Produção Editorial

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso aberto
    Relacionamento abusivo e o livro como forma de conscientização.
    (2022-12-15) Santos, Bruna; Santos, Layla; Ferreira, Mariane
    Um relacionamento abusivo é marcado pelo controle excessivo de uma das partes em detrimento da outra dentro de uma relação, configurando uma dinâmica entre vítima e abusador; esse tipo de interação, que é alimentada e mantida por momentos de violência, seja ela de natureza física ou psicológica, causa inúmeros traumas e prejuízos às vítimas. O abuso pode ocorrer nas diversas relações que estabelecemos na vida — entre cônjuges (podendo acontecer tanto nas relações heterossexuais quanto nas homossexuais), amigos, família e/ou no ambiente de trabalho —, no entanto, para o presente trabalho, serão explanados aspectos de relacionamento abusivo entre casais heterossexuais (com o objetivo de abordar mais especificamente o machismo como fomentador das relações abusivas entre homens e mulheres e a desigualdade entre os gêneros). O objetivo desse relatório, portanto, é abordar o tema, explorando-o através de uma pesquisa acadêmica acerca de sua conceituação, dados e aspectos legais no país, bem como a importância dos livros para alerta, discussão e conscientização sobre a problemática. Além disso, considerando a importância dos livros e da literatura para a sociedade, este trabalho contém o planejamento estratégico para a produção e lançamento do livro Livres., da Editora Depósito — editora modelo das formandas de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi —, constituído por relatos de mulheres que experienciaram relacionamentos abusivos, bem como peças complementares para auxiliar na divulgação.
  • Monografia Acesso fechado
    A crônica literária como reflexo da atemporalidade do tempo e sua passagem cotidiana
    (2022-12) Silva, Gabriele Emidio da; França, Jacqueline Máximo de Souza e; Ribeiro, Letícia; Araujo, Marina Gonçalves; Ribeiro, Pâmella Silva
    O objetivo deste trabalho é explorar a atemporalidade do tempo e seus reflexos no cotidiano por meio do gênero literário crônica, contemplados em uma coletânea que formou o livro “Tempo & Vírgula”, constituído por componentes complementares e suas etapas de fundamentação, produção, financiamento, lançamento e divulgação. Para que isso fosse possível, exploramos o papel da crônica na história, seu consumo nos tempos modernos (considerando a influência da pandemia de Covid-19) e como o tempo se justifica como ponto de partida para a criação dos relatos nele contido. Para o desenvolvimento do livro apresentado foi realizada uma pesquisa temática que investigou a intenção de compra e consumo do texto pretendido, e também um edital literário para arrecadação dos textos que formam o corpo do projeto, por meio da colaboração de diversos autores.
  • Monografia Acesso aberto
    Literatura contemporânea brasileira: fanfictions
    (2022-12) Silva, Barbara Any da; Martins, Gabriela Gherardi; Espirito Santo, Leticia Grunevalt do; Buíssa, Mariana de Castro
    A literatura contemporânea, apesar de não possuir uma definição bem delimitada, possui características que englobam a atualidade, a cultura e diferentes escolas literárias de um país. Com este trabalho, busca-se analisar as fanfictions como gênero literário, entendendo sua história e seu potencial de crescimento, principalmente frente ao fenômeno do K-pop e das mídias digitais. A partir desse entendimento, da análise do mercado e de uma pesquisa própria realizada com o provável público da editora, discutimos as estratégias de financiamento, distribuição e comunicação do livro Can’t Forget: Um Amor Inesquecível (inicialmente uma fanfic) e suas peças complementares, a fim de serem atrativas para seu público de interesse.