Arquitetura

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 23
  • Monografia Acesso fechado
    Espaço primal proposta de anteprojeto, um empreendimento voltado para cuidados da mente e corpo atrelado a biofilia
    (2023-12) GOMES FILHO, Jorge Marcos
    Este trabalho final de graduação traz informações e estudos sobre a história dos Spas, o uso das águas como forma de tratamento e como foi descoberto, é também informado a importância desses e outros tratamentos tanto pelos resultados que são evidenciados e não ter o uso de fármacos aliado a essas técnicas. Estudos mostram também a importância de ter uma vida saudável aliando atividades e/ou exercícios físicos juntos a uma alimentação saudável e equilibrada. Estudos também sobre a biofilia que serão aliados no projeto, um deles é o uso de materiais naturais como vegetação, madeira, alguns tipos de pedras e demais elementos que possam ser usados para criar espaços harmônicos no projeto, através disso promover experiências sensoriais atingindo os cinco sentidos (Visão, Audição, Olfato, Tato, Paladar) dos seus usuários. O terreno escolhido será usado para a criação de um anteprojeto de um empreendimento que visa o cuidado da mente e corpo no município de Mossoró/RN localizado no Brasil. Este anteprojeto tem como propósito criar um empreendimento que tenha a disposição de serviços de tratamentos, relaxamentos, atividades e exercícios físicos, acomodações, lazer e alimentação.
  • Monografia Acesso embargado
    Proposta de revitalização da praça dos patins da cidade de Mossoró/RN
    (2023-11) LINHARES, Christian Matheus Tomaz
    A presença de áreas livres nas cidades desempenha um papel crucial no bem-estar da população, indo além da estética urbana. Esses espaços desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida e na abordagem de questões sociais, sendo um elemento vital no planejamento urbano. De acordo com Henri Lefebvre, as áreas livres desempenham um importante espaço na construção das relações sociais. Ele argumenta que os espaços urbanos moldam e são moldados pelas interações sociais, destacando a necessidade de áreas livres para promover a convivência e a expressão cultural da população. O crescimento acelerado dos centros urbanos e o direcionamento desse crescimento dado pela especulação imobiliária e proporcionando melhores investimentos públicos para bairros mais ricos e novos, acaba evidenciando ainda mais uma desigualdade social e deixando de lado espaços importantes para a cidade e seus usuários. Por meio da analise teórica da relação espaço x população, foi elaborado uma proposta de anteprojeto de revitalização para a Praça dos Patins, localizada na cidade de Mossoró-RN, em uma das avenidas com maior fluxo da cidade, a Avenida Rio Branco conhecida como corredor cultural. O projeto visa implementar acessibilidade, que é inexistente atualmente, e revitalizar a praça como um todo afim de proporcionar um ambiente mais agradável e de contemplação para a população.
  • Monografia Acesso fechado
    Anteprojeto de um lar de longa permanência para idosos: casa da vó Rita na cidade de Mossoró/RN
    (2023-11) OLIVEIRA, Cíntia Araújo Lima de
    Pesquisas revelam que a população está envelhecendo mais, fato que não ocorria em grande escala no século passado, isso se dá pela baixa taxa de fecundidade, a queda na mortalidade e também pelo estilo de vida saudável que as pessoas vêm adotando e assim, atingindo a longevidade. No entanto, mesmo com políticas públicas voltadas para as pessoas dessa faixa etária e a preocupação com os idosos, ainda é possível observar uma carência de locais adequados para recebê-los. É fato que, as residências atuais, em sua maioria, não são pensadas para o idoso, o que gera um certo desconforto quando essa fase chega, tanto para o idoso quanto para a família que necessita dar o suporte físico e psicológico. Diante disso, este Trabalho Final de Graduação 1 (TFG 1), compõe a elaboração de um Anteprojeto Arquitetônico de um Lar de Longa Permanência para Idosos: Casa da Vó Rita, pensado para acolher e cuidar de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem mobilidade e de ambos os sexos, onde seus usuários poderão usufruir de um ambiente funcional adequado a sua realidade e necessidades. Tomando como base pesquisas bibliográficas, estudo de caso direto e indireto, o Estatuto da pessoa Idosa, a NBR 9050:2020, estudos dos condicionantes projetuais, Legais, Físicos e Climáticos, além de memorial descritivo e justificado. A proposta será realizada em um terreno de 7.469 m², com 02 tipos de dormitórios, sendo eles escolhidos de acordo com a necessidade de cada morador, com espaços de lazer, aprendizado, saúde e esporte. Situado em um bairro com predominância de residências familiares em seu entorno, com o intuito de promover a interação dos moradores com a vizinhança, proporcionando mais segurança, liberdade e autonomia.
