e educação permanente é necessária pois promove reflexão, atualização e mudança de comportamento com vistas à qualidade do desempenho dos profissionais de saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Contextualização do protocolo de doação de órgãos: critérios avaliados para ser um doador de órgãos
    (2023-12) SANTOS, Tamara Gutierres dos
    Introdução: o transplante de órgãos e tecidos deixou de ser uma terapia experimental e tornou-se terapia de escolha para pacientes com falência de órgãos devido alguns impasses para a realização do procedimento, a demanda de órgãos para transplantes no Brasil excede várias vezes o número de doação. Tornando-se necessário a existência de campanhas que incentivem a doação de órgãos e tecidos, esclarecendo para a população como ocorre o protocolo de doação de órgãos. Objetivo: avaliar os critérios para ser um doador de órgãos e tecidos. Metodologia: a metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, o que possibilitou um entendimento mais amplo do tema estudado. Resultados: foram citados, nesta revisão: O processo de doação no trabalho no contexto de doação de órgãos e tecidos, vivências e estratégias de uma organização de procura de órgãos, perfil de doadores efetivos de órgãos no estado do Ceará, doação de órgãos e tecidos para transplante conhecimento, atitude e prática, a efetividade do processo de doação de órgãos em frente a nova legislação,desempenho das comissões intrahospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplante,fragilidades e vivências de enfermeiros na abordagem a família do doador de órgãos e tecidos,determinação de morte encefálica captação de órgãos e tecidos em um hospital de ensino, identificação do enfermeiro nas dimensões das emoções presentes no processo de doação de órgãos e tecidos. Discussão:A pesquisa apresentou dez artigos finais.Considerações finais: A doação de órgãos é um ato de solidariedade da família do doador (pessoa morta) ou do próprio doador, quando é o caso de doador vivo. Esse gesto pode salvar a vida de pessoas que aguardam um transplante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência da enfermagem ao paciente com insuficiência renal crônica
    (0023-10) PINTO, Ariane Borssato
    Introdução: A insuficiência renal crônica (IRC) é uma condição de saúde que representa um desafio substancial para os sistemas de saúde em todo o mundo, afetando milhões de indivíduos e impondo uma carga significativa tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde. Objetivo: Este trabalho teve o objetivo de abordar o papel fundamental da enfermagem na assistência aos pacientes com IRC. Metodologia: A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos em português publicados entre 2018 e 2023. Resultados: Foram encontrados 6 artigos que se referem ao papel da enfermagem na assistência ao paciente com insuficiência renal crônica, destes 4 estavam na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e 2 no Scielo. Discussão: Desde a avaliação inicial até a implementação de estratégias de cuidado, a enfermagem desempenha um papel fundamental, não apenas em intervenções técnicas, mas também na promoção do autocuidado e na educação dos pacientes sobre a gestão da doença. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) surge como uma ferramenta valiosa, proporcionando uma abordagem organizada e centrada no paciente, com ênfase na prevenção de complicações e no fortalecimento da qualidade de vida. Reconhecendo o papel crucial da enfermagem na construção de uma relação terapêutica, este trabalho ressalta a importância da colaboração entre profissionais de saúde e pacientes para enfrentar os desafios da IRC. Conclusão: Portanto este estudo conclui que a assistência de enfermagem não apenas gerencia a doença, mas também oferece cuidados compassivos e abrangentes, melhorando o bem-estar e a confiança dos indivíduos afetados por esta condição clínica.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atuação da equipe de enfermagem no processo da vacinação
    (2023-12) CONCEIÇÃO, Alessandra Santos da
    Introdução: a vacinação previne a disseminação de doenças e reduz os índices de morbimortalidade e mortalidade infantil. A imunização é ofertada para toda população, através do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita, entretanto, existe ainda, uma resistência devido à falta de informações e ou a não administração das doses vacinais indicadas que por sua vez, ocasionam na redução no processo de imunização, fazendo com que doenças já erradicadas estejam surgindo novamente. Objetivo: analisar a atuação da enfermagem no processo de vacinação. Metodologia: revisão integrativa da literatura, que possibilitou uma melhor compreensão sobre o tema. Resultados: foram selecionados 11 artigos, entre o período de 2013 a 2023, em português. Discussão: