Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise e comparação de viabilidade técnica e econômica entre automóveis à combustão, híbrido e elétrico
    (2023-12) AGUIAR, Brandon; PRIMITZ, Bruno Duarte; MELO, Felipe Gonçalves Boaventura de; FRANÇA, Guilherme Cotinguiba de; LOPES, Guilherme Soares; SANCHES JUNIOR, Jahy Siqueira; PACHECO, Júlio César Rodrigues; BRITO, Lucas da Silva; SOUZA, Rodrigo dos Santos
    O artigo propõe-se a analisar o cenário do mercado automotivo de veículos e seu setor mais crescente nas últimas décadas: a eletro mobilidade. Com as discussões e preocupações com o meio ambiente em evidência, buscam-se meios de transporte cada vez menos poluentes, associados à viabilidade financeira de cada projeto e aplicação, tanto na sua produção, quanto no custo para o cliente final ao longo de toda a sua vida útil. Com isso, pretende-se estudar e formar uma linha de pensamento que facilite a tomada de decisão desse cliente e viabilize mediante às opções entre veículos à combustão, elétricos e híbridos no mercado, traçando critérios de avaliação técnica e de custo-benefício ao mesmo, tais como autonomia, valor de mercado na aquisição e custos médios para público consumidor.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Parametrização de equipamento transportador vinculado ao Excel
    (2023-12) MORAIS, Rodrigo Santos de; SOUZA, Celso Eduardo Reis
    A criação de um equipamento transportador parametrizado no SolidWorks é um processo fundamental na otimização de sistemas logísticos e de transporte em várias indústrias. Essa abordagem envolve a utilização do Microsoft Excel, uma ferramenta de planilha eletrônica, utilizada para controlar e atualizar as dimensões do projeto. A principal vantagem desse método é permitir que uma pessoa comum, sem conhecimentos técnicos no SolidWorks consiga ajustar e fazer modificações nas dimensões do equipamento, por meio de uma planilha no Excel, garantindo que todas as partes dependentes se atualizem automaticamente. A parametrização desempenha um papel fundamental neste projeto, pois permite que o modelo de esteira transportadora seja construído de maneira flexível e responsiva às mudanças nos parâmetros-chave, como comprimento, largura e altura. Quando uma dessas configurações é modificada, todos os componentes que deles dependem são atualizados automaticamente. Isso reduz significativamente o tempo e o esforço necessário para realizar alterações de projeto e garantir a consistência do modelo. Após a análise de cenários, ocorre a etapa de otimização, em que as configurações ideais são identificadas para maximizar a eficiência e minimizar os custos. Uma vez que o projeto é finalizado, ele pode ser implementado no local, seja através da compra de equipamentos, construção ou reconfiguração da infraestrutura existente. É crucial realizar um monitoramento contínuo para garantir que o sistema opere eficientemente e fazer ajustes conforme necessário. Sendo assim, a conclusão obtida é que a criação de equipamentos transportadores parametrizados no Excel oferece flexibilidade, eficiência e economia de custos, tornando-se uma ferramenta valiosa para aprimorar a gestão logística em ambientes industriais.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo de caso de bomba hidráulica alimentadora de sistema de combate a incêndio de galpões
    (2023-06-19) FRANCO, Matheus
    Este estudo de caso analisa a implementação de uma motobomba a diesel em um sistema de combate a incêndio, o objetivo principal e verificar se o dimensionamento foi realizado corretamente comparando os requisitos do sistema com a capacidade da bomba de pressurizar o sistema. Inicialmente apresentaremos uma introdução sobre o tema bombas hidráulicas para que possamos entender o funcionamento e qual a finalidade deste equipamento, também mostraremos os diferentes tipos de bombas hidráulicas e a diferença entre os equipamentos acionados por motores a diesel dos equipamentos acionados por motores elétricos. Também faremos a comparação entre a bomba estudada com outra bomba de pressurização, para nos certificar de que a escolha do equipamento aplicado para abastecer a rede de combate a incêndio foi correto, considerando as variáveis dimensionadas de pressão e vazão do sistema, a localização e confiabilidade do sistema. Por fim serão feitas as considerações finais considerando a análise dos dados recolhidos e comprovados pelo estudo da bomba a diesel e apresentaremos as referências bibliográficas utilizadas na realização deste artigo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estudo utilizando Efeito Peltier como módulo de resfriamento
    (2022-12-19) Assis, Vitor Consolaio de; Bueno, Felipe; Antonio, Guilherme e do Prado
