Serviço Social

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 20
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O papel do serviço social e as demandas de atendimento frente à maternidade vulnerável em um hospital público de Porto Alegre
    (2023-06-30) Araujo, Sílvia Lenira Corrêa de
    O presente trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado – “O papel do Serviço Social e as demandas de atendimento frente a maternidade vulnerável em um Hospital Público de Porto Alegre”. Este trabalho busca refletir sobre a perspectiva da maternidade vulnerável e o papel da mulher neste cenário de vulnerabilidade e maternagem. No momento da entrevista social, é possível perceber que o profissional do Serviço Social, necessita responder algumas demandas de forma imediata e pontual. Desta forma, como é possível responder as demandas das usuárias e as demandas institucionais? Através da entrevista social, poderá ser verificado quais medidas protetivas esta puérpera e sua família terão em relação aos cuidados deste RN, bem como a relação de convivência familiar e comunitária que haverá neste cenário. Será visualizado e documentado como será realizado o acolhimento deste RN, que muitas vezes ocorre em famílias envolvidas em um cenário de grande vulnerabilidade social. Será analisado os limites e as possibilidades do atendimento as demandas apresentadas no cotidiano profissional do Assistente Social nos atendimentos aos pacientes do SUS, bem como quais possibilidades e medidas efetivas poderão ser ofertado as demandas apresentadas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O assistente social inserido na política de saúde mental: a contribuição profissional em internações psiquiátricas
    (2023-06-12) Lumi, Katalyne Postal
    O presente artigo tem o objetivo de compreender o trabalho do assistente social inserido na política de saúde mental, com enfoque na contribuição profissional em internações psiquiátricas. O artigo contextualizará a respeito da história do Serviço Social na saúde mental, perpassando pelos antigos manicômios, abordando histórias manicomiais até discorrer sobre a Reforma Psiquiátrica, movimento que reformulou o olhar para o usuário de saúde mental. Movimento este que, também, se faz presente na luta da categoria dos assistentes sociais, conforme preconiza seu Código de Ética, direcionando o profissional a promover reflexões e rupturas com a conduta manicomial que ainda nos dias de hoje, se faz presente. Foi percebido a carência de referencial teórico a respeito do tema, o que leva a ser discorrido um breve relato de experiência. O artigo contará com método de revisão de literatura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gravidez na adolescência no Brasil: para além do que se vê
    (2023-06-23) Martins, Luísa dos Santos
    Objetivo Geral: evidenciar as políticas públicas para a gravidez na adolescência e compreender os fatores associados, de modo a possibilitar um olhar humanizado e de atenção integrada aos adolescentes. Objetivos Específicos: compreender a construção social da gravidez na adolescência e a realidade no Brasil, evidenciar a trajetória de políticas públicas para adolescentes no Brasil e relatar experiência em um Hospital público de Porto Alegre, caracterizando as adolescentes grávidas. Método: trata-se de uma revisão bibliográfica, buscando aproximação dos saberes, através da compreensão do processo de construção social dos adolescentes. Uma retratação da gravidez na adolescência no Brasil com base em dados e a reflexão sobre as políticas públicas voltadas para este grupo. Para além disso, busca-se também uma aproximação com a realidade, ao discorrer uma experiência de estágio em serviço social nos atendimentos a puérperas adolescentes, em um hospital público do município de Porto Alegre. Considerações finais: na temática da gravidez na adolescência, mostra–se ter um déficit de políticas que abrange os múltiplos fatores que estão associados a gravidez na adolescência, caracterizando ações fragmentadas, sendo fundamental o olhar humanizado e atenção integral nos atendimentos a este grupo social.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mulher negra, dificuldades e barreiras na inserção do mercado de trabalho
    (2023-06) Ferraz, Miriam Alecsandra Silvino
    A inserção das mulheres negras no mercado de trabalho é marcada por discriminação e precarização dos campos ao qual lhe são ofertados, neste caso o trabalho doméstico é classificado como sendo o principal. O objetivo deste trabalho é evidenciar que o racismo estrutural e de gênero está presente na sociedade brasileira prejudicando assim a inserção da mulher em campos que não estejam ligados ao emprego doméstico. Trata-se de um estudo de revisão de literatura qualitativa ao qual constatou-se de que devido as desigualdades sociais que perpetuam na vida da mulher negra desde os tempos da escravidão, a mesma é explorada e marcada pelo subemprego até os dias atuais. A educação é a principal forma de mudança de pensamento de uma sociedade, onde através dela é possível vencer as barreiras do preconceito e da discriminação. Mesmo diante de todas as barreira e dificuldades a mulher continua na busca por seu reconhecimento e um espaço no mercado de trabalho onde possa ser valorizada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    População negra e o mercado de trabalho