foram citados, neste estudo: a importância da atuação da equipe de enfermagem e as principais atribuições do enfermeiro na sala de vacinação, as ações que a equipe de enfermagem pode implementar visando fomentar a importância da vacinação para a sociedade, orientar e capacitar a equipe de saúde atuante em sala de vacinação. Considerações finais: na literatura analisada, evidenciou-se a eficiência da vacinação no controle e redução de doenças, sendo considerada uma das mais importantes medidas de prevenção e erradicação de patologias, porém, notou-se através dos estudos a necessidade de implementar ações de educação permanente na área da saúde, como forma de garantir que a administração da vacina seja realizada de maneira correta, como preconiza o Ministério da Saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A utilização da contenção em pacientes psiquiátricos
    (2023-12) SILVA, Mayara Rolim da
    Introdução: Em casos de crise em saúde mental onde os pacientes apresentam agressividade e agitação psicomotora são utilizadas formas de contenção com o propósito principal de assegurar a segurança do paciente e das pessoas ao seu redor. A contenção pode ser física, mecânica ou química e deve ser utilizada apenas como último recurso, quando estratégias como manejo verbal e acolhimento não se mostraram efetivas. Também, deve ser realizada com o devido cuidado e técnica, visando evitar maiores transtornos ao paciente, procurando sempre convidá-lo a compreender o que está acontecendo e a colaborar. Objetivo: analisar os cuidados do uso da contenção em pacientes psiquiátricos. Metodologia: a metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura realizada na primeira quinzena de novembro, com busca de artigos na Biblioteca Virtual em Saúde através dos descritores “higiene das mãos”, “terapia Intensiva” e “controle de Infecção”. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português e textos completos. Os critérios de exclusão foram: teses e dissertações; trabalhos repetidos e assuntos que não estavam diretamente associados ao objetivo do trabalho. Resultados: Foram localizados 61 artigos através da busca na BVS, dentre esse foi possível selecionar 08 que contribuíram para responder a pergunta norteadora. Discussão: A pesquisa evidenciou que a contenção é uma forma de proteger o paciente de questões como agitação psicomotora; heteroagressividade; autoagressividade; fugas e tentativas de suicídio. No entanto, deve ser utilizada quando as medidas não coercitivas, como diálogo e escuta, não forem suficientes.Conclusão: Desta forma, considera-se que o objetivo da pesquisa foi atingido pois foi possível, através da revisão de literatura, identificar analisar os cuidados do uso da contenção em pacientes psiquiátricos. Os cuidados em enfermagem não devem se restringir apenas às intervenções nos momentos de crise, mas serem executados desde a identificação dos primeiros sinais e sintomas, assegurando um cuidado humanizado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A atuação do enfermeiro na assistência à criança com transtorno do espectro autista
    (2023-12) SOUZA, Daniele Francisco de
    Introdução: Estima-se hoje que 1 a cada 160 cidadãos têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Tendo em vista a importância do diagnóstico ser realizado de forma precoce, foram levantadas questões quanto o papel do enfermeiro para a investigação criteriosa do desenvolvimento infantil, além de sua relevância para uma assistência eficaz ao indivíduo. Objetivos: Analisar a atuação da enfermagem para avaliar, diagnosticar e intervir no TEA, tendo foco no neurodesenvolvimento do infante; Reunir evidências quanto ao conhecimento científico atual perante o papel do enfermeiro e sua atuação na assistência à criança com TEA Metodologia: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scielo, BVS, CAPES e BDTD, com busca de artigos científicos lançados nos últimos 10 anos na área da enfermagem, através dos descritores “desenvolvimento infantil”, “diagnóstico de enfermagem” e “transtorno do espectro autista”. Resultados: Através da busca foram encontrados 247 artigos científicos. Após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos aqueles que não responderam à questão norteadora da pesquisa ou os critérios supracitados, restando 11 artigos como amostra final. Considerações finais: Ficou expresso com a leitura das pesquisas que a atuação do enfermeiro dá-se em um âmbito diversificado, podendo auxiliar o paciente desde o diagnóstico de TEA até uma realização qualificada de um tratamento a partir de intervenções ao cuidado utilizando de diversos materiais em teorias de enfermagem disponíveis em um âmbito atual.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência humanizada em unidade de terapia intensiva
    (2023-12) VARGAS, Karen Cardoso
    Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o setor do hospital onde se localiza os pacientes com maior complexidade de cuidado. O cuidado humanizado para esses pacientes se faz importante, pois neste ambiente onde o paciente fica monitorizado, com diversos fios ao seu redor, sem a companhia de seus familiares, o psicológico do paciente acaba fragilizado. Analisando a importância do cuidado humanizado em UTI, propõe-se a responder à pergunta de pesquisa: qual o impacto da assistência humanizada na UTI? Das metodologias utilizadas a revisão integrativa de literatura, possibilitando o entendimento mais amplo do tema estudado. Estudo esse, realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) seguindo um fluxo de procura chegando a 12 (doze) artigos finais. A leitura desses artigos possibilitou uma discussão dos resultados obtidos. Para pacientes, familiares e profissionais de saúde, o cuidado humanizado é de suma importância. A UTI demanda um ambiente que seja acolhedor, integrativo e motivador, por isso a importância desse cuidado mais empático ao paciente. Através desse artigo, respondeu-se à pergunta de pesquisa. Pela complexidade e importância do tema, se faz importante a pesquisa de novos estudos e discussões sobre o impacto da assistência humanizada em UTI.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da atuação do enfermeiro na prevenção de eventos adversos
    (2023-12) LOPES, Renata Regina
    Introdução: Os EAs são falhas que ocorrem em diversos momentos durante o processo assistencial ao paciente, pensando nisso foi definido como objetivo deste estudo analisar a efetividade da atuação do enfermeiro na prevenção de eventos adversos e para alcançar este objetivo foi definida uma pergunta de norteadora: de que maneira o enfermeiro pode agir na prevenção de eventos adversos? Metodologia: A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, os dados foram coletados na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) na segunda quinzena de setembro de 2023 onde, foram selecionados 10 artigos para compor este estudo. Resultados: as medidas preventivas para eventos adversos mais citadas nesta revisão foram: criação de uma cultura de segurança do paciente sólida, sensibilização dos profissionais para segurança do paciente e cultura de segurança, instrumentalização do cuidado, traçar estratégias eficientes para a prevenção de eventos tendo uma visão ampla dos processos, instituições com foco em melhoria contínua. Discussão: Ao longo da discussão foram trazidos pontos de fragilidades das equipes de profissionais assistenciais no que diz respeito à segurança dos pacientes, eventos adversos e notificação de eventos. Foram evidenciadas falhas na comunicação e no processo de medicação dos pacientes que contribuem para a ocorrência de incidentes. A partir da análise foi possível identificar uma série de medidas, ações e comportamentos que o enfermeiro pode aderir para prevenir EAs. Conclusão: Na literatura analisada foi evidenciada por muitas vezes, a falta de conhecimento dos profissionais sobre a relevância e o conceito do tema abordado existindo a necessidade da educação das equipes enfatizando medidas preventivas para eventos adversos e segurança do paciente.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Síndrome de Burnout na enfermagem
    (2023-12) CÉZAR, Sheyna Duarte
    A Síndrome de Burnout tem se destacado como um tema relevante e presente no cenário da saúde, principalmente entre os profissionais de enfermagem. A escolha desse tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surge da necessidade de compreender e abordar os desafios enfrentados pelos enfermeiros, considerando o impacto dessa síndrome não apenas em suas vidas pessoais, mas também na qualidade da assistência prestada aos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Balanço hídrico na prática clínica de enfermagem em unidade de terapia intensiva
    (2023-12) PORTO, Diego Gallo
    Introdução: O balanço hídrico (BH) representa o resultado dos líquidos infundidos e eliminados por todas as vias de um paciente, incluindo a estimativa de perdas por evaporação, qual seja, ele reflete as alterações de água totais do organismo. É o registro de medidas acuradas de líquidos administrados por via endovenosa e oral e líquidos excretados por via gastrointestinal e urinária, devendo ser calculada essa diferença. No caso dos pacientes em estado crítico em unidade de terapia intensiva o balanço hídrico orienta os caminhos do cuidado, identificando complicações que podem ser prevenidas ou minimizadas. Desta forma, a equipe de enfermagem neste ambiente tem muito o que fazer para promover uma assistência adequada e diminuir o sofrimento do paciente, facilitando seu tratamento. Objetivo: Discorrer sobre o balanço hídrico na prática clínica de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com