Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Monografia Acesso aberto
    O visagismo aplicado à harmonização facial: uma revisão de literatura
    (2024-06) SILVA, Tâmara Marques da
    A estética tem crescido significativamente devido à demanda por procedimentos minimamente invasivos, com o visagismo se destacando como uma abordagem inovadora que conecta a identidade pessoal à aparência externa. Pesquisas destacam a importância do visagismo na harmonização facial, enfatizando a personalização dos procedimentos estéticos para otimizar resultados e promover a satisfação do paciente. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi orientar profissionais da saúde estética a oferecerem tratamentos mais personalizados e eficazes aos seus pacientes. A metodologia do estudo envolveu uma revisão da literatura científica sobre a aplicação do visagismo na harmonização facial para profissionais da saúde. Foram analisados artigos, pesquisas e estudos de caso, selecionados com base em critérios de elegibilidade a partir de bases de dados como Medline/Pubmed, PMC, Science Direct, BVS e SciElo, resultando em uma amostra final de 12 artigos relevantes publicados entre 2014 e 2024. Após critérios de inclusão e exclusão foi encontrado os seguintes resultados, 83% dos artigos afirmam a necessidade de análise prévia facial e 17% são inconclusivos. O visagismo, com raízes na Grécia antiga e modernizado por Philip Hallawell em 2003, utiliza uma análise detalhada das características faciais e perfis temperamentais para criar tratamentos estéticos personalizados que expressam a identidade e estilo de vida do paciente de maneira harmoniosa, destacando-se na harmonização facial ao proporcionar resultados naturais e individualizados. Conclui-se que o visagismo na harmonização facial oferece uma abordagem interdisciplinar que promove estética facial personalizada e equilibrada, impactando positivamente a qualidade de vida ao considerar a autoestima dos pacientes. Essa prática resulta em melhorias estéticas satisfatórias e bem-estar psicológico, enfatizando a importância da integração do visagismo nas práticas de saúde para oferecer tratamentos mais humanizados e eficazes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapias não farmacológicas no manejo da síndrome de fibromialgia (SFM): uma revisão da literatura
    (2024-06) NASCIMENTO, Taina Ariane do
    A Síndrome de Fibromialgia (SFM) é uma condição não inflamatória caracterizada por dor generalizada, sensibilidade ao toque e diversos outros sintomas, sendo mais prevalente em mulheres. As terapias não farmacológicas, tais como atividade física, terapia cognitivo-comportamental, hidroterapia, entre outras, têm demonstrado eficácia na diminuição dos sintomas da SFM. O objetivo desta revisão de literatura é fornecer uma compreensão abrangente das terapias não farmacológicas para o tratamento da SFM. O presente estudo consiste em uma revisão de literatura, na qual foram utilizados artigos publicados nas bases de dados da CAPES e SciELO, entre os anos de 2019 e 2024. Depois de aplicar os critérios de exclusão, permaneceram 13 artigos. A atividade física leve, melhorou a qualidade de vida em mulheres com FM, a dança terapêutica (DT) e o exercício físico (EF) ao longo de 3 meses reduziram os pontos dolorosos e os sintomas da SFM, o treinamento de força reduziu a intensidade da dor e melhorou o sono. A dança aeróbica em ambiente aquático melhorou a dor, a hidroterapia e pilates melhoraram consideravelmente a qualidade do sono e reduziram a dor. A hipnose com abordagem cognitivo-comportamental diminuiu os sintomas, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia psicodinâmica reduziram os sintomas psicológicos e a dor. A TCC focada na dor (TCC-P) aumentou a duração do sono, porém não houve melhora na qualidade, enquanto a TCC Combinada (TCC-C) melhorou a qualidade e a profundidade do sono. A técnica meditativa é eficaz no alívio dos sintomas da SFM, enfatizando a importância das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) no tratamento. As áreas ocupacionais afetadas pela SFM limitam na qualidade de vida e na capacidade de realizar tarefas cotidianas e profissionais. Traumas na infância influenciam o desenvolvimento e sintomas da SFM na fase adulta. Terapias não farmacológicas demonstraram eficácia no tratamento da SFM, proporcionando alívio nos sintomas e qualidade de vida dos fibromiálgicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da triagem neonatal na identificação das hemoglobinopatias mais frequentes no Brasil: uma revisão da literatura
