Proposta da utilização da composição cênica de espetáculos aplicada às apresentações de Maculelê nas escolas de educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-11-30
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva Higino, Agostinho Francisco
Orientador
Luiz da Graça, Romulo
Coorientador
Resumo
O presente artigo traz como tema apresentar uma proposta da utilização da composição cênica de espetáculos aplicada às apresentações de maculelê nas escolas de educação básica, tendo como o objetivo propor uma estrutura organizacional para o desenvolvimento de apresentações de Maculelê, à luz de um estudo coreográfico da composição cênica de espetáculos. O trabalho problematiza de que maneira a aplicação de uma estrutura de composição cênica para a criação de apresentações de Maculelê em trabalhos desenvolvidos com estudantes da Educação Básica pode servir como instrumento pedagógico para o ensino da capoeira. A metodologia utilizada para a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, é a bibliográfica. Conclui-se que com a introdução da estrutura do maculelê na prática da capoeira, como uma expressão dessa cultura e ampliação da capoeira para uma dança, torna-se possível estabelecer com os estudantes um sistema criativo e colaborativo, que não se resume a reprodução de sequência de golpes. Esse entendimento de que ensinar a copiar não é o mesmo que ensinar a pensar aplica-se ao estudo do movimento e de qualquer outra disciplina no ambiente escolar e também na vida.

Palavras-chave
Capoeira na escola, Coreografia, Estrutura Organizacional Cênica
Citação