Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    AgNO³
    (2023-12) Granja, Gabriel Serra; Alexandre, Julia Stoever
    "AgNO³" (Nitrato de Prata) é um fotolivro que explora detalhadamente a vibrante comunidade da fotografia analógica em São Paulo. Registrando espaços, lojas, laboratórios e os fotógrafos que impulsionam esse nicho, buscamos ilustrar o crescimento contínuo desse universo. Realizamos entrevistas para compreender a importância da fotografia analógica e as expectativas para seu futuro. Todas as fotos foram capturadas em câmeras analógicas 35mm e a diagramação foi cuidadosamente elaborada pelos próprios autores.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Direito à Moradia: A Luta do MTST por Habitabilidade e Dignidade
    (2023-12) MAGNANI, Pedro Santos; MOTTA, Beatriz Rodrigues; RODRIGUES, Letícia Bandeira
    Trabalho de Conclusão de Curso - Comunicação Social - Jornalismo. O documentário aborda a crise habitacional presente no Estado de São Paulo e a atuação do MTST como movimento social na busca por melhores condições de moradia, saúde e demais direitos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Automedição através das redes sociais
    (0023-12) ALMEIDA, Nicole Sousa; GETULIO, Debora Caraiba de Matos; BRANDÃO, Giovanna Marcela; PADILHA, Maria Eugênia Vaccari; DUARTE, Luise Goulart
    Percebemos que a infodemia contribui para confundir o que é mito e o que é verdade na área da saúde; Esse fenômeno se intensificou durante a pandemia da COVID-19 é muito atual, principalmente por conta das redes sociais; Além disso, a automedicação é um fenômeno muito presente na cultura Brasileira; Buscamos mostrar que o hábito da automedicação equivocada pode trazer inúmeros riscos à saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Raça em campo: o coração do futebol de várzea brasileiro
    (2023-12) SILVA, Ana Caroline Andrade da
    No cenário futebolístico brasileiro, percebeu-se uma lacuna de reconhecimento em relação às equipes de várzea, particularmente o time "Raça". Este estudo compreendeu a importância e o papel desse esquadrão no tecido esportivo e cultural nacional. Para tal intento, delinearam-se objetivos focados na trajetória e desafios enfrentados pelo "Raça", bem como sua influência socioeconômica nas comunidades e sua contribuição para a identidade cultural brasileira.
  • Vídeo Acesso aberto
    Conexão e desconexão: os desafios da vida on e off-line
    (2023-12) DANTAS & LELES, Isabella & Ralph
    O crescente uso de tecnologias digitais na sociedade contemporânea, especialmente entre os jovens, tem transformado a forma como nos relacionamos e comunicamos. O projeto propõe uma grande reportagem em vídeo para explorar os impactos dessa interação entre os mundos digital e analógico. Desmurget (2021) destaca preocupações com o tempo excessivo diante das telas e seus efeitos negativos na saúde e desenvolvimento intelectual. O projeto busca educar e sensibilizar a audiência sobre a importância de equilibrar as esferas digital e analógica para preservar o bem-estar mental. A reportagem utilizará elementos telejornalísticos e entrevistará uma variedade de especialistas, jovens, profissionais de saúde mental e indivíduos que optaram por desconectar conscientemente.