Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 16 de 16
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Indústria 4.0: O Uso da Modelagem 3D na Prototipação Industrial
    (2023-06-28) Gouveia, Filipe; Andrade, Túlio
    A 4ª revolução Industrial, mais conhecida como indústria 4.0 trouxe diversas vantagens para as empresas na área de tecnologia digitais, podemos usar como exemplo a prototipação com a utilização de ferramentas computacionais para modelagem de peças (sistemas CAD/ CAE), essas ferramentas fazem parte cada vez mais da realidade da maioria dos setores de desenvolvimento de produtos das empresas. Os sistemas CAD/ CAE 3D auxiliam aos engenheiros mecânicos ou analistas, na visualização, simulação e análise do comportamento do protótipo digital sob condições muito próximas das reais de temperatura e estresse estrutural( torção, flexão, cisalhamento, compressão), antes mesmo da construção do produto ou da peça final, permitindo que os fabricantes lancem produtos com maior rapidez e menor quantidade de protótipos físicos e ainda reduzindo consideravelmente os custos de produção, como o uso de insumos, energia elétrica, mão de obra, etc. Com o uso de tais ferramentas também é possível alterar/ atualizar produtos já criados anteriormente e assim dando origem a um novo produto, tudo isso em um curto período de tempo. Com essa otimização dos processos, a velocidade de produção e a conexão entre as máquinas, permite a integração de toda a cadeia de valor, tornando a empresa mais competitiva no mercado comercial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão da Qualidade Eficiente no Setor de Manutenção da Indústria “SININ”
    (2023-06-20) Fernandes, Caio; Cruz, Elvis; Silva, Marcelo
    A gestão da qualidade eficiente no setor de manutenção de uma indústria é fundamental para garantir o desempenho otimizado dos equipamentos, a redução de falhas e o aumento da produtividade. Para alcançar esse objetivo, é necessário implementar um sistema de gestão da qualidade bem estruturado, que inclua a definição de metas e indicadores de desempenho, a padronização dos processos de manutenção, a realização de inspeções regulares e a capacitação dos colaboradores. Além disso, é importante estabelecer um plano de manutenção preventiva, que envolva a identificação e correção de possíveis problemas antes que eles afetem a produção. Com o auxílio de tecnologias avançadas, a manutenção preditiva, também contribui para a eficiência da gestão da qualidade, permitindo a identificação de falhas iminentes e a programação de intervenções corretivas de forma mais precisa e econômica. Adotando uma abordagem proativa e sistemática na gestão da qualidade da manutenção, a indústria pode reduzir custos, minimizar o tempo de parada e aumentar a confiabilidade dos equipamentos, garantindo uma operação mais eficiente e competitiva no mercado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tecnologia contendo células de combustível a hidrogênio no toyota mirai
    (2023-06-19) Duarte, Diego; Ferreira, Ítalo
    Este artigo apresenta a importância de implementar as pesquisas voltadas para veículos movidos a base de energia limpa, utilizando a tecnologia de células de combustível a hidrogênio. Trazendo um novo conceito e uma nova abordagem para a transição energética em nosso mundo. Com base nessa premissa, tem como objetivo mostrar também que essa tecnologia pode entumecer os aspectos sustentáveis e ao mesmo tempo trazer inovação para os sistemas de produção. A redução de carros movidos a combustão como essencial meio de transporte não é mais uma questão de "se", mas de "quando". A Toyota reconhece que o desafio é árduo, e os vários caminhos das montadoras à eletrificação mostram que ninguém tem a veracidade de qual caminho é menos difícil. A citação do CEO do Toyota Research Institute, Gil Pratt, aparece quase como um lema entre os jornalistas do Brasil: “a solução perante a incerteza é a diversidade”.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão de projetos como proposta de ensino para profissionais do nível técnico.
