Os esportes complementares no contexto escolar: a inserção do futevôlei nas escolas
Carregando...
Data
2021-07-15
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Neves, Carlos Ramon Conceição
Orientador
Guimarães, Larissa Oliveira
Coorientador
Resumo
Dentro da escola são trabalhadas diversas disciplinas, entre elas está a
Educação Física, que é a área do conhecimento humano ligada às práticas corporais
e que são designadas como conjuntos de atividades e exercícios físicos não
competitivos. O futevôlei é um esporte, que como todos os outros no contexto
escolar, é capaz de trabalhar com os alunos valores morais e éticos, além da
interação, socialização e promoção de saúde. Este estudo tem como objetivo
compreender o pensamento dos professores e alunos em relação a inserção do
futevôlei nas escolas. Além de refletir sobre a inserção dos esportes
complementares dentro da Educação Física escolar, externando a abordagem desse
conteúdo como ferramenta de grande relevância para a Educação Física escolar.
Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, utilizando os seguintes descritores:
futevôlei, os futebóis e esportes complementares na Educação Física escolar. Esta
busca foi realizada por meio de uma coleta de informações na literatura de artigos,
livros e dissertações. Foram encontrados 623 estudos com a temática do futevôlei,
77 para os futebóis e apenas um (1) para os esportes complementares na Educação
Física escolar. Conclui-se que os esportes complementares variantes do futebol,
com foco no futevôlei são ferramentas importantes e necessárias a serem
trabalhadas no âmbito escolar, pois estas fornecem benefícios que outras
modalidades não permitem os alunos vivenciarem.
Palavras-chave
Educação Física escolar, Esportes complementares, Futevôlei