Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da incorporação do teste do ácido nucléico ( NAT) para detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no banco de sangue: revisão da literatura
    (2022-12-16) Silveira, Maria Eduarda; Dias, Bruna; Roseno, Maria Eduarda; Silva, Millena
    A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um grave problema de saúde pública em escala global. Ao longo de quase 40 anos, houve grandes avanços no diagnóstico dessa enfermidade. No presente estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre a importância do uso do teste do ácido nucleico (NAT) para detecção do HIV em bancos de sangue. A constante evolução dos conjuntos diagnósticos através de novas pesquisas e descobertas acarretou no desenvolvimento e aprimoramento de testes sorológicos para detecção de anticorpos formados pelo sistema imunológico após a infecção, seguidos de testes para identificação de antígenos, como o teste NAT, capazes de reduzir o período de janela imunológica, para o HIV, o decréscimo é de 50%, fazendo com que a janela imunológica seja de aproximadamente 10 dias. Portanto, com base nessas informações, selecionamos 25 referências, entre artigos originais, publicados a partir de 2012 até 2022 nas bases de dados SCIELO e PUBMED, no idioma português para a realização desta revisão de literatura, tendo como objetivo, ressaltar o quão importante foi a inclusão do teste do ácido nucleico (NAT) nos centros de banco de sangue. Concluímos que a utilização das técnicas aqui apresentadas e a utilização do teste do ácido nucleico permite a identificação muito mais rápida do agente infeccioso, facilitando e antecipando um possível diagnóstico da presença do HIV em bancos de sangue.
  • Monografia Acesso fechado
    Estratégias de tratamento do vitiligo frente aos avanços científicos: uma revisão de literatura
    (2022-12-14) Lima, Ana Renata Ferreira de; Freitas, Ana Carolina Apolinário de; Silva, Hortênsia Heloisa Barros da
    O vitiligo é doença decorrente de uma progressiva despigmentação cutânea causada por uma alteração autoimune resultante da disfunção ou da perda de melanócitos da epiderme, células responsáveis pela síntese da melanina, pigmento que dá cor à pele e protege da radiação solar. É um acometimento com grande valor social, que cursa com desfiguração estética, principalmente em áreas mais expostas como face e membros. Esse impacto estético abala a autoestima do paciente, que é em sua maioria adulto jovem, o que pode afetar a qualidade de vida e a saúde mental como um todo. Este trabalho possui como objetivo geral analisar a patogenia do vitiligo, demonstrando os seus principais aspectos de forma a evidenciar as formas de tratamento. O estudo caracterizou-se de revisão integrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório de artigos relacionados ao vitiligo em relação aos diferentes aspectos da doença. A pesquisa foi realizada através do levantamento detalhado nas bases de dados. A partir dos estudos selecionados, foi realizada uma montagem descritiva através de um quadro-resumo com critério de exclusão e inclusão dos artigos, foi feita uma abordagem dos resultados alcançados pelos pesquisadores. Os artigos levantados apontam que não está claro o que causa o vitiligo, no entanto, provavelmente está relacionado à genética, fatores ambientais e doenças autoimunes. Existem também teorias que apontam para uma conexão entre vitiligo e distúrbios autoimunes, as chances de cura mal definidas do vitiligo tornam o seu estudo um desafio, a doença existe desde a antiguidade e as causas multifatoriais dificultam a pesquisa. Além disso, existem múltiplas manifestações da doença, que podem resultar em pontos isolados ou mesmo em todo o corpo. Palavras-chave: Pele, vitiligo, doença, tratamento.
