Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Problemas ocorridos em bombas hidráulicas submersas
    (2023-06-18) LIMA, Igor; BORGES, Joicy
    A bomba submersa é uma motobomba centrífuga que opera mediante o processo de imersão. A manutenção de bombas submersas é necessária durante toda vida útil do equipamento. Este artigo teve como objetivo analisar os impactos causados em bombas submersas no município de Mucugê-Ba, estudar seus principais defeitos e frisar a importância da manutenção preventiva e corretiva para prevenir e corrigir danos no equipamento. O presente trabalho foi feito com base no estudo de algumas bombas submersas, artigos científicos, teses e entrevistas com alguns técnicos da área. Analisamos cerca de seis bombas submersas, e na maioria delas identificamos alguns defeitos isolados e apenas uma delas apresentava inúmeros defeitos, fora o alto nível de corrosão. Diante todo estudo, concluímos que tendo um plano de manutenção, fazendo a instalação e o dimensionamento corretamente, pode-se garantir a durabilidade do equipamento, evitando prejuízos econômicos e a falta de distribuição de água.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Projeto básico de uma máquina router cnc de 3 eixos com otimização dos custos de fabricação
    (2023-06-26) Sampaio, Hanna; Ribeiro Neto, Jaime
    O presente trabalho apresenta o projeto de uma máquina Router CNC (Comando Numérico Computadorizado) de grande porte (aproximadamente 3000mm x 2000mm de área útil) e de baixo custo quando comparado a máquinas similares existentes no mercado, com ênfase na utilização para chapas inteiras de MDF. A estrutura da máquina possui um sistema mecânico que possibilita a movimentação da ferramenta em três eixos cartesianos (X, Y e Z) sobre a mesa de trabalho. A movimentação dos seus eixos se dá através de fusos de esferas que recebem os movimentos dos motores de passos controlados por servo drivers de acionamento conectados a placa controladora Mach3 que gerencia o controle (efetuando a conversão de comunicação entre interface gráfica e hardware eletrônico) e todas as suas ações são controladas e supervisionadas através do software. O projeto 3D foi desenvolvido no software SolidWorks.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento de um protótipo de seguidor solar
    (2023-06-16) Oliveira, Andrey; Jesus, Amanda
    A recente ampliação do uso de fontes renováveis para a geração de energia, como exemplo a fotovoltaica, fez com que tenha relevância à ação de aprofundar os estudos para a potencialização da sua eficácia. Neste cenário, o uso de um Seguidor Solar pode contribuir para a captação de um maior volume de incidência possível. Diante disso, a construção de um protótipo de Seguidor Solar controlado pela plataforma ESP32 junto ao algoritmo baseado nas equações da posição solar, favoreceu a programação e manuseio. Portanto, a proposta apresentada objetivou-se a ter um sistema compacto que possibilita ter confiança na captação da radiação a partir do rastreamento da posição do sol.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise para melhoramento de tempo na linha de produção de ventiladores
    (2023-06-17) Daniela, Chagas
    Esse presente trabalho pretende relatar informações sobre um estudo de tempos e movimentos em linhas de montagem de ventiladores de uma indústria de eletrodomésticos. Foi realizado um estudo de tempos e movimentos e identificou-se uma oportunidade de melhoria em suas metodologias de trabalho, os processos eram executados em áreas distintas, acarretando em aumento de movimentação de área para armazenagem e aumento no tempo necessário de produção. Visando resolver esses problemas desenvolveram-se novas maneiras de montagem que unia os métodos anteriores. Com a implementação desse novo processo pôde-se alcançar ganho expressivo no tempo de execução da montagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise qualitativa da eficiência de uma bomba centrífuga e outra de pistão e suas aplicações
    (2023-06-17) Souza, Mário; Machado, Rafael
    O uso de bombas centrífugas e de pistão é de grande importância para a sociedade, visto que pode ser empregado em ambientes diversos, a saber: indústrias e residências. Dessa forma, verificou-se que a aplicação de tais bombas (bomba centrífuga Meganorm e outra de pistão A10VSO) se dá por meio de suas especificidades, não prevalecendo, portanto a comparação de qualificação de qual é a melhor. Apesar de ser uma das mais antigas criações do homem, as bombas até os dias de hoje, tem seus mecanismos capazes de transformar energia mecânica em energia hidráulica, cada vez mais inovada. Muitos estudos foram feitos para elucidar a eficiência e a devida aplicação de cada bomba. Para a análise técnica foram analisados artigos e catálogos dos respectivos fabricantes de cada bomba. Assim, este trabalho teve como objetivo fazer uma análise qualitativa das eficiências das bombas a respeito das potências consumidas por elas, para transportar os fluidos de um ponto a outro a uma dada pressão, a uma rotação mínima de 1750 rpm, e máxima com rotação de 3500/3600 rpm. Obteve-se, assim um resultado positivo, uma vez que foram expostos seus rendimentos (91% para a bomba A10VSO e variando de 28% a 60% para a bomba Meganorm), a potência consumida pelas bombas para cada vazão requerida e por fim, as aplicações de cada bomba, e suas respectivas funções.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação exergética e energética mediante simulação de turbina operando na UTE Termopernambuco
    (2022-12-03) Nunes, Danillo
    Baseando-se na obra “AVALIAÇÃO EXERGÉTICA DE UMA CENTRAL TERMELÉTRICA EM CICLO COMBINADO DE 532 MW LOCALIZADA NO NORDESTE DO BRASIL”, do autor Tales de Melo Bezerra, é proposta a análise exergética e energética da turbina a gás empregada na Usina Termelétrica Termopernambuco, mediante a construção de um algoritmo no Engineering Equation Solver. Com o algoritmo em mãos é conduzida uma discussão, com base em simulações, a respeito dos impactos do percentual de ar teórico e da concentração de monóxido de carbono nos produtos da combustão, em alguns indicadores de desempenho e propriedades da turbina a gás em estudo. É pretendido avaliar os resultados obtidos e como o algoritmo pode contribuir para a tomada de decisões, frente aos resultados obtidos.