Engenharia Ambiental e Sanitária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância dos corredores ecológicos para a conservação ambiental
    (2023-12) SOUZA, Adriana Maria Amelia; SILVA, Ana Beatriz Zambetti da; MARIANO, Matheus Moraes; CHAN, Mitzi Anastacio
    A atividade antrópica devasta o ecossistema natural promovendo a fragmentação florestal, o que gera diversos malefícios como o aumento do risco à erosão, desertificação e assoreamento de cursos d´água, perda da biodiversidade, aumento do efeito de borda e isolamento de espécies. O corredor ecológico é uma estratégia que une remanescentes e/ou unidades de conservação com o objetivo de diminuir esses efeitos da fragmentação, mitigando seus impactos. Para mostrar a importância deste instrumento, este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre os principais conceitos acerca deste tema, evidenciando seus tipos e características, além de explicar, a partir dos conceitos como biogeografia das ilhas, metapopulações e efeitos de borda o porquê a fragmentação é tão prejudicial ao meio ambiente. Os resultados relacionam os biomas e seus corredores, e fazem uma análise com Brasil como um todo, apresentando um panorama geral. Conclui-se que corredores de fato são eficazes e essenciais para a conservação do meio ambiente, fluxo genético, manutenção das espécies e que para funcionarem adequadamente é preciso uma boa articulação entre diversos setores públicos e da sociedade, além de uma legislação adequada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Pandemia da Covid-19 e o Crescimento do Consumo e Descarte de Eletroeletrônicos. Sinal de Alerta para o Meio Ambiente.
    (2022-12) Santos, Victor Henrique Ribeiro; Silva, Guilherme Estevão; Gutierre, Gabriela; Silva, Francine de Paula
    O presente estudo de caso tem como objetivo analisar os efeitos da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19, a qual teve como agravante o aumento do consumo de eletrônicos, cujas formas de descarte no meio ambiente são indevidas e, relacionar o novo cenário pandêmico com o avanço tecnológico de empresas e seus formatos de trabalho: híbrido e home-of ice. Para isso, foi aplicada a metodologia de catalogação, mapeamento e análise para coleta de dados referente aos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) em base da seguinte questão: “Qual o impacto na compra, utilização e descarte dos equipamentos eletroeletrônicos?”, considerando o risco à saúde e ao meio ambiente. Com a análise dos resultados, pudemos identificar que, possivelmente houve um aumento do consumo de eletroeletrônicos, mas também tiveram situações em que não foi preciso comprar e/ou trocar o equipamento, pois o indivíduo já o possuía, além do fato de constatarmos uma deficiência na população civil quando se trata de conscientização e educação ambiental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da Gestão Urbana e Ambiental de Atividades Potencialmente Poluidoras e Áreas Contaminadas no Município de São Paulo
    (2022-12-06) Benedeti, Alex; Callegari, Aline; Rodrigues, Mikaelle; Seraphim, Taís
    Este trabalho avaliou a evolução de áreas contaminadas no município de São Paulo – SP. Este problema é resultado da instalação de empreendimentos sem os devidos cuidados de escolha de local que acabam por prejudicar o meio físico e seus compartimentos ambientais. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar como as legislações vigentes consideram as características do meio para a permissão de instalação de atividades potencialmente poluidoras. Para tanto, fez-se uso de legislações municipais e federais, além da elaboração de banco de dados para confrontar as áreas contaminadas do município com o zoneamento em vigor. Conclui-se que as legislações não especificam características que inviabilizam a instalação destas atividades, deixando a critério do órgão ambiental, porém, houve redução significativa no surgimento dessas áreas após a implantação do Plano Diretor.