    (2023-06-19) França, Italo Patrício Souza de
    Este artigo científico aborda a importância da gestão de projetos como proposta de ensino para profissionais técnicos. O objetivo principal é analisar como a implementação de uma abordagem estruturada de gestão de projetos pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o sucesso na carreira desses profissionais. Serão discutidos a importância da gestão de projetos, as definições de gestão projetos e as principais áreas de conhecimento. Também serão apresentados estudos de caso que ilustram o impacto positivo da gestão de projetos no desempenho e na eficiência de profissionais técnicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Motores a Combustão Interna Ciclo Diesel
    (2023-06-21) Santos, Danilo; Santos, Felipe; Farias Junior, Josivaldo
    Este trabalho a borda o funcionamento de um motor de combustão interna – ciclo Diesel, tendo como combustível de referência o biodiesel, abordando também o óleo diesel e gás natural veicular. Tal conhecimento destes se faz necessário para a compreensão e importância de combustíveis renováveis no mercado e as consequências dos altos níveis de poluição. O objetivo principal é termos o conhecimento do biodiesel e sua importância de estudo para nosso futuro. Este intento será conseguido a partir da revisão bibliográfica de artigos e livros que tratam deste assunto. A pesquisa esclareceu de forma clara e objetiva sobre o funcionamento do motor ciclo Diesel bicombustível e seus impactos para o meio ambiente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    gestão da qualidade na indústria 4.0
    (2023-06-21) Carvalho, José; Silva, Alan; Andrade, Mateus
    Este estudo tem como objetivo geral observar que relações são percebidas no âmbito da indústria 4.0, quando observados os princípios e fundamentos da gestão da qualidade. Foram delimitados enquanto objetivos específicos: abordar a evolução da Indústria 4.0 (I4.0), verificar os benefícios obtidos com a certificação ISO 9001; destacar como a gestão da qualidade está inserida na indústria 4.0, em seus processos produtivos. Dentre as percepções identificadas nos processos, destaca-se a redução dos custos de produção e do desperdício. A revisão da leitura utilizada teve como metodologia a integrativa, que adotou como estratégia de busca, a verificação de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas Scielo, Capes e Google acadêmico. Conclui-se que a filosofia de gerenciamento de qualidade da Indústria 4.0 trata-se de estar preparando as organizações para o futuro, ao equipá-las com ferramentas avançadas, conectadas e específicas que podem ajudá-las na melhoria dos processos conduzidos, imbuídos de gestão da qualidade, com mais eficiência e maior visibilidade, a fim de atingir suas metas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Bicicleta de alumínio versus fibra de carbono: estudo comparativo
    (2023-06-20) Heráclio Filho, João
    Este trabalho aborda as características estruturais e propriedades mecânicas do alumínio e do aço e compara seu desempenho na construção de bicicletas de competição de ciclismo de estrada. Para isso, realizou-se um estudo comparativo entre uma bicicleta constituída de fibra de carbono e uma bicicleta constituída de alumínio, objetivando demonstrar a vantagem da fibra de carbono sobre alumínio, tanto em relação a densidade, resistência e outras propriedades, como em relação à performance e desempenho do atleta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estruturas metálicas constituídas por treliças
    (2023-06-20) Silva, Vanderlucio; Silva, Marcos
    A finalidade de uma estrutura constituída por treliças é suportar esforços normais, como uma força peso por exemplo, que irão atuar na mesma. A geometria desse tipo de estrutura permite uma dissipação e decomposição dessa força em foças menores de tração e compressão que atuarão nas barras que podem ser cilíndricas, redondas, chatas, cantoneiras, etc. Essas forças serão distribuídas através dos nós. Por tanto se mostra uma alternativa altamente vantajosa seja no aspecto financeiro quanto temporais para utilização na Construção civil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de óleos lubrificantes em oficinas mecânicas automotivas
    (2023-06-20) Nascimento, Caio Ximendes do; Bezerra, Lucas Vinícius Aoki
    O presente trabalho busca conscientizar sobre a preservação do meio ambiente através da divulgação do conhecimento de forma sucinta, para que a comunidade, civil e acadêmica estejam cientes sobre os impactos causados pelo indevido descarte de óleo lubrificante. Foi realizada uma revisão bibliográfica que aborda esse tema no Brasil entre os anos de 2017 e 2021. Neste estudo, houve uma abordagem geral sobre o tema, foi analisado se o problema está sendo solucionado e quais seriam as melhores medidas a serem tomadas pelos órgãos governamentais e a sociedade para que este problema venha a ser solucionado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo da Aplicação da Metodologia Hazop, Aliada a Gestão de Riscos, em Empresas de Pequeno e Médio Porte, na Indústria de Metal Mecânica.
