O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-08

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Isaac Andrade

Orientador

Costa, Dalmo de Moura

Coorientador

Resumo

O semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade.

Palavras-chave

Agricultura familiar, Semiárido, Marketing rural, Empreendedorismo rural

Citação