Farmácia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise do protocolo VCD (bortezomibe, ciclofosfamida e dexametasona) no tratamento do mieloma múltiplo
    (2023-11) VIEIRA, Luana Aguiar; COSTA, Fernando Brumann da; BALOG JUNIOR, Johann
    O mieloma múltiplo (MM) é um câncer incurável que afeta as células plasmáticas e representa o segundo tipo mais comum de câncer sanguíneo. Fatores de risco, como exposição a substâncias como benzeno, pesticidas e radiação, têm sido associados ao desenvolvimento do MM. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde registrou 176.404 novos casos de MM em todo o mundo, com 117.077 mortes relacionadas à doença. No Brasil, foram diagnosticados cerca de 2.600 casos entre 2013 e 2019. O diagnóstico do MM é baseado na presença de imunoglobulinas monoclonais, células plasmáticas anormais na medula óssea e danos em órgãos-alvo. O tratamento do mieloma múltiplo é complexo e muitas vezes envolve uma combinação de abordagens, incluindo quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e, em certos casos, transplante de células-tronco hematopoiéticas. A terapia de indução com bortezomibe, ciclofosfamida e dexametasona (VCD) é frequentemente utilizada e tem demonstrado resultados rápidos e eficazes. Vale ressaltar que o VCD é disponibilizado de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). O bortezomibe, um inibidor de proteassoma, é um componente essencial do tratamento, mas foi incluído na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) apenas em 2021, diferente dos outros componentes que fazem parte da relação nacional de medicamentos essenciais (Rename) desde sua primeira edição em 2001. Essa revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar a complexidade e eficácia da terapia VCD no tratamento do MM disponibilizada pelo SUS. O tratamento do mieloma múltiplo é multifacetado, visando controlar a doença, aliviar sintomas, melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida dos pacientes, representando um desafio importante na área da oncologia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Eficácia do uso de fitoterápicos no tratamento do lúpus e outras doenças autoimunes
    (2023-10) SANTOS, Luana Marques dos; SANTOS, Sarah Rodrigues dos; SILVA, Suzani Bispo da
    Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a eficácia do uso de fitoterápicos no tratamento do lúpus e outras doenças autoimunes. O objetivo geral deste estudo é fornecer uma compreensão geral e atualizada sobre o uso de fitoterápicos no tratamento do lúpus e outras doenças autoimunes, analisando fontes confiáveis e avanços recentes na área, a fim de contribuir para o campo acadêmico e fornecer insights para futuras pesquisas. O tema encontra a sua justificativa tanto para atender às demandas da comunidade científica no sentido de promover o interesse para pesquisas mais aprofundadas relativas ao tema, quanto para a sociedade como um todo, uma vez que o assunto trata da saúde da população. Trata-se de uma revisão de literatura, onde foram consultados livros, artigos científicos, bem como trabalhos de conclusão de curso, considerando também literaturas estrangeiras, a partir de consultas a bases de dados eletrônicas como Scielo e Google Scholar, bem como acervo físico bibliotecário. O levantamento bibliográfico realizado mostrou que os fitoterápicos têm sido uma alternativa de tratamento promissora para pacientes com lúpus e outras doenças autoimunes, possuindo propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias. Além disso, a revisão apontou a necessidade de mais pesquisas para aprimorar o conhecimento atual e enriquecer a discussão sobre o uso de fitoterápicos para doenças autoimunes. As considerações finais destacam a importância da continuidade da pesquisa no assunto para aprimorar o conhecimento atual e promover avanços futuros na terapêutica de doenças autoimunes..