    (2023-06-15) Cruz de Lima, Valdiane
    Artigo desenvolvido com o objetivo de estudar a aplicação da metodologia hazop, aliada à gestão de riscos, em empresas de pequeno emédio porte, na in dústria de metal mecânica. A metodologia hazop é eficiente na análise e detecção de desvios das condições normais e quanto aos riscos ambientais e de operabilidade, que podem impactar nas atividades operacionais de desenvolvimento de projetos. O hazop é de extrema importância quando aplicada de forma coerente à sua metodologia, podendo gerar uma série de vantagens para a organização além de segurança e confiabilidade ao processo, garantindo seu controle do início ao fim. Em consonância com a gestão de riscos aumenta as chances de identificar previamente os cenários de falha e é coadjuvante no preparo de planos preventivos eficazes. Influenciando diretamente na qualidade do produto, na adequação de processo e na redução de custos, os desvios nos quais o processo poderá estar suscetível serão mapeados, identificados e com sugestões de ações recomendadas. Através de revisão bibliográfica e pesquisa documental serão destacados os conceitos e benefícios da aliança entre a metodologia hazop e a gestão de riscos, quanto à aplicação prévia ainda em fase de planejamento do projeto, para assim identificar os riscos e seus possíveis desvios, causas necessárias, consequências, ocorrência e como promover análise indicando possíveis soluções que podem ser contempladas no projeto e/ ou podem sinalizar a necessidade de algum tipo de ação de melhoria e/ ou novo projeto para assim mitigar ou eliminar a causa do desvio identificado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Segurança no transporte vertical – elevadores de passageiros
    (2022-06-10) Silva, Julius; Pessoa, Adelson; Filho, Renato
    O artigo aborda o tema sobre segurança empregada no transporte vertical de passageiros em conformidade com as normas vigentes
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação da metodologia lean manufacturing à gestão da manutenção
    (2022-07-08) Santana, André
    Atender a necessidade central do cliente lhe proporcionando satisfação com um víeis em combater cada vez mais os desperdícios gerados nos processos produtivos e de manutenção, tem sido o objetivo de várias empresas no cenário atual no mundo. Baseado no modelo no modelo conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP) que promoveu a produção em escala de carros com qualidade, através da qualificação da mão de obra, redução de estoques, custos, desperdícios, falhas, a manufatura enxuta ou Lean Manufacturing utiliza se dos processos produtivos e de manutenção, a fim de promover a melhoria contínua. O presente trabalho tem como objetivo principal responder a pergunta: “podemos aplicar a metodologia Lean Manufacturing à gestão da manutenção?”. Trazendo, através de revisões bibliográfica, conceitos, metodologias, filosofias e ferramentas utilizadas na gestão da manutenção baseadas nos princípios do Lean Manufacturing.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da manutenção para uma linha de envase de cerveja
    (2022-06-25) Da Silva, Marcelo Henrique
    A manutenção passou por várias mudanças ao longo dos anos, e teve o seu surgimento com a primeira revolução industrial, e nesse período houve a necessidade de aperfeiçoar as técnicas de manutenção para poder aumentar e garantir a confiabilidade dos equipamentos fazendo com que a máquina tenha um rendimento cem por cento. Esse trabalho tem como objetivo mostra a importância da manutenção para uma linha de envasado de cerveja, trazendo principais pontos de impacto positivos e negativos relacionado a manutenção, analisando os tipos de técnicas empregadas para realizar cada tipo de manutenção e o que a falta de manutenção pode ocasionar para uma linha de Envase. Por fim, analisar técnicas e procedimentos de útil de manutenção utilizada em uma linha para garantir a confiabilidade, disponibilidade e eficiência dos equipamentos de uma linha, sempre se importando com segurança, qualidade e meio ambiente, e a manutenção afeta a produtividade geral de uma empresa.