busca de artigos científicos nas bases de dados da BVS, LILACS e SCIELO em língua portuguesa, através dos descritores “balanço hídrico" AND “enfermagem” AND “Unidade de Terapia Intensiva” publicados nos últimos 15 anos. Resultados: Através da busca foram encontrados 22 resultados. Após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos aqueles que não responderam à questão norteadora da pesquisa, restando 12 artigos como amostra final. Discussão: O balanço hídrico é um instrumento essencial para a qualidade da assistência à saúde do paciente crítico, sendo o registro uma das principais ações que a equipe de enfermagem é responsável. Considerações finais: Os estudos apontaram a necessidade de educação permanente, pois apesar de reconhecer a importância, muitas vezes ele não é realizado adequadamente
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro no infarto agudo do miocárdio
    (2023-06-22) Machado, Greyce de Sá
    Introdução: Às doenças cardiovasculares continuam sendo a primeira causa de morte no Brasil, sendo uma delas o infarto agudo do miocárdio. A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um espectro de manifestações clínicas e laboratoriais de isquemia miocárdica aguda, sendo classificada em três formas: Angina Instável (AI), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnível do segmento ST e IAM com supradesnível do segmento ST. Diante desse quadro o cuidado do enfermeiro é de suma importância, sendo no atendimento pré-hospitalar ou intra-hospitalar. Objetivo: Abordar a assistência prestada ao paciente no infarto agudo do miocárdio. Metodologia: A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, o que possibilitou um entendimento mais amplo no tema estudado. Resultados: Foram citados, nesta revisão, os seguintes assuntos: o retardo no atendimento ao paciente infartado é devido ao desconhecimento de sinais e sintomas, e o principal sintoma identificado foi a dor no peito, o primeiro atendimento por enfermeiros agiliza esse tipo de atendimento evidenciando que a triagem de Manchester é eficaz, dentre os cuidados assistenciais, foi encontrado o uso de alteplase que é de administração somente do enfermeiro, e que o banho de aspersão não traz danos a esse perfil de paciente, não foi encontrado registros de cuidados paliativos exclusivo aos mesmo. Considerações finais: A pesquisa foi respondida parcialmente, sugerindo novas pesquisas voltadas para assistência de enfermagem ao paciente acometido de IAM.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Covid-19: impactos psicossociais dos profissionais de enfermagem que atuaram na linha de frente
    (2023-06-22) Silveira, Kiane Voitichoska
    INTRODUÇÃO: Diante do avanço da Covid-19, os profissionais da enfermagem tiveram de lidar com cargas excessivas de trabalho, devida a emergencial alta na demanda hospitalar. A intensidade do contágio, os elevados índices de infeção, transmissão e óbitos geraram maior estresse entre enfermeiros, impactando no aumento de problemas mentais, entre os quais o estresse, a Síndrome de Burnout, a ansiedade e a depressão. OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar os fatores associados ao aumento da ansiedade e depressão em profissionais da enfermagem na linha de frente da Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada pelo procedimento metodológico da Revisão Integrativa da Literatura. Foi feita uma busca pela base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde BVS, selecionando 7 artigos para a análise. RESULTADOS: Dentre os 7 artigos selecionados para a análise 4 pesquisas foram realizadas por métodos de revisão, 2 estudos transversais e um estudo observacional. Todas as pesquisas tiveram por objetivo avaliar a prevalência e/ou fatores relacionados à apresentação de depressão e ansiedade em profissionais da linha de frente da enfermagem. DISCUSSÃO: Com a pesquisa ficou evidenciado que a pandemia da Covid-19 impôs maior demanda por atendimentos da enfermagem, expondo os profissionais da saúde ao contato direto com a doença e risco de contaminação. Para a enfermagem que atuou na linha de frente ao combate da Covid-19 houve maior prevalência de ansiedade e depressão. CONCLUSÃO: Os transtornos mentais identificados na enfermagem estão associados a sobrecarga do trabalho, exposição ao sofrimento, mortes recorrentes de paciente durante os cuidados, medo de se contaminar e contaminar familiares e amigos, gerando o isolamento afetivo e social que fragilizou a rede de apoio do profissional. Além do trabalho em condições insalubres, falta de insumos e equipamentos de proteção individuais (EPI’s) e desvalorização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenções de enfermagem na prevenção de quedas de idosos institucionalizados: uma revisão integrativa de literatura
    (2023-06) Santos, Gabrielly dos
