Farmácia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Controle de qualidade de comprimidos de Dipirona
    (2023-05-05) Céu, Larissa Larissa da Paixão; Silva, Christian Christian Davi Sales da; Alcântara, Amanda Amanda da Silva; Souza, Isaque Isaque Santos; Silva, Mike Mike Oliveira da
    RESUMO: A dipirona ou metamizol é um medicamento isento de prescrição (MIP), de baixo custo, com ação analgésica e antitérmica, encontrada na forma de ampolas, supositórios, gotas, xarope e comprimidos, características que a fazem ser um dos medicamentos mais consumidos no Brasil, apesar de ser proibida a sua comercialização em países como Estados Unidos. Em consideração ao alto consumo de Dipirona no Brasil, se faz necessário a aplicação de medidas que certifiquem o controle de qualidade do medicamento, para isso a Farmacopeia Brasileira estabelece requisitos mínimos de qualidade dos medicamentos, através da realização de testes para análise e garantia da qualidade. Este trabalho se trata de uma revisão de literatura de artigos produzidos com a finalidade de avaliar a qualidade de comprimidos de dipirona de 500mg consumidos no Brasil. Os artigos foram utilizados para confeccionar um quadro com os métodos de controle de qualidade realizados por cada um deles e compará-los com os preconizados pela Farmacopeia Brasileira. No resultado, foi observado que nenhum dos artigos selecionados analisou todos os parâmetros preconizados pela Farmacopeia Brasileira.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto do tratamento farmacológico na vida dos pacientes com fibrose cística
    (2023-04-29) Almeida, Ricardo o Sousa de; Silva, Isabella Andrade Louzada Barreto da; Bugalho Bisneto, Manoel Rodrigues; Pires, Ana Carla Lírio
    Levando em conta que os indivíduos com fibrose cística são submetidos a tratamento medicamentoso complexo, pesquisa-se sobre o impacto do tratamento farmacológico na vida dos pacientes com fibrose cística., com o intuito de promover o conhecimento a respeito das implicações do tratamento medicamentoso da mucoviscidose . Para tanto, é necessário conceituar a fibrose cística e as suas repercuções clínicas, relacionar o tratamento farmacológico da fibrose cística com a qualidade de vida do paciente e evidenciar a importância do farmacêutico clínico no suporte ao paciente fibrocístico. Realiza-se, então, uma pesquisa de revisão de literatura. Diante disso, verifica- se que apesar dos avanços notórios no tratamento que contribuíram para maior sobrevida, o tratamento, em certo aspecto, tem apresentado alguns ônus para os pacientes por estar se tornando ainda mais complexo e oneroso, juntamente com os avanços. Nesse contexto, o fator qualidade de vida passa a ganhar mais evidência tanto em meio a pacientes, quanto entre os profissionais de saúde. Nesse contexto a necessidade aperfeiçoar o tratamento diminuindo sua carga e impactos negativos, ganha espaço. Dessa forma é reforçada a importância de incluir o farmacêutico, de forma ativa, na equipe de tratamento desses pacientes, pelas diversas capacidades desse profissional à respeito da gestão do tratamento, fator crucial para sobrevida e qualidade de vida do paciente com fibrose cística.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Polifarmácia em Idosos: uma revisão
    (2023-05-31) Baqueiro, Karla Caroline Alves de Araújo
    Este estudo objetivou traçar o perfil das produções científicas nacionais abrangendo o tema polifarmácia em idosos e identificar os fatores e riscos associados à polifarmácia em idosos. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura, que buscou traçar o perfil das produções científicas nacionais abrangendo o tema polifarmácia em idosos. A estratégia de seleção dos artigos seguiu as seguintes etapas: busca nas bases de dados selecionadas (60); leitura dos títulos e resumos de todos os artigos encontrados e exclusão daqueles que não abordavam o assunto ou que se repetiam (21); leitura na íntegra dos artigos selecionados nas etapas anteriores. Após leitura criteriosa das publicações, 16 artigos não foram utilizados devido aos critérios de exclusão. Assim, totalizaram-se 23 artigos científicos para a revisão integrativa da literatura. A região do país onde mais foram encontrados artigos foi o Sudeste e a maioria foi do ano 2018. A definição de polifarmácia mais utilizada foi “5 ou mais medicamentos”. Acredita-se que as ações futuras relacionadas à polifarmácia devem envolver estratégias com a finalidade de evitar e prevenir a incidência de novos casos e não apenas abordar os indivíduos que já estão expostos à polifarmácia.