  • Monografia Acesso aberto
    Eficiência de Usina Termelétrica Combustão Interna - Ciclo Aberto
    (2022-06-15) Silva, Jordan Vinicius Lopes; Lima, Edijadson Rodrigues; Lima, Alycia Monike Silva Lins
    A matriz energética brasileira atual é formada com predomínio de fontes hidrelétricas. Contudo, o desenvolvimento natural, o crescimento da indústria aliado ao aumento do uso residencial de energia, resulta no aumento da carga média diária do país. Estes fatores contribuem para a saturação da capacidade de geração elétrica flexível na matriz elétrica. Mesmo com grande potencial energético o Brasil ainda depende das usinas térmicas, pois as fontes eólicas e solares sofrem com fatores ambientais, econômicos e sobre o desenvolvimento do país. Usinas termelétricas atendem neste momento, garantindo a estabilidade, gerando energia para a base e provendo segurança sustentável na rede elétrica brasileira. Foi desenvolvido neste trabalho de conclusão de curso uma revisão bibliográfica sobre as principais fontes de geração de energia elétrica utilizadas em termelétricas, os principais arranjos de ciclos termodinâmicos que estão relacionados com a eficiência geral da planta termelétrica e a apresentação de um padrão de usina termelétrica brasileira que utiliza como fonte de energia o combustível óleo diesel, colocando em evidência a importância da análise da eficiência dos equipamentos, a fim de apresentar a viabilidade do empreendimento. Ainda, foi considerado, neste trabalho os aspectos técnicos da expansão da matriz elétrica do país, dentro dos empreendimentos térmicos, observando fontes energéticas no processo e, principalmente analisando o rendimento dos equipamentos. Com o intuito de situar a geração termelétrica, é feita uma breve exposição do sistema elétrico brasileiro considerando a matriz energética atual, comparando com a mundial e uma análise superficial dos diferentes tipos de combustíveis e suas fontes naturais. Contudo, foi apresentado a clareza da correta utilização de cada fonte, bem como os impactos gerados por tal produto. De acordo com cada arranjo e modelo de usina termelétrica e seu ciclo termodinâmico, utilizando-se da inserção de equipamentos diversos, tem-se um tipo de combustível possível de ser utilizado e obtém-se um grau de potência e eficiência da usina.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Automação de Bicicleta Elétrica para Aumento de Autonomia: Construção de um Protótipo
    (2022-07) Francisco Flávio, Sandy Leislye; Rafael Silva Duarte
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um protótipo de bicicleta elétrica usando uma bicicleta comum com marchas, montada e adaptada com recursos mais simples e baratos encontrados no mercado, combinando esses materiais e as adaptações necessárias para proporcionar uma maior autonomia ao protótipo em comparação com as bicicletas elétricas existentes no mercado. Para o embasamento teórico, foram utilizadas diferentes bases de dados para o desenvolvimento do trabalho e referências como artigos, dissertações, teses e pesquisas de campo, a fim de entender e explicar o uso da energia mecânica (cinética) na geração da energia elétrica com o uso de um alternador de forma eficiente para carregar uma bateria de lítio, fabricado a partir de elementos existentes e carregadores de notebooks. Durante o processo de confecção do gerador, observou-se como aspecto principal a capacidade de ímãs de neodímio de gerar um campo magnético que, combinado com rotor e um estator composto de bobinas, tem a capacidade de gerar energia elétrica de corrente alternada. A partir dessas observações e testes, conclui-se que existe maneiras variadas de combinar o estudo de energia mecânica (cinética), rotação de um eixo transmitido por elementos como polias, correntes e outros, rotacionando um rotor com imãs, gerando assim energia elétrica capaz de movimentar elementos mecânicos e promover a locomoção de veículos de maneira mais sustentável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistema de Baixo Custo para Monitoramento de Temperatura como Complemento à Manutenção Preditiva 4.0
    (2022-06) Paulino, Tayane; Nascimento, Vanessa
    A chamada manutenção preditiva 4.0 integra uma série de tecnologias que permitem a análise de dados, possibilitado assim, a previsão acerca de futuras falhas enquanto se mostra eficiente, assertiva e econômica. Os sensores inteligentes são favoráveis no processo da manutenção preditiva na indústria 4.0 pois têm a capacidade de facilitar a assertividade na coleta de dados, gerando otimização do gerenciamento de energia e facilidade no processo de manutenção. O controle de temperatura é uma das técnicas mais consideráveis do processo industrial, monitorar a temperatura nos níveis adequados pode evitar o superaquecimento das máquinas, mantendo seu funcionamento eficiente, como também sua confiabilidade. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema de baixo custo para monitoramento dos parâmetros de temperatura visando a manutenção preditiva no contexto da indústria 4.0. Os materiais utilizados foram: sensor termopar tipo K para medição de temperatura, módulo ESP8266 o qual foi programado para transferir os dados coletados pelo sensor para planilha via Wi-Fi, display OLED 0.96” no qual é possível visualizar a medição de temperatura feita mais recente, bateria portátil power bank 2200mAh como fonte de energia para o dispositivo e uma mini protoboard de 170 pontos para auxiliar na conexão dos pinos. A metodologia utilizada no estudo foi a programação do dispositivo IoT para monitorar temperatura e transferir esses dados via Wi-Fi para o Google Sheets através do Apps Script.