    (2023-06-30) Nunes, Laís Carreno
    O presente artigo de revisão pretende analisar e refletir sobre o processo histórico vivenciado por grande parte da população negra no Brasil, e evidenciar as consequências sofridas por eles no mercado de trabalho, pois até os dias atuais é possível notar a grande desigualdade decorrente do racismo estrutural. Desta forma, articula-se a reflexão acerca do racismo institucional, que está atrelado desde o tempo da escravização destas pessoas, e da colonização branca.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A LGBTfobia e a preparação dos profissionais de serviço social para lidar com a questão no Brasil nos últimos 30 anos
    (2023-06-23) Cima, Vivian Beatriz Machado
    O presente trabalho tem como foco explorar a existência da LGBTfobia e como é a formação dos profissionais de Serviço Social em relação à temática no Brasil nos últimos 30 anos. A ideia principal foi tentar compreender a extensão da preparação e do treinamento oferecido aos profissionais de Serviço Social em relação à LGBTfobia, se recebem formações e/ou referências a seguir sobre esta temática. A pesquisa utilizada para a realização deste trabalho compreendeu pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre a história e as lutas do movimento LGBTQIAPN+ nas últimas décadas, de artigos produzidos por outros assistentes sociais e da análise do Código de Ética do Assistente Social e atos do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Em conclusão, esta pesquisa evidencia o crescente interesse relativo à LGBTfobia no país, como o avanço das discussões sobre os direitos LGBTQIAPN+ nas últimas décadas resultou em conquistas significativas para essa parte da população e o quanto ainda há falta de teorias específicas na formação de assistentes sociais em comparação com o ritmo dos avanços da agenda LGBTQIAPN+ brasileira.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Violência doméstica contra mulher e seus mecanismos de defesa
    (2023-06-23) Finatto, Danúbia Cappellari
    O presente trabalho visa apresentar as diversas formas de violência contra a mulher, seus mecanismos de defesa e atuação do serviço social frente ao combate da violência. Ao analisar o conteúdo já publicado sobre violência doméstica e familiar, observamos que falta mais atuação dos Estados com ações de prevenção e repressão, para que os índicies de violência contra mulher diminuam cada vez mais. O assistente social tem papel importante nesta luta contra violência, pois é um mediador de direitos e trabalha diretamente com a vítima criando o vínculo com a mesma e articulando com a rede de proteção, para que esta mulher consiga romper o ciclo da violência. Este tema é pautado pela democracia, pluralidade e garantia de direitos, valores esses também pontuados pelo projeto ético político profissional. Para que o índicie da violência diminua são necessários que o Estado e sociedade civil trabalhem em conjunto para soluções capazes de garantir a vida e a segurança de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, como referância o ditado popular,“ em briga de marido e mulher, todos devem meter a colher”.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Acolhidas em grupo e o contexto pandêmico no CRAS: um relato de experiência
    (2023-06-23) Boeira, Guilherme Scopel
    A Pandemia da COVID-19 trouxe repercussões em diferentes áreas da sociedade, como no mundo do trabalho, no contexto da saúde pública e organização social. No setor público, observamos desafios e adaptações em diferentes serviços, entre eles, nos pertencentes à política de Assistência Social. Este artigo visa demonstrar os processos ocorridos e os resultados obtidos a partir da execução de um projeto de intervenção vinculado à disciplina de Estágio Curricular do curso de Serviço Social do Centro Universitário FADERGS, realizados em uma unidade da Proteção Social Básica localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2022. Isto ocorre em meio a uma conjuntura política desfavorável para classe trabalhadora e a pandemia. Busca-se relatar o processo de elaboração e execução de um projeto de intervenção no sentido de propiciar a retomada dos serviços de caráter coletivo como porta de entrada do CRAS, pretendendo novas formas de experimentação em um campo de estágio, agregando instrumentos para articulação de estratégias de trabalho com os usuários e famílias.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Pandemia da COVID-19 e as consequências para a saúde mental de adolescentes
    (2023-06-23) Baptista, Júlia Varoni
