Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Vídeo Acesso aberto
    O consumo de roupas nos brechós e sua relação com o fast fashion
    (2023-12) BOZ, Felipe Yamauchi Tejera; CASTRO, Giulia Nascimento e; VALE, Isabella Aparecida Pereira do; KEHL, Maria Eduarda de Almeida
    O trabalho em formato de grande reportagem para televisão, tem como intuito mostrar a vertente dos brechós. Essas lojas que revendem produtos usados possuem muitas histórias por trás e ainda promovem um consumo mais consciente entre o público, se comparado com as lojas da moda fast fashion.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Risadas Necessárias: o papel do stand-up no questionamento de temas sociais
    (2023-12) RODRIGUES, Beatriz Duranzi; OLIVEIRA, Giovanna Macedo; MONETTA, Biagio Henrique; ALMEIDA, Leonardo
    Este projeto é uma reportagem multimídia sobre comédia, em específico, no formato stand-up. Abordamos o papel do humor além do entretenimento, buscando entendê-lo como um meio para levar assuntos relevantes da sociedade ao seu público. A reportagem está disponível no site que criamos, contendo recursos visuais como vídeos, gifs, fotos, áudios, além de texto, para informar sobre o tema de forma mais dinâmica e interessante para o leitor.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cicloativismo em SP: pedalando pela maior cidade da América Latina.
    (2023-12) NETO, Antônio Carlos Fossa; SANTOS, Gabrielle Cosendei de Paula
    O cicloativismo é um movimento que busca validar o uso da bicicleta como meio de transporte e pressionar as autoridades públicas a investirem em infraestrutura cicloviária. Porém, a cobertura midiática sobre o tema cicloativismo é escassa. Diante disso, o artigo tem como função analisar a cobertura da mídia sobre o movimento e discutir os possíveis impactos das informações transmitidas. Em São Paulo, a mobilidade urbana é bem ampla, os ativistas que fazem parte desta categoria possuem algumas necessidades que devem ser atendidas pelo poder público, como por exemplo na melhoria dos espaços frequentados pelos ciclistas, como sinalização, implementação de novas faixas e também melhorias nas políticas públicas para atender o grupo. A função do jornalismo é de alcançar outras massas, abrir diálogo, pautando a causa, ter a possibilidade de chegar em lugares que antes não havia chegado.
  • Vídeo Acesso aberto
    Orgulho Demarcado
    (2023-12) OLIVEIRA, Anna Carolina Garcia; LIMA, Giovane Felix de; RICARDO, Marcela dos Reis; MACEDO, Nicole Ramos; NOGUEIRA, Rebeca Nastari
    Baseado no projeto "Orgulho e Resistência: Como é ser LGBTQIPN+ dentro e fora de comunidades indígenas", o filme retrata diferentes vivências de pessoas que fazem parte das duas comunidades. Através de perspectivas de pessoas indígenas aldeadas e em contexto urbano, o documentário propõe um debate sobre gênero, sexualidade, raça e resistência.