O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
Carregando...
Data
2021-12-08
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Isaac Andrade
Orientador
Costa, Dalmo de Moura
Coorientador
Resumo
O semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades
sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de
marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os
produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias
que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo
geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura
familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura,
qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas
bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a
2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados
apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende
significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing
pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os
anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se
posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses
agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e
de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as
famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de
marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a
comunidade.
Palavras-chave
Agricultura familiar, Semiárido, Marketing rural, Empreendedorismo rural