  • Monografia Acesso embargado
    Anteprojeto arquitetônico de uma creche comunitária no bairro Vilma de Farias, na cidade de Angicos/RN
    (2023-12) SOUZA, Wendell Henrique da Silva
    Este trabalho final de graduação tem por objetivo propor a elaboração de um anteprojeto de uma creche comunitária, no bairro Vilma de Farias, na Cidade de Angicos/RN, para atender crianças de três a cinco anos. O anteprojeto propõe uma estrutura arquitetônica adaptada às escalas infantis, visando autonomia, conforto e estimulando o autoconhecimento das crianças, buscando atender às demandas da metodologia montessoriana. Para isso, foram realizadas inicialmente pesquisas bibliográficas, a fim de obter uma base teórica tanto sobre as creches como também sobre a metodologia montessoriana que será implantada. Em seguida, foram feitas análises do terreno escolhido e do seu entorno para entender as condicionantes físicas e climáticas do local, adicionando as leis que regem esse tipo de projeto e o programa de necessidades que formarão as condicionantes de projeto para a proposta, os quais nortearão a divisão dos ambientes, bem como seus acessos e dimensões, onde o resultado final será representado por desenhos técnicos e imagens ilustrativas, buscando o entendimento do projeto final.
  • Monografia Acesso aberto
    Bloom concept: proposta de anteprojeto de uma loja conceito de flores naturais e chocolateria em Assú/RN
    (2023-12) LOPES, Maria Estella de Sousa
    As compras em loja física caíram consideravelmente com a chegada do e-commerce. Com isso, os lojistas perceberam a necessidade de se reinventar com base nas novas formas de consumo da população no Brasil e no mundo. Deste modo, o presente trabalho final de graduação possui o objetivo de desenvolver uma proposta de anteprojeto de uma loja conceito com o nicho voltado para flores naturais e chocolates na cidade de Assú/RN, denominada como Bloom Concept. Esse estabelecimento foi pensado para ser um local que possua uma variedade de produtos e serviços, que atenda a população da cidade em questão e das cidades vizinhas. Como metodologia, o trabalho utilizou de uma revisão bibliográfica por meio do Google Scholar sobre o tema e a construção do anteprojeto com o auxílio de programas como o Autocad, Sol-Ar e Google Earth.
  • Monografia Acesso aberto
    Coworking houzz e o paisagismo dos espaços livres: anteprojeto de um centro comercial na cidade de Mossoró/RN.
    (2023-12) MONTE, Michelly Miranda Lima
    As longas jornadas de trabalho são uma realidade para pessoas em todo o mundo. Com a crescente competitividade e demanda profissionais, muitos indivíduos se encontram dedicando longas horas ao trabalho, esquecendo muitas vezes da sua saúde e bem-estar, podendo ter grandes impactos negativos na saúde física e mental. Diante disso, neste trabalho, foi elaborado uma proposta de um espaço de trabalho compartilhado, conhecido como coworking, aliado a um espaço livre que incentive o lazer e da pratica de exercícios físicos na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, visando a extensão do projeto Viva Rio Branco. O anteprojeto será pautado nos conceitos da psicologia ambiental e da integração urbana. O primeiro conceito estuda as interações entre as pessoas e o ambiente físico, e como o mesmo pode afetar o comportamento humano, já o segundo refere-se a espaços que promovem a interação da sociedade, de forma que sejam acessíveis, seguros e acolhedores. A metodologia adotada se baseia em pesquisas bibliográficas dos temas citados anteriormente, bem como em estudos de referências diretos e indiretos, em edificações com formas e programas de necessidades similares ao que está sendo proposto. Por fim, será apresentado o estudo preliminar da proposta, juntamente aos seus condicionantes físicos e climáticos da área escolhida.
  • Monografia Acesso aberto
    Anteprojeto de uma edificação de temporada em Fortim-CE com foco em orçamento de materiais e custos.