    Introdução: As quedas de idosos tem sido cada vez mais frequentes na comunidade em geral, mas há uma relevância quando se trata de idosos institucionalizados. Segundo estudos até 35% dos idosos em geral, acima de 65 anos sofrem quedas por ano, enquanto os idosos institucionalizados tem um índice de 30 a 50% de quedas ao ano, tornando-se um problema de saúde que pode acometer fraturas, danos irreversíveis ou fatais entre outras questões de saúde tanto neurológicas, funcionais ou até mesmo psíquicas se não houver intervenções para redução desse percentual. Objetivo: Analisar quais intervenções de enfermagem possuem maior eficácia na prevenção de quedas de idosos institucionalizados. Metodologia: Utilizou-se da revisão integrativa de literatura, porque esse método abrange estudos de diferentes autores, proporcionando maior conhecimento, qualidade técnica e diversidade sobre o tema abordado. Resultados: A revisão integrativa permitiu que fossem observados os diversos fatores que contribuem para o aumento no percentual de risco de quedas de idosos institucionalizados. Sendo eles, a falta da estrutura correta do ambiente para o idoso, a necessidade de proporcionar conhecimento e capacitação adequada dos profissionais da enfermagem e equipe multiprofissional, e a importância da realização de atividades especializadas pelos profissionais da equipe multiprofissional, fisioterapeutas e educadores físicos para reabilitação da capacidade funcional do idoso institucionalizado. Considerações finais: Com a literatura utilizada é possível evidenciar que as medidas de intervenção citadas contribuem significativamente para redução de quedas de idosos institucionalizados e devem ser colocados em prática com ajuda da equipe, tanto pela enfermagem quanto a multiprofissional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro na construção do Projeto Terapêutico Singular e o cuidado centrado no paciente durante o tratamento de dependentes químicos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
    (2023-06-30) Souza, Emerson Dias de
    Introdução: A Dependência Química é definida pela 10a edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. Objetivo: Identificar qual o papel do enfermeiro na construção do projeto terapêutico singular e o cuidado centrado no paciente para o tratamento de dependentes químicos no CAPS. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, com 10 artigos selecionados entre o período de 2018 a 2023, idiomas em Português e Inglês. Resultados: Sugere-se a partir da análise e discussão da literatura a incorporação do cuidado centrado no paciente nos projetos singulares terapêuticos para o tratamento de dependentes químicos nos CAPS. Considerações Finais: O papel do enfermeiro na construção do projeto terapêutico singular e no cuidado centrado no paciente durante o tratamento de dependentes químicos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é a constante busca pela integralidade do cuidado, pela reflexão sensibilizada deste, da ciência de sua real responsabilidade como membro da equipe multiprofissional para a garantia da construção dos projetos singulares terapêuticos qualificados e que o cuidado centrado no paciente seja incorporado a sua prática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os desafios do enfermeiro atuante na atenção primária no contexto da gravidez na adolescência
    (2023-06-30) Martins, Carina de Almeida
    Introdução: A problematização da gravidez na adolescência e o seu cuidado, sendo esta multifatorial, permeada por preconceitos sociais e culturais, advém fatores desafiadores para a práxis do enfermeiro na Atenção Primária. Objetivo: Destacar o papel do enfermeiro na reflexão sensibilizada do cuidado, para o estabelecimento de vínculo e confiança, fundamentais para a humanização deste processo. Metodologia: Revisão integrativa da literatura desenvolvida com 11 artigos originais, publicados entre os anos de 2018 a 2023, com a temática gravidez na adolescência e assistência de enfermagem. Resultados: Construiu-se a partir deste estudo, que o conceito da reflexão sensibilizada do cuidado a adolescentes gestantes deve valorizar suas biografias, seus valores, seus medos e anseios; caracterizando a atuação do enfermeiro livre de preconceitos e prejulgamentos, estigmas, agressões ou discriminações. Considerações finais: Sugere-se que o papel do enfermeiro atuante na Atenção Primária à Saúde seja preconizar e garantir que o atendimento a gestantes adolescentes, um público tão fragilizado e vulnerável, seja mais acolhedor, atencioso, caloroso, harmonioso e humanizado do que sua atual práxis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Infecção primária da corrente sanguínea relacionada ao uso de cateter venoso central
    (2023-06-21) Freitas, Ingrid Martins de
