O uso da inteligência artificial no poder judiciário: eficácia dos princípios da celeridade processual e razoável duração do processo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12-11

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Arévalos, Raphael

Orientador

Wiggers, Wânio

Coorientador

Resumo

O principal objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso, nasceu da curiosidade em verificar os efeitos positivos que a inteligência artificial vem alcançando dentro da estrutura do Poder Judiciário. Com intuito trazer uma compreensão inicial sobre o Poder Judiciário, a pesquisa inicia com a conceituação e contextualização histórica deste poder. Posteriormente, a pesquisa de maneira dedutiva, analisa a estrutura do Poder Judiciário, abstraindo uma visão universal, e adentrando-se a um quadro menos universal, que busca analisar as tecnologias empregadas nos Tribunais. Foi feita uma abordagem geral, sobre as técnicas da área de ciência de dados e ciência da computação, como o aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, big data, redes neurais, compreendendo-se as principais técnicas por trás dos assistentes virtuais. Foi enfatizado o assistente virtual Victor, com seus aspectos históricos, atividades automatizadas, tecnologias e eficiência. Para isso foi utilizado a técnica bibliográfica, colhendo diferentes perspectivas doutrinárias. Por fim, foi enfatizado o efeito que IA promove na estrutura do Poder Judiciário. A conclusão do presente trabalho revelou a possibilidade da eficácia dos princípios da celeridade processual e razoável duração do processo, mas condicionado ao contexto dos Tribunais que já utilizam os assistentes virtuais e possuem um maior investimento em tecnologia nas suas estruturas.

Palavras-chave

Poder Judiciário, Inteligência Artificial, Assistentes Virtuais, Celeridade Processual, Princípio da razoável duração do processo.

Citação

Coleções