    (2024-06) SANTOS, Carla Beatriz Souza dos; SILVA, Jossenias Albuquerque da; SANTOS, Julyeti Franciaze Santos dos; NASCIMENTO, Nathyeli Oliveira do
    As hemoglobinopatias são um grupo de patologias de origem genética que afetam diretamente a molécula hemoglobina, causando alterações estruturais e quantitativas das mesmas. Através da triagem neonatal, realizada mediante ao teste do pezinho, é possível investigar essas doenças visando diminuir a morbimortalidade, devido ao fato das hemoglobinopatias se tratarem de doenças que são geralmente silenciosas no início da vida, representando um alto risco no desenvolvimento do bebê e principalmente por causa da postergação da identificação e do tratamento adequado. Por tanto, esta pesquisa tem como finalidade verificar, por meio de uma revisão de literatura nos anos de 2014 a 2024, a importância da triagem neonatal na detecção precoce de hemoglobinopatias no Brasil. A revisão integrativa da literatura foi fundamentada apenas de artigos originais, tendo as buscas feitas nas bases de dados Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), PubMed, Science Direct, Scopus Info Site (SCOPUS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no diretório de revistas Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com os descritores anemia falciforme, hemoglobinopatias, talassemia e triagem neonatal, nas quais foram selecionados os artigos publicados entre os anos de 2014 a 2024. Foram encontrados 1.195 artigos e 11 foram escolhidos na amostra final sendo caracterizada pelos autores e título, ano e país de publicação, objetivo do estudo e seus principais resultados. Com base nas evidências, reiteramos a triagem neonatal como uma avaliação de alta importância devido à exposição da criança a uma vida sem cuidados e tratamentos médicos necessários, consequentemente acarretando sérios problemas à sua saúde. Além disso, concluiu-se que há uma necessidade de reflexão acerca da necessidade da atuação do profissional da área de saúde para melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores da doença.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Biomedicina estética: procedimentos minimamente invasivos para o rejuvenescimento facial
    (2024-06) BARBOSA, Estela Mares de França; SANTOS, Maria Eduarda Cordeiro Cesar; ALMEIDA, Yasmim Souza de
    Procedimentos minimamente invasivos voltados para o rejuvenescimento facial são bastante demandados na área da biomedicina estética. A face ao passo que representa um dos principais elementos da estética do indivíduo é passível do processo natural de envelhecimento que é acompanhado de aspectos que causam insatisfação e descontentamento. Dada a necessidade da divulgação de informações que sejam formuladas com o objetivo de ampliar a visão do profissional biomédico na área da biomedicina estética, esta pesquisa teve como objetivo geral discutir sobre os principais resultados alcançados, entre os anos de 2019 e 2023, com a utilização de procedimentos estéticos minimamente invasivos que podem ser usados pelo biomédico para o rejuvenescimento facial. Os procedimentos alvos da pesquisa foram toxina botulínica tipo A, ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno. O método usado para sua realização foi a revisão sistemática da literatura que incluiu artigos publicados como relatos de caso nos últimos 5 anos completos, de livre acesso, disponibilizados na Scientific Electronic Library Online, na Biblioteca Virtual em Saúde e no Google acadêmico. Na grande parte dos casos relatados os resultados alcançados pela utilização da toxina botulínica tipo A, ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno foram positivos, de modo que muitos autores deram ênfase a segurança e a eficácia dos procedimentos minimamente invasivos realizados em prol do rejuvenescimento facial dos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Caracterização epidemiológica da esquistossomose no estado de Pernambuco, Brasil: uma revisão da literatura.
