Cinema e Audiovisual

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso aberto
    Cabeça
    (2023-12) Mortari, Henrique
    Cabeça é um curta-metragem de ficção com duração aproximada de 20 minutos. Se enquadra nos gêneros de drama e fantasia e foi realizado pelos estudantes do sétimo semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (unidade Paulista) como trabalho de conclusão do curso para graduação e bacharelado. O filme conta a história de Cris que, recebe uma amiga de sua antiga escola em sua casa. Com o suporte de uma narrativa surrealista, o projeto trabalha com o ambiente delirante da cabeça da personagem principal, que mistura duas visões de um mesmo lugar de forma sutil, dando dúvidas ao espectador sobre o estado mental no qual ela se encontra. Misturando o real juntamente com o surreal, retratando a amizade e de fundo a invisibilidade dos problemas mentais de Cris. Nos apropriamos da linha do tempo e da forma que o tempo passa, colocando-o como fator de dúvida, não sabendo a linearidade exata dele, para formar essa composição. Contudo, apresenta-se o cotidiano de pessoas em estado psíquico instável e como elas vivem, colocando em pauta a reflexão sobre a invisibilidade de transtornos mentais.
  • Monografia Acesso aberto
    Pelos
    (2023-12) DIZERO, Stefany Ryba; PASSADOR, Thamiris Augusto; GERMANO, Isabele Maria Moura; FERNANDES, Emanoella Marques; ARAUJO, Alice Ribeiro Cavalcanti de; PATERNO, Andressa Almeida; BRITO, Fabiola Silva; VICCINI, Giovanna
    Este documento é um trabalho de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual, que detalha todo processo de fazer um curta-metragem, trazendo a justificativa das escolhas tomadas, assim como as referências que tivemos para tomá-las. O projeto audiovisual, apesar de ser classificado livre, é feito principalmente para o público jovem adulto feminino. Traz uma história de duas pré-adolescentes na escola, discutindo as temáticas dessa fase de transição, tais como expressão de gênero, compreensão sobre quem são e o que é esperado da mulher de um ponto de vista social.
  • Vídeo Acesso aberto
    Janelas De Joel
    (2023-12) TAVARES, Lolla
    O Alzheimer é uma doença lenta e fatal do cérebro que afeta uma em cada dez pessoas com mais de 65 anos. Ninguém está imune, nem mesmo o meu pai, que foi diagnosticado com a doença no começo de 2023. Pensando nisso, almejo realizar um projeto em formato de filme-carta, na tentativa de reviver lembranças da nossa relação de pai e filha, bem como explorar o meu olhar acerca da persona do meu pai. Em um compilado de registros da nossa vida, arquivos pessoais que encontrei ao longo da minha pesquisa e vídeos que serão gravados sob o olhar do universo da vida dele, junto a uma narração que descreve e traça essa relação, trabalhando assim uma estética vintage e rústica, mas também mesclando com imagens mais contemporâneas dos dias atuais. Na nossa sociedade temos ciência de algumas das dualidades que existem na vida, sejam elas o dia e a noite, o claro e o escuro, o amor e o ódio, o quente e o frio. E nas relações sociais e familiares essas dualidades também aparecem, sendo raro encontrar pessoas que não tenham ou tiveram algum tipo de problema familiar. Na minha experiência isso não é diferente e durante os meus 25 anos de vida minha relação com meu pai foi cercada de dualidades. Nesse sentido, pretendo adentrar nas problemáticas do relacionamento entre pai e filha e dar visibilidade a todas essas questões emocionais e psíquicas que muitas mulheres enfrentam e negligenciam ao longo da vida. Assim, o curta-metragem aqui proposto buscará resgatar, em formato de um filme-carta, memórias de um pai diagnosticado com Alzheimer ao mesmo tempo em que transita sob reflexões das dualidades que existem na relação pai e filha.