    Diante da Infecção Primária da Corrente sanguínea relacionado ao Cateter Venoso Central (IPCS/CVC) e seu impacto para os pacientes e serviços de saúde, várias ações voltadas para a prevenção, reduzem as infecções se praticadas conforme as recomendações e diretrizes de órgãos oficiais. Com o objetivo de avaliar na literatura brasileira qual o conhecimento a respeito das medidas tomadas pela equipe de enfermagem intensivista para a prevenção de infecção primária da corrente sanguínea relacionada a cateter central (IPCS). Para isso utilizou-se uma revisão integrativa a qual tem a finalidade reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um determinado tema, de forma a apontar lacunas no conhecimento e a síntese de múltiplos estudos publicados. Realizou-se a busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) com artigos entre o período de janeiro de 2018 a janeiro de 2023 e temáticas sobre infecção da corrente sanguínea relacionada ao uso de cateter venoso central. Para se obter os resultados, foram selecionados e incluídos 4 artigos que citavam a infecção primária da corrente sanguínea relacionada ao uso de cateter venoso central. Diante a análise dos resultados e conclusões dos estudos selecionados, o tema com maior regularidade sugeriu um eixo para discussão: O conhecimento por parte da equipe de enfermagem e médica a respeito do bundle de prevenção de infecção primária da corrente sanguínea em UTI hospitalar. Com isso, é necessário que as instituições de saúde busquem constantemente qualificar seus colaboradores, implementar nos serviços protocolos assistenciais, e que contribuam com a educação continuada das equipes que prestam assistência, reduzindo os riscos de infecção nos pacientes e consequentemente os gastos públicos/privados. Faz-se necessário que os próprios profissionais busquem qualificação e atualização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência de enfermagem ao paciente pós infarto agudo do miocárdio
    (2023-07-03) Oliveira, Jacqueline Santos de
    Introdução: As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, sendo a responsável por uma porcentagem acentuada de todas as hospitalizações no país, sendo o infarto agudo do miocárdio a principal causa de óbitos em todo o mundo. Objetivo: analisar os cuidados de enfermagem ao paciente pós Infarto Agudo do Miocárdio. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A seleção das produções foi realizada por meio de uma busca na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), por ser uma base de dados exclusiva da área da saúde. Com o intuito de se aproximar ainda mais ao tema proposto, foram aplicados seguintes filtros: idioma em língua portuguesa, artigos na íntegra e publicados nos últimos 5 anos (de 2018 a 2022). Resultados: Na pesquisa foram encontrados 35 artigos, após a leitura e seleção dos estudos que respondiam à questão norteadora resultaram 11 artigos. A leitura na integra dos artigos selecionados permitiu apresentar os principais objetivos de cada estudo, no qual foi possível obter algumas informações para sintetizar os achados, sendo os fatores de risco e cuidados de enfermagem. Considerações finais: Em relação aos cuidados de enfermagem foi citado o controle de parametrização, os controles do ambiente, cuidados paliativos para paciente além do papel dos profissionais de enfermagem no desempenho desses cuidados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da capacitação da equipe de enfermagem em hemoterapia
    (2023-06-22) Marques, Francesco Souza
    Introdução: O sangue e seus derivados não costumam possuir substitutos industriais eficientes que possam ser usados em seu lugar, por isso a relevância da transfusão de sangue e hemocomponentes para as intervenções terapêuticas é assunto de extrema importância. No entanto, cada transfusão implica a possibilidade de ocorrência de uma reação adversa. O real conhecimento dos sinais e sintomas por parte do profissional da equipe de saúde responsável pela execução da hemotransfusão representa o fator mais importante para reconhecer e identificar uma reação transfusional. Objetivo: analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre reações transfusionais imediatas. Metodologia: a metodologia utilizada foi revisão integrativa de literatura que possibilitou entendimento amplo do tema estudado. Resultados: foram definidos 7 artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos, mostrando-se mais apropriados à elaboração deste trabalho. Considerações finais: evidenciou lacunas alarmantes em conhecimento sobre reações transfusionais imediatas pelos profissionais de enfermagem e destacou-se a clara necessidade desses profissionais receberem educação permanente à respeito do tema, além de treinamento em serviço para que tenham segurança em adotar a melhor conduta visando um atendimento com menos riscos ao paciente.