Design Gráfico

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A CRIAÇÃO COLABORATIVA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS POSSÍVEIS LINGUAGENS PARA O DESIGN GRÁFICO
    (2022-06-22) Ferreira, Robson José; Dias, Caio Alison de Jesus; Paprocki, Nathalie Fernandes; Stiepcich, Ian de Mello
    Este artigo irá expor, desde a fundamentação até sua execução, a proposta de um meio de criação colaborativa, remota e simultânea que visa explorar a relação das tecnologias digitais com o design gráfico. Será abordada a evolução da capacidade criativa que o fazer coletivo proporciona, ainda que dentro de certas limitações causadas pela adaptação do design aos computadores, criticadas por autores responsáveis pelo embasamento deste projeto de TCC. Trata-se, portanto, não de uma ideia de contraposição, mas de uma análise mais positiva da transição das técnicas manuais de criação para o meio digital, as adaptações envolvidas neste processo, seus pontos negativos e potencialidades.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    VOZERIA: Camadas sonoras urbanas e a estética do palimpsesto em projetos de design gráfico
    (2022-06-20) Menezes, Amanda; Santos, Bianca; Damasceno, Bruna; Trindade, Paula
    Este artigo possui a intenção de trazer uma visão sobre a relação entre a estética universal disseminada pelo modernismo e a reação a essa visualidade, no qual se tornou uma prática excludente, em que rebaixou diversas formas de criação. Pode-se observar uma mudança e a volta ao uso de muitos elementos e uma estética com mais ruídos, com o propósito principal de expandir novas possibilidades criativas. Por meio desta, tomamos conhecimento da estética do palimpsesto, uma vertente que propõe o uso de camadas e sobreposições, trazendo uma visualidade que busca sair do clássico modernista. Assim, o foco projetual se apega a como é possível realizar um projeto de design gráfico baseado nos conceitos visuais da estética do palimpsesto. Desta maneira, por meio deste artigo será possível detalhar e explicar como se dará a realização e utilização dos conceitos estudados e descritos aqui através de um projeto de design gráfico, que busca traduzir e incorporar esses conceitos para aplicá-los a um ambiente imersivo que se apropria do meio urbano em que vivemos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Solo: tipografia experimental na tradução de emoções
    (2022-06-22) Modesto da Silva, Gabriel; Cristina Fida Presente, Jade; Barbosa Nunes, Luisa; Vitória Santos Solidade, Maria
    No intuito de investigar as potencialidades expressivas e imagéticas da tipografia na prática do design gráfico pós-moderno, o projeto Solo tem como objetivo discutir o sentimento da solidão do homem contemporâneo, atrelada ao fenômeno da comunicação. Para isso, se tem como ponto de partida o texto “O que é comunicação?” de Vilém Flusser, no qual o autor desenvolve a teoria de que a comunicação humana é um processo artificial concebido para a humanidade fugir de seu estado intrínseco de solidão. Posto isso, o presente artigo busca compreender as implicações dessa teoria, relacionando-a com o contexto atual da solidão em sociedade, por meio da óptica de um projeto tipográfico experimental. Sendo assim, no que tange o design gráfico, Solo traz a perspectiva de que, ao se explorar a semântica e sintaxe tipográfica de maneira mais experimental, é possível enfatizar as emoções implicadas em uma mensagem de maneira ainda mais dinâmica e impactante para o leitor contemporâneo. Dessa forma, o projeto aqui apresentado, almeja traduzir tipograficamente o estado de solidão e seus sentimentos adjacentes, por meio de uma narrativa visual, que percorre do vazio da solidão até a solitude. Sem se comprometer a dar respostas prontas ou colocar pontos finais, Solo se desdobra como material de reflexão, um espaço para a subjetividade interpretativa, uma troca entre obra e leitor. Por fim, aqui encontram-se as bases teóricas do projeto, assim como com sua metodologia e justificativas de abordagem visual.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O design gráfico como agente sociopolítico de contestação e resistência em tempos incertos
    (2022-06-22) Barbosa, Gabriel; Valente, Gabriela; Molinari, Anna; Lacerda, Gabriel; Silva, Emilly
    O presente artigo visa, através dos estudos realizados na Universidade Anhembi Morumbi e das obras dos autores pesquisados, posteriormente referenciados, trazer a perspectiva e análise de como o exercício do design gráfico pode influenciar a contestação e a resistência atuando como um agente sociopolítico em tempos dúbios, como a situação precária, correspondida de diversos acontecimentos negativos envolvendo a gestão do país. Será debatido nele o poder de levantar questionamentos acerca de algumas injustiças sociais - separadas por edições, sendo a primeira edição voltada a falar sobre a fome crescente no Brasil - e as soluções que o uso do design gráfico pode trazer. Também a importância de seu papel social, juntamente com a colaboração de entidades voltadas para as causas sociais, a fim de se unificar informações trazendo maior eficácia na comunicação proposta. A linguagem ideal, comparação do impacto atrelado à eficiência entre a mídia online e impressa, metodologia, fundamentação teórica e objetivos específicos do projeto também serão abordados no presente artigo.
  • Monografia Acesso aberto
    CÓRTEX - Experiências sensoriais no meio urbano: investigação gráfica da cidade de São Paulo.
    (2022-06-20) Simões, André; Benine, Anna; Mello, Gabriela; Moura, Gabrielle; Oliveira, Greyce; Miranda, Kauan; Santos, Luiz
    O Design Gráfico coexiste com o meio urbano, influenciando na miscelânea de percepções que as pessoas têm sobre o local - tais indivíduos multiculturais contribuem ativamente para formação do ambiente, tornando-o um organismo vivo em constante transformação. A fim de explorar e esboçar graficamente a capital de São Paulo, a partir da vivência coletiva, a pesquisa investiga as experiências sensoriais e sinestésicas emergentes da interação humana com o meio e a criação de memórias afetivas. O Córtex surge como forma de conectar pessoas, sensações e a cidade. Com oficinas experimentais de criação de cartazes, intervenções urbanas e um aplicativo, encontram-se soluções de comunicação e interação com seu público, a fim de instigá-lo a perceber sua participação ativa na construção da identidade da cidade de São Paulo e produzir graficamente, com suas próprias interpretações. Propõe-se um projeto piloto, onde será testado e aprimorado conforme suas reproduções, e um convite a conhecer o entorno abrindo mão de estereótipos, a partir de uma percepção atenta para a vivência do que está ao redor.