    (2023-12) LOPES, Geovana Ferreira
    Com o intuito de destacar a importância do orçamento de obra e na avaliação de fatores que irão impactar nos custos de determinada construção, foram realizadas pesquisas sobre o mercado imobiliário e hoteleiro no município de Fortim-CE, a fim de associar que os investimentos feitos para tais empreendimento deve ser levados em consideração desde o momento do levantamento dos custos de materiais e mão de obra até a situação socioeconômica do município e fatores como o turismo. Para isso foi elaborado um levantamento dos valores de residências unifamiliares de alto padrão na região de praia, que são usadas pelos proprietários para aluguéis por temporada, coletando as características destes imóveis baseados nestas designações e a sua procura devido ao turismo da região. Será aplicado no anteprojeto as técnicas construtivas mais utilizadas na região litorânea, mantendo o padrão já existente nas demais residências e de acordo com paisagem local, elaborando a partir daí os levantamentos dos custos de obra de acordo com o projeto elaborado, destacando a sua importância na tomada de decisão de um investimento imobiliário para fins de hotelaria.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro esportivo e educacional Rei Pelé: uma infraestrutura de qualidade para jovens de baixa renda em Mossoró/RN.
    (2023-12) OLIVEIRA, Guilherme Emanuel Freire
    A educação é um direito básico que toda a população deve ter, assim como a oportunidade da prática esportiva, esses dois âmbitos possuem grandes barreiras quando o público se restringe a pessoas de baixa renda, que acabam enfrentando dificuldades devido à falta de investimento e infraestrutura de qualidade para a realização dessas atividades, além de encararem adversidades que estão presentes em seu dia-a-dia. Então é importante conhecer sobre o esporte e sua história, e os meios que o mesmo pode influenciar na vida das pessoas, ademais entender as barreira enfrentadas referentes a educação na vida de indivíduos com pouca condição financeira, foi elaborado uma pesquisa que tem como tema desenvolver um centro esportivo e educacional voltado para pessoas de baixa renda. Foi realizado neste trabalho uma pesquisa do tipo explicativa, contando relatos e histórias para exemplificar os casos, assim como dados que evidenciaram as adversidades trazidas na problemática. Tendo como objetivo geral produzir um ambiente que incentive uma boa prática esportiva e um estudo complementar que auxilie no desenvolvimento dos jovens de baixa renda. E seus objetivos específicos são: apresentar e abordar o tema, identificar o impacto positivo que será causado, buscar medidas de projeto que maximizem a funcionalidade da edificação. Dessa forma, após todas as análises, propor um anteprojeto que possa atender o público-alvo da melhor forma, cumprindo todos os requisitos presentes em um projeto de arquitetura.
  • Monografia Acesso embargado
    Renovatio hospital: anteprojeto para uma unidade avançada da LIGA mossoroense de estudos e combate ao câncer.
    (2023-11) MARCOLINO, Jefferson Emanoel da Silva
    Este trabalho final de graduação consiste na criação e planejamento de um Hospital de Oncologia, que será uma proposta de anteprojeto para uma unidade avançada da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A ideia é que esse novo local de saúde sirva para fornecer tratamentos humanizados e de qualidade com base numa nova estrutura que venha prover conforto da melhor forma possível. Com isso, foram feitos estudos de terreno, condições climáticas e necessidades da cidade e região. Nessa área, foram analisadas as situações de entorno, como sistema viário, fluxo urbano, perfil do terreno e topografia do lote. Na área de conforto térmico foram consideradas informações sobre insolação, ventilação e clima da região. Junto com esses elementos, outros pontos foram vistos, como: área de atuação dentro da região e impactos urbanísticos. Todavia, o fator mais trabalhado foi o de humanização, dentro desse tópico foram analisadas técnicas de contato com a natureza, com o ambiente em questão e com o próximo também. Durante a construção desse projeto foram concebidos, durante reuniões de alinhamento com os profissionais do LMECC, o programa de necessidades, pré-dimensionamento dos ambientes e outros fatores. Desse resultado, formaram-se as plantas baixas, cortes, detalhamentos e fachadas. Aliado a isso, a apresentação de imagens 3D e demais representações volumétricas, como colagens e outros materiais mais didáticos.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro Aura: anteprojeto de um centro de convivência para longevos na cidade de Caraúbas-RN.
