Educação física no ensino médio: a importância da motivação para as aulas de educação física

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2021-12-08

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

rosa, jean

Orientador

Guedes, Philipe

Coorientador

Resumo

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo principal analisar as relações existentes entre a motivação e a participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio. O método de estudo no qual foi realizado no presente artigo é uma revisão bibliográfica, cuja pesquisa foi desenvolvida por meio de materiais já elaborados em artigos científicos, orienta-se por uma análise com enfoque qualitativo, cujos levantamentos validam o tema abordado. Foram pesquisados 12 artigos via google acadêmico, destes 6 foram selecionados através de uma leitura seletiva verificando a relevância dos achados e selecionando os artigos que mais interessavam ao tema. Os resultados apontam que a motivação apesar de não palpável é uma ferramenta de extrema importância para uma melhor fluidez das aulas, visto que, as amostras das pesquisas tinham um prazer maior em participar das aulas quando se sentiam motivados. Fatores sociais como o convívio entre colegas mostraram resultados relevantes na correlação entre motivação e participação, o professor como mediador também é uma peça-chave para esta engrenagem, com isso verificou-se a importância de um bom convívio entre aluno-aluno e professor-aluno e a importância de um bom planejamento elaborado pelo professor.

Palavras-chave

Educação física escolar, Ensino médio, Motivação

Citação