    O presente estudo tem como principal objetivo investigar a aplicação do efeito Peltier em um módulo de transporte de resfriamento para área da saúde e aplica-la como melhoria de um sistema semelhante criado por Plovas. Foi realizado uma revisão de literatura sobre o tema para que possamos identificar sua efetividade de melhoria, incluindo textos acadêmicos, artigos científicos e livros didáticos. Este trabalho estuda um meio de criação de um módulo de transporte refrigerada para área da saúde. Será incluída neste trabalho ligação elétrica, lista de peças, programação e fluxograma de funcionamento e protótipo. O efeito Peltier, possui a finalidade de efetuar o resfriamento com baixo custo de energia a fim de atender as exigências ambientais sem emissão de gases. De acordo com a busca de dados de pesquisa, foi localizado diversos trabalhos relacionados ao tema, sendo que a sua aplicação pode ser inserida em diversos setores de uma empresa ou até mesmo equipamentos que resfriam a água. Após o estudo sobre, Foi iniciado com a ideia de estudo para aplicar na área da Saúde. Para este estudo será utilizado Isopor como isolante e como controlador o Arduino, com intuito de se obter o controle de temperatura automático, pois nos transportes de biológicos, vacinas e sangues, os mesmos usam gelo seco para o resfriamento e preservação da temperatura que não são controláveis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento de Prótese de Membro Superior por Manufatura Aditiva
    (2022-06-02) R. Souza, Bruno; R. Mingione, Gabriel; B. da Conceição, Guilherme; A. Rodrigues, Mayk; H. Bettoni, Pedro
    Em busca de melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam de uma maior acessibilidade e consciência de inclusão na sociedade, apresentando a teoria e a prática da fabricação por meio de manufatura aditiva de próteses para membros superiores, promovendo conforto e independência em atividades cotidianas, que atualmente não tem acesso a algum modelo de próteses. O intuito é apresentar para o mercado uma solução de produção com um custo mais acessível, uma vez que os produtos disponíveis no mercado são caros e muitas vezes o cidadão não tem o poder de compra. A partir do conceito de desenho universal serão adotados testes em software de simulação e em corpo de prova visando a questão estética e funcional. Para viabilizar esse projeto, utilizou - se as tecnologias mais acessíveis e fáceis de serem encontradas nacionalmente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de Técnicas e Materiais para Evitar a Marcação de Peças no Processo de Infusão em Compósitos
    (2022-06-24) Luis Felipe Berni Fernandes
    A infusão a vácuo é um método de laminação muito utilizado nas indústrias atualmente por possibilitar a produção de uma peça mais leve, resistente e em menos tempo de fabricação. A cura da resina durante o processo gera um pico exotérmico alto, causando deformações e marcações na peça, o que gera a necessidade de grandes retrabalhos. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de técnicas e materiais para mitigar ou eliminar o problema da marcação. Foi feito um experimento simulando as condições de uma infusão de um casco de uma embarcação em um corpo de prova aplicando essas técnicas e materiais estudados. O resultado esperado é que a combinação das técnicas e materiais mencionados elimine o problema de marcação das peças em uma linha de produção, eliminando a necessidade de retrabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da Morfologia de Nanofibras Através da Inteligência Artificial
    (2022-06-02) Oliveira, Tiago; Oliveira, Danilo; Menezes, Gabriel; da Silva, Mateus; Russo, Pedro
    Nanofibras poliméricas são filamentos utilizados em aplicações como filtragem de ar e água, catálise de reações, produção e armazenamento energético, como painéis solares e baterias. Em biomedicina podem ser utilizadas no auxílio da reconstrução de tecidos, aplicação de medicamentos através de curativos sob a derme e na indústria como filamentos de impressoras 3D. Porém, sua morfologia pode interferir nas aplicações, onde as imperfeições chamadas beads devem ser analisadas para evitar problemas de compatibilidade. Utilizando a Inteligência Artificial é possível identificar essas falhas morfológicas. Para isso, é feito o treinamento da inteligência artificial utilizando imagens obtidas através de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para criar um banco de dados de áreas da imagem onde se encontram as anomalias (beads). O algoritmo de detecção de objetos (YOLOv4) em linguagem python compara esse banco de imagens treinado com um segundo banco de imagens procurando partes semelhantes. Assim, cria-se uma relação entre a quantidade de anomalias encontradas (por material ou processo de fabricação), estabelecendo parâmetros para determinar aplicações ou processos de fabricação dependendo da usabilidade do material que será obtido a partir das nanofibras. Este trabalho tem por objetivo demonstrar o uso da Inteligência Artificial para a identificação dos erros morfológicos das nanofibras, quantificando as anomalias e procurando observar o que influencia na assertividade desta Inteligência. Obteve-se através do treinamento e testes realizados (feito em duas etapas) a acurácia de 62,61%, no primeiro teste que utilizou 141 imagens no treinamento e 62,79% no segundo teste que utilizou o total de 284 imagens no treinamento (incluindo 141 novas imagens as 141 do primeiro treinamento). Neste segundo teste (com 284 imagens), em 45,3% das imagens analisadas, os beads identificados pela IA correspondiam aos mesmos identificados de forma manual. Já em 71,79% das análises do segundo teste a IA conseguiu identificar ausência total ou a presença parcial de beads nas imagens. Quanto ao tempo total de predição (abertura da imagem, identificação e demonstração das falhas) houve uma redução significativa comparando os testes 1 e 2 de 9,233 segundos o que para o funcionamento da IA é um valor considerável uma vez que ela processa as imagens na casa de milissegundos.