    (2024-06) SANTANA, Victor Matheus Santos de
    A esquistossomose é uma doença causada por parasitas do gênero Schistosoma. Esses parasitas habitam a água doce e podem infectar as pessoas que estão em contato com a água contaminada. Inicialmente, não apresenta sintomas, mas, sem o devido tratamento, pode evoluir para uma forma clínica mais grave e culminar em óbito. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a epidemiologia da esquistossomose no estado de Pernambuco. Esta revisão de literatura apresenta estudos publicados entre 2014 e 2024 filtrados nas seguintes plataformas: Scielo, Pubmed, Lilacs e o Buscador. Foram identificadas 144 publicações, das quais 14 foram selecionadas e analisadas por possuir algum dos descritores utilizado para busca em seu título ou resumo. Entre 2018 e 2022, 831 pessoas foram diagnosticadas com a doença no estado de Pernambuco, sendo Recife a cidade com maior incidência. Os principais tópicos discutidos foram os perfis mais afetados pela doença, as áreas de risco de transmissão, as taxas de mortalidade e os métodos de prevenção e controle da doença. É preciso implementar programas de tratamento em massa, melhorar as condições sanitárias e educativas e fortalecer os sistemas de saúde locais para melhor atender e cuidar da população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso da toxina botulínica para pacientes com hiperidrose: uma revisão de literatura
    (2024-06) MOTA, Leticia Ester Silva da; ERIKSEN, Dulcirene Maria Galvão Matias; LIMA , Jade Ferreira de; SANTANA , Jiselly Geza Tenório
    A hiperidrose é uma condição médica caracterizada pela sudorese excessiva em áreas específicas do corpo, como axilas, mãos e pés, que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos afetados. Tanto a hiperidrose primária, que surge sem uma causa identificável, quanto a secundária, relacionada a condições médicas subjacentes, apresentam desafios significativos para os pacientes. O real objetivo para este estudo é promover a comprovação do uso da toxina botulínica tipo BTX-A como uma opção terapêutica eficaz para o tratamento da hiperidrose. Concluindo que o método realizado por Santos e Paiva (2017), Fujita e Hurtado (2018), Del Santo e Rover (2019) e Duarte et. al. (2021), é bastante eficaz para a diminuição da sudorese e melhora dos sintomas, aumentando assim a capacidade social e trazendo uma boa qualidade para as atividades diárias, uma opção menos invasiva que mostrou-se eficaz é o uso da toxina botulínica tipo BTX-A, que é aplicada por injeção local. A substância botulínica BTX-A, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, é uma toxina que atua inibindo a liberação de acetilcolina das membranas das junções nervosas, bloqueando as glândulas sudoríparas e este trabalho foi feito por meio de uma revisão de literatura englobando artigos científicos a partir de 2017 até 2021.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da incorporação do teste do ácido nucléico ( NAT) para detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no banco de sangue: revisão da literatura
    (2022-12-16) Silveira, Maria Eduarda; Dias, Bruna; Roseno, Maria Eduarda; Silva, Millena
    A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um grave problema de saúde pública em escala global. Ao longo de quase 40 anos, houve grandes avanços no diagnóstico dessa enfermidade. No presente estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre a importância do uso do teste do ácido nucleico (NAT) para detecção do HIV em bancos de sangue. A constante evolução dos conjuntos diagnósticos através de novas pesquisas e descobertas acarretou no desenvolvimento e aprimoramento de testes sorológicos para detecção de anticorpos formados pelo sistema imunológico após a infecção, seguidos de testes para identificação de antígenos, como o teste NAT, capazes de reduzir o período de janela imunológica, para o HIV, o decréscimo é de 50%, fazendo com que a janela imunológica seja de aproximadamente 10 dias. Portanto, com base nessas informações, selecionamos 25 referências, entre artigos originais, publicados a partir de 2012 até 2022 nas bases de dados SCIELO e PUBMED, no idioma português para a realização desta revisão de literatura, tendo como objetivo, ressaltar o quão importante foi a inclusão do teste do ácido nucleico (NAT) nos centros de banco de sangue. Concluímos que a utilização das técnicas aqui apresentadas e a utilização do teste do ácido nucleico permite a identificação muito mais rápida do agente infeccioso, facilitando e antecipando um possível diagnóstico da presença do HIV em bancos de sangue.
  • Monografia Acesso fechado
    Estratégias de tratamento do vitiligo frente aos avanços científicos: uma revisão de literatura
    (2022-12-14) Lima, Ana Renata Ferreira de; Freitas, Ana Carolina Apolinário de; Silva, Hortênsia Heloisa Barros da
    O vitiligo é doença decorrente de uma progressiva despigmentação cutânea causada por uma alteração autoimune resultante da disfunção ou da perda de melanócitos da epiderme, células responsáveis pela síntese da melanina, pigmento que dá cor à pele e protege da radiação solar. É um acometimento com grande valor social, que cursa com desfiguração estética, principalmente em áreas mais expostas como face e membros. Esse impacto estético abala a autoestima do paciente, que é em sua maioria adulto jovem, o que pode afetar a qualidade de vida e a saúde mental como um todo. Este trabalho possui como objetivo geral analisar a patogenia do vitiligo, demonstrando os seus principais aspectos de forma a evidenciar as formas de tratamento. O estudo caracterizou-se de revisão integrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório de artigos relacionados ao vitiligo em relação aos diferentes aspectos da doença. A pesquisa foi realizada através do levantamento detalhado nas bases de dados. A partir dos estudos selecionados, foi realizada uma montagem descritiva através de um quadro-resumo com critério de exclusão e inclusão dos artigos, foi feita uma abordagem dos resultados alcançados pelos pesquisadores. Os artigos levantados apontam que não está claro o que causa o vitiligo, no entanto, provavelmente está relacionado à genética, fatores ambientais e doenças autoimunes. Existem também teorias que apontam para uma conexão entre vitiligo e distúrbios autoimunes, as chances de cura mal definidas do vitiligo tornam o seu estudo um desafio, a doença existe desde a antiguidade e as causas multifatoriais dificultam a pesquisa. Além disso, existem múltiplas manifestações da doença, que podem resultar em pontos isolados ou mesmo em todo o corpo. Palavras-chave: Pele, vitiligo, doença, tratamento.