  • Monografia Acesso aberto
    O Impacto da Enzima Klebsiella pneumoniae-Carbapenemase (KPC) no Tratamento de Infecções por Enterobactérias
    (2022-12-20) Ferreira, Vitor Nóbrega Barbosa; Santana, Sulen De Lima
    A família Enterobacteriaceae é constituída por patógenos comuns aos seres humanos, sendo encontrados como colonizadores do trato gastrointestinal humano, mas que podem causar uma série de doenças. As infecções causadas por essas bactérias têm sido associadas a significativas taxas de morbidade e mortalidade, e as opções de tratamento são limitadas. A resistência antimicrobiana em bactérias de importância clínica constitui uma das ameaças mais iminentes à saúde pública, em especial à parcela de pacientes que são mais suscetíveis. Entre as bactérias que possuem importância epidemiológica que apresentam um aumento descontrolado em seu perfil de resistência, se destacam as enterobactérias que produzem carbapenemases mediadas pelo gene blaKPC. A enzima Klebsiella pneumoniae-carbapenemase (KPC) faz parte da classe A, que é a de maior variedade dentre as classes de carbapenemases e é responsável por causar a hidrólise de antibióticos carbapenêmicos, que são pertencentes ao grupo dos beta-lactâmicos. As bactérias produtoras da enzima KPC são responsáveis por infecções com alta taxa de mortalidade e morbidade, tornando poucas as opções para o tratamento disponíveis. O aumento de casos da enzima KPC representa risco para a economia, e isso faz com que seja necessário a criação de novos protocolos e a produção de novos antimicrobianos, para que se possa lidar com os custos do tratamento no futuro. Diante do exposto, o objetivo dessa revisão de literatura é proporcionar um maior conhecimento e entendimento sobre as consequências e desafios no tratamento de pessoas infectadas com espécies de bactérias produtoras da enzima KPC.
  • Monografia Acesso fechado
    Características e formas de tratamento das leucemias agudas: uma revisão de literatura
    (2022-12-15) Guedes, Maria Eduarda Santos; Carreiro, Maria Vitória Sobral
    A leucemia aguda é uma neoplasia maligna ocasionada pelo bloqueio da maturação e pela rápida proliferação de leucócitos imaturos, subdividindo-se em dois grupos: LMA e LLA, o segundo podendo ser LLA-B ou LLA-T, ambos apresentando, no geral, os mesmos sinais e sintomas, os quais destacam-se a fadiga, o surgimento de hematomas, a febre e hemorragia. Os fatores de risco estão associados a fatores genéticos e ambientais, hábitos de vida e alimentares. O diagnóstico é dado a partir do hemograma e do mielograma, o hemograma apresentando mais de 20% de blastos, sendo necessária a realização de exames de imunofenotipagem e testes citogenéticos para identificação do subtipo de leucemia aguda, além da escolha do tratamento mais adequado. Na citogenética da LMA, as mutações mais comuns são a t(8;21), a inv(16), a t(15;17) e no gene FLT3, a t(15;17) referindo-se a LPA, um subtipo raro com características e tratamento específicos. Já quanto a LLA, as mutações mais frequentes são t(12;21) e t(9;22). O tratamento mais comum é a quimioterapia, que possui de duas a três etapas e diz respeito à administração de medicamentos que têm como objetivo destruir ou impedir a proliferação de células malignas. Além da quimioterapia, são opções de tratamento a terapia alvo, o transplante de células-tronco e a terapia gênica de células CAR-T, a última se baseando na correção dos genes mutados e tendo como finalidade a destruição de células leucêmicas, indicada apenas para o tratamento de LLA-B. A presente revisão de literatura tem como objetivo abordar as características, classificações e possíveis formas de tratamento para ambos os tipos de leucemia aguda, a partir da seleção de artigos disponíveis em bancos de dados digitais. Através dos resultados e da discussão, foi possível ressaltar informações quanto às formas de tratamento abordadas durante o trabalho, como, por exemplo, a importância de se traçar um perfil molecular buscando obter uma terapia adequada. No decorrer da pesquisa, notou-se a falta de artigos e estudos de publicações recentes originalmente em português tanto sobre leucemia aguda quanto sobre terapia gênica, demonstrando-se necessário o desenvolvimento de trabalhos científicos com foco nesses assuntos, principalmente em português.