Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Monografia Acesso aberto
    Finanças comportamentais: emoções e razões que cercam o mundo financeiro
    (2023-11) SILVA, Nathan Borowski da
    O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre emoção e razão, através da abordagem das finanças comportamentais e neurociência, pois todos nós experimentamos o desejo (emoção) e necessidade (razão) diariamente, portanto será apresentado como estes dois sentimentos interagem diariamente conosco usando atributos como neurotransmissores em nosso ambiente interno que é a mente, e os fatores externos que são sociais e industriais no que se referem a pessoas e empresas a todo momento estarem criando novas demandas para aderirmos, assim sendo impulsionando estes dois sentimentos a nos guiarem em nossas tomadas de decisões, principalmente, na área financeira.
  • Monografia Acesso embargado
    A contribuição do FGC para a confiança no Sistema Financeiro Nacional
    (2023-12) SEVERO, Calebe de Aguiar
    Neste trabalho será discutido a importância da existência de um sistema de seguro para depósitos bancários, abordando seu surgimento e seu estrutura de funcionamento atualmente no país. A ideia moderna de uma cobertura para depósitos surgiu nos Estados Unidos durante a Grande Depressão e foi adotada pelo Brasil em 1995. O propósito do fundo é estabelecer um limite de cobertura que proteja principalmente os investidores com menos recursos e impedir que a falência de uma instituição financeira afete todo o sistema. Enquanto nos EUA o responsável pelo seguro é o próprio governo, no Brasil é uma instituição privada que cumpre tal responsabilidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Cooperativismo de crédito no Rio Grande Sul: evolução das cooperativas de crédito
    (2023-06) Oliveira, Viviane Paulus de
    Neste trabalho será abordado a evolução das cooperativas de crédito no Estado do Rio Grande do Sul, uma análise do desenvolvimento do cooperativismo de crédito. Assim como o surgimento e a sua representação no Brasil, onde as cooperativas de crédito são parte de um sistema global. No mundo, há mais de 57 mil cooperativas de crédito em 103 países, atendendo a cerca de 210 milhões de associados. No Brasil, existem aproximadamente 1.100 cooperativas do setor, com mais de 7 milhões de associados. As cooperativas de crédito brasileiras desempenham um importante papel no desenvolvimento econômico e social da região onde está inserida, se apresentando como uma solução moderna para o enfrentamento das dificuldades do mundo atual.
  • Monografia Acesso embargado
    Economia criativa e seu dinamismo conceitual
    (2023-06) Souza, Thyely Mateus de
    Desde 1994, momento em que se conceituou pela primeira vez a indústria criativa, busca-se entender a relação entre economia e a criatividade. Sendo vista com uma “nova” economia, a economia criativa ganha espaço a nível global com conceitos dinâmicos e imprecisos. Com o objetivo de entender o conceito da economia criativa, busca-se descobrir suas principais definições através de referenciais bibliográficos, assim como entender as diferenças entre conceitos semelhantes e conhecer os principais setores envolvidos por essa economia. Dessa forma, esta pesquisa será feita baseada em metodologias de pesquisa exploratória com o intuito de fornecer informações e promover um maior entendimento sobre o tema abordado. Com a aplicação da análise qualitativa, baseada em pesquisas bibliográficas, será possível conhecer as principais definições de economia criativa e responder ao problema de pesquisa identificado nesta monografia.
  • Monografia Acesso aberto
    O conceito de pobreza da escola clássica à luz de Amartya Sen
    (2023-06-26) Alves, Luiz Ricardo Spritzer
    O presente trabalho visa estabelecer um referencial teórico acerca do processo histórico da pobreza levando em conta o pensamento da escola clássica – em especial David Ricardo e Thomas Malthus– à luz do pensamento de Amartya Sen. Assim sendo, se busca uma abordagem conceitual histórica do fenômeno e suas principais transformações, percorrendo um caminho sobre as principais preocupações dos economistas em questão acerca do tema. Por fim, dada a importância do estudo da pobreza para o desenvolvimento de políticas públicas que visem a redução da desigualdade e da concentração de renda, será analisado até que ponto a pobreza se relaciona com a privação de recursos e quais outros indicadores podem vir a compor sua aferição.