    Este artigo tem o objetivo de refletir a respeito do trabalho do assistente social na saúde mental, a pandemia do COVID-19 e seus impactos na saúde mental de adolescentes. O artigo abordará a respeito da atuação do serviço social na saúde mental, contextualizando sobre o tema no Brasil e suas mudanças e reformas ao longo da história, o artigo desenvolverá sobre a atuação do assistente social na saúde mental de adolescentes, e os impactos da pandemia do COVID-19. O trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Trabalho infantil e impacto na escolaridade da população do Rio Grande do Sul
    (2022-12-20) Fraga, Maria Consuelo da Silva
    Este artigo tem por objetivo apresentar os dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015 e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2016-19 (PNAD Contínua) sobre trabalho infantil e escolaridade dos trabalhadores na região selecionada, o estado do Rio Grande do Sul, bem como as condições do trabalho da população adulta. Busca-se ainda estabelecer uma relação entre o trabalho infantil e o significativo impacto na escolaridade dos indivíduos que realizaram atividade laborativa durante sua infância e/ou adolescência. Apresenta-se Políticas Públicas e Programas do governo para erradicação do trabalho infantil. O resultado alcançado foi a conclusão de que a educação e qualificação formal são fundamentais para a erradicação do trabalho infantil.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O papel das politicas publicas na inclusão social de pessoas com deficiencia
    (2022-12) Carvalho, Fernanda Martins de
    A intenção desse trabalho é convidar a quem tem desejo de refletir sobre as políticas públicas existentes, apontando como uma delas o Centro Referência de Assistência Social - CRAS, através de uma pesquisa bibliográfica, na qual tem a finalidade de contribuir como suporte teórico para a construção do conhecimento das políticas pública com relação à Assistência Social. Analisar, a partir das abordagens da literatura pertinentes e da compreensão da realidade observada ao longo da prática profissional, as possibilidades de acessibilidade e /ou as limitações da pessoa com deficiência (PcD) aos serviços propostos por cada uma. Em evidência, as políticas públicas existentes para os PcDs em sua maioria, atualmente, não são efetivas nem eficazes. As atividades propostas oportunizam a realização da tomada de decisões individuais, valorizando a autonomia intelectual que cada um tem de melhor, construindo coletivamente esse saber.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os desafios das mães solo na busca dos seus direitos na assistência social básica
    (2022-12-20) Nascimento, Fernanda Silva do
    O presente artigo tem como objetivo apresentar os desafios das mães solo na busca dos seus direitos sociais no ambiente da assistência social de básica complexidade, mais especificamente no ambiente do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), bem como relatar a experiência de um projeto de intervenção realizado com esse público para explanar seus direitos sociais.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Aspectos sociais relacionados à desospitalização de pessoas idosas com doenças terminais atendidas pelo serviço social em conjunto com a equipe multiprofissional de cuidados paliativos
    (2022-12-14) Oliveira, Sílvia da Silva de
    Este presente artigo tem como objetivo identificar os aspectos sociais relacionados à desospitalização de pessoas idosas diagnosticadas com doenças terminais atendidas pelo Serviço Social em conjunto com a equipe multidisciplinar de cuidados paliativos. Muitas são as questões sociais envolvidas que comprometem a alta hospitalar, o Serviço Social atuante na área da saúde e munido de suas competências teórico-metodológicas e ético-políticas identifica situações que necessitem intervenções, considerando determinantes sociais, econômicos e políticos que possam interferir na alta hospitalar do paciente.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Contribuição do Centro de Atenção Psicossocial na (re)inserção no mercado de trabalho pelo viés do serviço social
    (2022-12) Souza, Tauane Silva de
    Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura que tem como objetivo abordar o papel do Assistente Social nos Centros de atenção Psicossocial e a contribuição desse espaço para (re)inserção social no mercado de trabalho. O CAPS é um serviço de caráter aberto e comunitário, que oferece atendimento a toda pessoa com transtorno mental, devem ser substitutivos, e não complementares ao hospital psiquiátrico. O Assistente Social um dos profissionais que compõe a equipe do CAPS que, através das suas competências, contribui com as propostas do CAPS, atuando na defesa intransigente dos Direitos Humanos em consonância com os princípios do código de ética profissional.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O caso de racismo ao cantor Seu Jorge no Grêmio Naútico União (Porto Alegre): a carne mais barato do mercado é a carne negra...
