Influência de jogos e brinquedos na coordenação motora fina e global: o que é viável e praticável na educação física escolar

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2021-12-14

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

SANTOS FERREIRA, MAICON
BIRNE DA SILVA, WALLISON
SILVA SANTANA, MARIA VITÓRIA

Orientador

Ribeiro dos Santos Andrade, Claudiana

Coorientador

Resumo

O presente artigo traz discussões a respeito da influência de jogos e brinquedos culturais na coordenação motora fina e global, para a Educação Física essa temática tem um grande peso, pois a mesma prioriza o desenvolvimento como um todo (corpo e mente), respeitando a biodiversidade, singularidade e particularidade de cada indivíduo. Todavia, é sabido que fatores intrínsecos e extrínsecos influência no desenvolvimento humano. O artigo traz por objetivo os desafios na inclusão de jogos e brinquedos culturais nas aulas de Educação Física escolar, aliado a visão do professor, o que seria viável para tornar o ambiente mais agradável, e quais ferramentas o auxiliaria durante o decorrer da aula. Tem por metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo sobre questões referentes ao desenvolvimento da Educação e Educação Física no Brasil. Entendemos que esta pesquisa auxilia na compreensão básica dos educadores, mediante a importância e a necessidade dessa metodologia de ensino.

Palavras-chave

Coordenação motora, Cultura, Ludicidade

Citação