  • Monografia Acesso aberto
    Endividamento das famílias brasileiras com renda até dez salários mínimos no período de 2018 a 2021
    (2022-12) Brodt, Fabrício Nunes
    O presente trabalho busca analisar o comportamento do endividamento das famílias brasileiras, com renda até dez salários mínimos, no período de 2018 a 2021. Os efeitos da pandemia na opção por esses meios de endividamento são tema de observação na montagem dos modelos, onde foram considerados os principais tipos de dívidas, bem como o comprometimento das famílias com seus compromissos. Para isso, foi utilizada a coleta de dados quantitativos acerca das diferentes mensurações dos endividamentos das famílias e a revisão literária para os principais tipos de dívidas apresentadas seguido de uma explanação dos conceitos de família e algumas de suas definições. Os indicadores econômicos como desemprego, renda, massa salarial e produto interno bruto foram utilizados para análise e discussão dos resultados, que se seguiram com relações pontuais com os modelos de endividamento. As análises dos indicadores possuem diferentes comportamentos nos períodos pré e pós pandemia, permitindo traçar uma perspectiva dos modelos de endividamento das famílias e suas capacidades de adimplência.
  • Monografia Acesso fechado
    A institucionalização da tecnologia blockchain: uma análise libertária
    (2022-12) Rosa, Eduarda Zem da
    A Blockchain é uma tecnologia desenvolvida a partir da Bitcoin, que com o passar dos anos vem apresentado um gigantesco potencial de utilização e aplicação, nas mais diversas atividades e mercados da economia. Comumente apresentada como o futuro da internet, a Blockchain é uma tecnologia que possibilita que pessoas completamente desconhecidas transacionem entre si sem que seja necessária a validação de intermediadores. Suas propriedades e protocolos possuem a capacidade alterar os paradigmas do capitalismo de mercado e ainda modificar a forma com que nos relacionamos uns com os outros. Tais propriedades vem chamando a atenção de muitos estudiosos e entusiastas que enxergam na Blockchain a possibilidade de viabilizar modelos socioeconômicos mais liberais e até mesmo libertários. Nesse trabalho conheceremos mais sobre essa tecnologia inovadora e exploraremos a possibilidade de sua aplicação para viabilizar modelos de coordenação econômicas mais livres e de que forma a institucionalização dessa tecnologia pode afetar as nossas relações.
  • Monografia Acesso aberto
    A dinâmica socioeconômica comparativa entre Porto Alegre e Florianópolis
    (2022-06-29) Müller, Cristiano do Canto
    Estudos sobre comparativos populacionais e nível de emprego entre grandes capitais assumem uma importância fundamental quando essas economias buscam dimensionar uma melhor qualidade de vida e maiores ganhos econômicos para as cidades, consequentemente para a sua população. Cada região tem as suas especificidades, o clima, o solo, o espaço urbano e as suas potencialidades de crescimento. As diferenças regionais sempre foram foco de estudos científicos, buscar entender o que acontece em cada região é o ponto de partida para entender como estas regiões se desenvolvem economicamente. Sob o mesmo ponto de vista, o trabalho foi desenvolvido buscando estabelecer um nexo causal entre as grandes populações metropolitanas e como essa densidade populacional está inserida no ambiente econômico de maneira a gerar crescimento para a cidade analisada e acima de tudo, desenvolvimento socioeconômico. Partindo da seção quatro e cinco buscou-se diferenciar os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, estabelecer e demonstrar como as grandes cidades ganharam volume territorial, e assim atrair grandes massas populacionais ao longo do processo de desenvolvimento. Buscar entender como estas grandes massas populacionais se relacionam com as cidades ao seu redor e como esta população se desloca entre estes municípios. Geração de renda, massa salarial e fatores econômicos associados as políticas públicas se bem executados geram ganhos substanciais para a sua população, seja ele em qualidade de vida ou infraestrutura. A seção sete onde se encontra a evolução do emprego e renda foi dividida em dois subcapítulos, procurou-se demostrar os aspectos econômico que diferenciam as capitais citadas uma da outra, também entender como estas cidades se diferenciam em suas respectivas regiões. Por fim, a seção considerações finais expõe os resultados alcançados com a pesquisa.
  • Monografia Acesso aberto
    Impacto do ensino médio na educação financeira da população da região metropolitana de Porto Alegre
    (2022-06-28) Lucas, Pedro
    Este trabalho tem como objetivo geral estipular através de uma pesquisa de campo, aplicada por um questionário, qual o impacto das instituições de ensino médio na educação financeira da população do grande Porto Alegre. A pesquisa foi guiada por alguns objetivos específicos, primeiro descrever e alinhar o que são considerados conceitos fundamentais sobre economia para a população, depois de alinhados os conceitos básicos, implementar um questionário com perguntas que mostrem a situação educacional de cada indivíduo, e um teste para saber seu nível de conhecimento sobre os conceitos econômicos, e por último, após realizada a pesquisa, analisar, com os dados da pesquisa, quais situações impactam para que as pessoas tenham uma educação financeira melhor.