  • Monografia Acesso aberto
    O Impacto da Enzima Klebsiella pneumoniae-Carbapenemase (KPC) no Tratamento de Infecções por Enterobactérias
    (2022-12-20) Ferreira, Vitor Nóbrega Barbosa; Santana, Sulen De Lima
    A família Enterobacteriaceae é constituída por patógenos comuns aos seres humanos, sendo encontrados como colonizadores do trato gastrointestinal humano, mas que podem causar uma série de doenças. As infecções causadas por essas bactérias têm sido associadas a significativas taxas de morbidade e mortalidade, e as opções de tratamento são limitadas. A resistência antimicrobiana em bactérias de importância clínica constitui uma das ameaças mais iminentes à saúde pública, em especial à parcela de pacientes que são mais suscetíveis. Entre as bactérias que possuem importância epidemiológica que apresentam um aumento descontrolado em seu perfil de resistência, se destacam as enterobactérias que produzem carbapenemases mediadas pelo gene blaKPC. A enzima Klebsiella pneumoniae-carbapenemase (KPC) faz parte da classe A, que é a de maior variedade dentre as classes de carbapenemases e é responsável por causar a hidrólise de antibióticos carbapenêmicos, que são pertencentes ao grupo dos beta-lactâmicos. As bactérias produtoras da enzima KPC são responsáveis por infecções com alta taxa de mortalidade e morbidade, tornando poucas as opções para o tratamento disponíveis. O aumento de casos da enzima KPC representa risco para a economia, e isso faz com que seja necessário a criação de novos protocolos e a produção de novos antimicrobianos, para que se possa lidar com os custos do tratamento no futuro. Diante do exposto, o objetivo dessa revisão de literatura é proporcionar um maior conhecimento e entendimento sobre as consequências e desafios no tratamento de pessoas infectadas com espécies de bactérias produtoras da enzima KPC.
  • Monografia Acesso fechado
    Características e formas de tratamento das leucemias agudas: uma revisão de literatura
    (2022-12-15) Guedes, Maria Eduarda Santos; Carreiro, Maria Vitória Sobral
    A leucemia aguda é uma neoplasia maligna ocasionada pelo bloqueio da maturação e pela rápida proliferação de leucócitos imaturos, subdividindo-se em dois grupos: LMA e LLA, o segundo podendo ser LLA-B ou LLA-T, ambos apresentando, no geral, os mesmos sinais e sintomas, os quais destacam-se a fadiga, o surgimento de hematomas, a febre e hemorragia. Os fatores de risco estão associados a fatores genéticos e ambientais, hábitos de vida e alimentares. O diagnóstico é dado a partir do hemograma e do mielograma, o hemograma apresentando mais de 20% de blastos, sendo necessária a realização de exames de imunofenotipagem e testes citogenéticos para identificação do subtipo de leucemia aguda, além da escolha do tratamento mais adequado. Na citogenética da LMA, as mutações mais comuns são a t(8;21), a inv(16), a t(15;17) e no gene FLT3, a t(15;17) referindo-se a LPA, um subtipo raro com características e tratamento específicos. Já quanto a LLA, as mutações mais frequentes são t(12;21) e t(9;22). O tratamento mais comum é a quimioterapia, que possui de duas a três etapas e diz respeito à administração de medicamentos que têm como objetivo destruir ou impedir a proliferação de células malignas. Além da quimioterapia, são opções de tratamento a terapia alvo, o transplante de células-tronco e a terapia gênica de células CAR-T, a última se baseando na correção dos genes mutados e tendo como finalidade a destruição de células leucêmicas, indicada apenas para o tratamento de LLA-B. A presente revisão de literatura tem como objetivo abordar as características, classificações e possíveis formas de tratamento para ambos os tipos de leucemia aguda, a partir da seleção de artigos disponíveis em bancos de dados digitais. Através dos resultados e da discussão, foi possível ressaltar informações quanto às formas de tratamento abordadas durante o trabalho, como, por exemplo, a importância de se traçar um perfil molecular buscando obter uma terapia adequada. No decorrer da pesquisa, notou-se a falta de artigos e estudos de publicações recentes originalmente em português tanto sobre leucemia aguda quanto sobre terapia gênica, demonstrando-se necessário o desenvolvimento de trabalhos científicos com foco nesses assuntos, principalmente em português.