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Características gerais dos patches e suas aplicações na indústria farmacêutica
    (2023-11) MEDEIROS, Beatriz Peroni; OLIVEIRA, Milena Dlugosz Dias; SILVA, Sofia Marques da; HORA, Emily Soares da; ZANONI, Guilherme de Almeida; SANTOS, Jhennifer Soares
    Os adesivos transdérmicos são estruturas multilaminadas, flexíveis e medicamentosas que possuem propriedades bioadesivas, são formados, essencialmente, por um sistema de liberação de medicamentos e uma camada adesiva para fixação na pele, fornecendo uma absorção constante e prolongada. São exemplos de formulações tópicas sistêmicas que, devido as suas inovações em níveis promissoras, estão sendo cada vez mais estudadas na comunidade da indústria farmacêutica com o objetivo de obter inovação e novas tecnologias. Inovações essas que se baseiam na alteração dos sistemas de liberação transdérmicos possibilitando uma permeação de fármacos com variedades de propriedades físicoquímicas. Tendo em vista o crescente interesse, ainda que exista um pequeno grupo de medicamentos sendo comercializados no Brasil, o objetivo principal deste estudo foi realizar uma revisão literária, para maior esclarecimento, ponderando a estrutura e constituição geral dos patches, as promissoras inovações de liberação, o atual controle de qualidade, suas aplicações e suas vantagens e desvantagens. Foi identificado que os adesivos transdérmicos dispõem de notáveis favorecimentos aos pacientes nos resultados terapêuticos esperados, devido principalmente à dispensação do fígado na filtragem do fármaco no efeito de primeira passagem hepática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Revisão de literatura sobre hidrogéis na impressão de pele 3d: aplicações, desafios e tendências
    (2023-12) FUKUSHIMA, Hadassa; SILVA, Maria Julia Thomazini; SILVA, Maria Thamires da; SILVA, Nathalia Helenna Dias; TERUYA, Stefanie Rie
    O artigo a seguir apresenta como tema central o uso de hidrogéis na impressão de pele 3D como método alternativo a experimentação de produtos cosméticos em animais, onde será revisado todos os aspectos e conceitos relacionados à bioimpressão de pele em 3D, desde o conceito de pele, criação do modelo 3D, biomateriais utilizados e sua adequação, destacando o hidrogel, tipos de células e suas funções, tecnologias reais de bioimpressão, juntamente com os desafios e perspectivas futuras, satisfazendo necessidades clínicas e industriais. Objetivo: Analisar as aplicações, os desafios e as tendências do hidrogel na impressão de pele 3D dentro da indústria cosmética. Método: Este estudo é uma revisão da literatura, onde foi realizado o levantamento de dados de uma determinada área de conhecimento, objetivando analisar o uso do hidrogel na impressão de pele 3D, além dos seus desafios e tendências futuras. Conclusão: A bioimpressão 3D é uma tecnologia promissora que pode alcançar a produção rápida e confiável de substitutos biomiméticos da pele celular, satisfazendo as necessidades clínicas e industriais.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação do tempo de efervescência de comprimidos de vitamina c em amostras de água com diferentes durezas
    (2023-11) COSTA, Fernanda Michele Oliveira da; FONSECA, Fernanda Santos da; FREITAS, Paulo Mateus Rodrigues; LOBÃO, Yasmin Bitelli
    Este estudo teve como objetivo investigar o tempo de efervescência do comprimido de vitamina C (ácido ascórbico) em águas de diferentes durezas. Foram avaliadas três marcas com concentração de 1 grama de vitamina C em duas amostras de água de dureza de 71,4 ppm (moderadamente dura) e 232 ppm (muito dura). Duas hipóteses foram levantadas sobre os possíveis impactos que a dureza da água teria na efervescência dos comprimidos: a primeira relacionava o pH da água dura e sua influência na tensão superficial da água, e a segunda relacionava a possibilidade da reação dos íons presentes na água com as substâncias constituintes do comprimido. O método empregado para a determinação da dureza total foi o teste MQuant®, e as duas amostras de água apresentaram dureza de 71,4 e 232 ppm. Em seguida, os tempos de desintegração dos comprimidos foram obtidos e comparados através do método de Tukey. Não houve diferenças significativas entre as amostras analisadas. Este trabalho reforça que são necessárias pesquisas adicionais sobre a relação da dureza da água com a efervescência de comprimidos de vitamina C, o que ajuda a compreender como a relação da qualidade da água pode afetar a utilização de medicamentos efervescentes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efeitos colaterais da interação entre cafeína e álcool etílico em diversos sistemas do corpo humano