    (2022-12-15) Bittencourt, Maria Carolina Ouriques de
    Nesse artigo, não buscamos um debate meramente acadêmico, mas sim de exercício de interpretação da realidade concreta, uma vez que vivenciamos um verdadeiro genocídio da população negra, em que casos de racismo ocupam as páginas dos jornais e grandes veículos de telecomunicações. Contudo, dado o tamanho da tarefa histórica, poucos se debruçam a repensar nossa cultura racista e acabam ou aderindo a teses sobre uma suposta democracia racial brasileira ou a famigerada negação fascista.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Efeitos da covid-19 nos CAPSAD: fragilidades no serviço
    (2022-06-30) Gonçalves, Hellen
    A pandemia impôs uma nova realidade em todo o mundo com impacto em todos os âmbitos da vida social. O presente artigo tem por objetivo conhecer os efeitos desse período nos Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas, dentro do território brasileiro. É preciso dar visibilidade aos usuários que sofrem transtornos decorrentes dessas substâncias, uma vez que o contexto sócio histórico ainda reflete na segregação entre usuário e sociedade. Os serviços de saúde mental precisaram se reinventar e se adaptar nesse cenário, criando novas estratégias para continuar atendendo uma demanda crescente, enquanto que as ofertas de serviço foram limitadas.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Violência contra as mulheres: os desafios nos serviços da rede de saúde
    (2022-06-20) Hermann, Cristiani
    A violência de gênero é uma violência estrutural e histórica, que se configura como uma das consequências da opressão sofrida pelas mulheres e deve ser tratada como questão de saúde pública e responsabilidade do Estado. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa que tem como objetivo analisar artigos para compreender quais os desafios para o acolhimento da mulher em situação de violência, o encaminhamento para garantir a proteção e a efetivação dos direitos da usuária. Os estudos analisados foram feitos em diferentes cidades brasileiras, e constatou-se que além das características de cada região, os desafios encontrados são basicamente os mesmos, caracterizando uma defasagem no enfrentamento da violência contra a mulher na saúde.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    PCDs em acolhimento institucional: O trabalho do Assistente Social no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários
    (2022-06-04) Enes, Eduarda Roos
    Manter vínculos familiares e comunitários fortalecidos dentro de um acolhimento institucional é uma meta desafiadora. A ruptura ou distanciamento do convívio familiar está necessariamente vinculada à violação de algum direito constitucional, seja do(a) acolhido(a) ou da pessoa responsável por seus cuidados. Delimitando a perspectiva para Pessoas com Deficiências severas – proposta do presente artigo –, a complexidade é aumentada, considerados os comprometimentos cognitivos e físicos que limitam as alternativas de realizar determinadas atividades, assim como a participação ativa do(a) acolhido(a) nas tomadas de decisão que o(a) competem. Objetivos: Evidenciar os desafios e oportunidades de intervenção do(a) Assistente Social no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de pessoas com paralisia cerebral e lesões neurológicas, em organização de acolhimento institucional de longa permanência do terceiro setor, no município de Porto Alegre. Método: Pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória de produções acadêmicas, pareceres técnicos, estatutos, normativas, legislações vigentes e diário de campo. Conclusão: As demandas do(a) Assistente Social trabalhador(a) dos serviços de acolhimento exigem dele(a) uma performance como agente de intervenção no resgate e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, enquanto fator essencial para a dignidade. Reconhecendo as limitações impostas em seu espaço sócio-ocupacional, deve apresentar estratégias para mediar a garantia de direitos dos(as) usuários(as) que atende.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A Violência Doméstica contra a Mulher: Construção Histórica no Brasil e as Redes de Assistência à Violência
    (2022-06-29) Andréa Machado Saldanha
    O presente projeto de trabalho aponta a importância histórica da violência doméstica contra a mulher, tendo como referência Maria da Penha Maia Fernandes, ilustra as leis que estão inseridas nesse fenômeno, as conquistas das mulheres, o ciclo da violência, bem como, as redes de assistência social atuam nesses casos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A atuação do assistente social no âmbito das penas alternativas
    (2022-06-03) Ribeiro, Fernanda
    O presente trabalho de conclusão de curso, aborda sobre a atuação do assistente social no âmbito das penas alternativas, aplicadas no espaço sociojurídico. Tem como foco de estudo os aspectos relacionados ao seu exercício profissional na prestação de serviços à comunidade e suas principais características. Abarca os principais conceitos que fundamentam a implementação das sanções restritivas de direitos, e apresenta uma contextualização acerca da estrutura punitiva capitalista, que permite apreender novos conhecimentos sobre os impactos sociais decorrentes deste sistema, sob a esfera penal. Também possibilita aprofundar o conhecimento sobre o que são as penas alternativas e sua historicidade, correlacionadas com o papel do assistente social, sendo estes objetivos deste estudo. O método de pesquisa utilizado, consiste na revisão de literatura, a qual possibilita obter uma análise ampliada sobre a temática proposta, como também a apropriação da prática do assistente social nas penas alternativas, as quais envolvem seus principais desafios e contradições, intrínsecos ao sistema capitalista.