    (2022-11-20) Compagno, Cecília; Fonseca, Gabriely; Neves, Isadora; Oliveira, Nathália
    A cafeína e o álcool etílico são algumas das substâncias psicoativas mais utilizadas no mundo. São conhecidas por serem usadas em conjunto extensivamente. Algumas drogas alteram a forma como o etanol é metabolizado e podem aumentar ou diminuir os níveis sanguíneos. E o álcool, por outro lado, altera o metabolismo de várias drogas, afetando os níveis dessas substâncias no organismo, e pode reduzir a eficácia de algumas drogas e acentuar seus efeitos colaterais. A cafeína, por sua vez, é um estimulante, com seu principal alvo de ação no sistema adenosinérgico, com ação antagonista não seletiva de ISSN 1678-0817 Revista Científica de Alto Impacto. receptores de adenosina. Não é incomum o uso de álcool com bebidas cafeinadas. No entanto, pouco se sabe sobre o grau em que eles podem potencializar mutuamente o consumo um do outro e o resultado dessa exposição a longo prazo. Este artigo descreve a interação do álcool com a cafeína nos sistemas do organismo de modo geral, seus efeitos e riscos, alertando para uma utilização mais segura, eficaz e racional, destacando o papel do farmacêutico e dos profissionais de saúde na gestão das interações e na promoção da saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efluentes na indústria farmacêutica: aspectos regulatórios e principais métodos de tratamento
    (2022-10-19) Saviano, Camila; Daher, Maria Carolina
    Com o crescimento da indústria farmacêutica nos últimos anos, a geração de resíduos e efluentes provenientes do aumento do processo produtivo aumentaram significativamente, e estes podem causar sérios danos ao meio ambiente e à sociedade quando não tratados de forma correta. A destinação final dos resíduos e efluentes de origem farmacêutica é tema relevante para a saúde pública devido às diferentes propriedades farmacológicas dos medicamentos que, inevitavelmente se tornarão resíduos e efluentes, e que devem receber tratamentos específicos pois, por suas características, podem apresentar periculosidade à saúde humana e ao meio ambiente, requerendo cuidados especiais, principalmente quanto ao tratamento e destinação. Para isso, existem diretrizes legais que, apesar de algumas não serem muito específicas, servem como guias para que as empresas cumpram, sendo que seu não cumprimento é passível de penalidades, incluindo prisão dos responsáveis e multas. Além disso, hoje, a imagem das empresas também é muito relacionada ao cuidado com o meio ambiente e sociedade, sendo considerado investimento, não custo, todos os cuidados relativos à esses aspectos. E, para que os resíduos e efluentes industriais não tenham impactos negativos no meio ambiente, são aplicados tratamentos específicos para os diferentes tipos de resíduos e efluentes gerados por cada indústria, sendo que cada uma tem que se adequar às diretrizes legais que cabem ao seu processo. Os tratamentos de efluentes são divididos em físicos, químicos e biológicos, sendo que a combinação de dois ou mais é muito utilizada.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Herbal medicines and their actions on the immune system: a mini literature review
    (2022-11) Casati, Giovanna
    Herbal Medicine is proving itself to be a complementary and alternative type of treatment, other than conventional medication approaches. The use of plants, roots, seeds, and other various natural resources has proven their potentially high therapeutic values and expanding healthcare treatments in a way that benefits all, especially patients with a weak immune system who may suffer from health complications, in which standard approaches no longer perform any improvement in their diagnosis or those who suffers from side effects caused by conventional drugs. The present review is mainly focused on the use of Herbal Medicine for treating a disease or preventing our immune system from breaking down by using different herbs to stabilize and regulate our immunity. Several herbal drugs have been studied and tested, proving to enhance the efficiency of immunotherapies and inhibit illness progression due to their powerful pharmacological active ingredients, which can also be combined with one another, performing an even stronger boost to our immune system and possibly fight against a disease or symptom. Since ages ago, herbs were used for healing illnesses, being unknown all the extensive benefits a single plant can provide, but at the present time, medicinal plants not only play their role to heal, but also, to regulate and treat with barely no side effect, in comparison to other chemical compounds, improving lifestyle and being a trustworthy approach all over the world.