    (2023-11) BRITO, Rayla Silva
    Este Trabalho Final de Graduação tem a população da terceira idade como instrumento de estudo e público-alvo para a proposta do anteprojeto. Inicialmente, foram necessárias pesquisas e estudos a fim de compreender a realidade da população idosa no Brasil e na cidade de implantação do projeto, além de entender todo o processo do envelhecimento e as dificuldades presentes. Com isso, foi imprescindível englobar temáticas relacionadas a arquitetura, com o propósito de possibilitar estratégias que proporcione maior bem-estar aos usuários e tornar o Centro Aura um espaço aconchegante. À vista disso, com o envelhecimento populacional sendo pauta de bastantes discussões a partir da década de 60, observou-se uma crescente mudança na sociedade, tanto em questão do viver quanto em relação ao conviver. Dessa forma, atualmente, existe uma busca por espaços que promovam maior bem-estar físico e mental, assim como uma maior qualidade de vida a população idosa, logo, pessoas idosas necessitam de ambientes que proporcionem conforto, segurança e tenha o propósito em possibilitar um maior envelhecimento ativo e saudável, dessa maneira, o anteprojeto do Centro Aura, tem o objetivo em garantir que os idosos possam desfrutar de atividades ligadas ao lazer, educação, saúde e convivência. Portanto, há o intuito em realizar um anteprojeto que alcance todas as intenções planejadas, além de que venha contribuir em um acesso democrático, acessível e confortável a toda população da terceira idade da cidade de Caraúbas/RN.
  • Monografia Acesso fechado
    Equoser: anteprojeto de um centro de equoterapia e equitação, na cidade de Mossoró/RN, com ênfase em crianças com desenvolvimento atípico.
    (2023-12) BEZERRA, Vittoria Daniely Mendonça
    O objetivo deste trabalho final de graduação busca apresentar uma proposta de anteprojeto de um Centro de Equoterapia e Equitação, localizado na cidade de Mossoró/RN, no qual focará em crianças atípicas. A demanda pela procura da equoterapia vem crescendo cada vez mais e ao observar a realidade do Rio Grande do Norte, percebeu o quão faz necessário um empreendimento como esse na cidade escolhida. Através da terapia assistida por cavalos, as crianças e demais público, principalmente os que possuem alguma deficiência podem vivenciar experiências únicas, nas quais ajudam em seu desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial. Por isso, o Centro contará com uma infraestrutura que estimule os praticantes da equoterapia, em especial as crianças com deficiência, projetando espaços acessíveis e que promovam inserção social, além de proporcionar uma integração com a natureza. Ao tratar do processo metodológico, esse trabalho foi elaborado por meio de pesquisas bibliográficas. E contou com estudos de referências direta e indiretas, além de formais, nas quais ajudaram na concepção do anteprojeto. Além disso, a análise de condicionantes projetuais permitiu a adaptação necessária que o Centro deve possuir, buscando a otimização dos espaços.
  • Monografia Acesso aberto
    Igreja Batista Regular do Assú: proposta de reforma e ampliação da igreja na cidade de Assú/RN.
    (2023-11) SILVA NETO, Pedro cabral da
    Este trabalho final de graduação tem como principal objetivo o estudo da arquitetura sacra ligada à revitalização de prédios históricos, assim sendo realizado o anteprojeto de revitalização, reforma e ampliação da Igreja Batista Regular do Assú, sabendo da importância da mesma para os fiéis que ali buscam a sua comunhão com Deus, a proposta é a adequação estrutura para os usuários, assim atendendo as necessidades para o funcionamento das atividades realizadas pela mesma. Sabe-se que a igreja é um lugar de fé, comunhão e ligação com Deus, com isso é de suma importância a realização dos estudos do conforto ambiental, levando em consideração o conformo térmico, luminoso e acústico, também vale ressaltar a necessidade dos paisagismos em suas áreas livres, pois através dele será as ligações de todos os anexos que serão reformados e ampliados. Entende-se por tanto que o projeto trará mais funcionalidade, ergonomia e conforto para a população que ali utiliza.
  • Monografia Acesso fechado
    Arte para todos: anteprojeto de um modelo de um centro educacional de artes.
    (2023-11) SARAIVA, Maria Mirlley Morais
    O Trabalho Final de Graduação em evidência tem como objetivo desenvolver um anteprojeto de um Centro Educacional de Artes, na cidade de Mossoró/RN. O trabalho em questão visa a inclusão de toda sociedade presente, independente de sua faixa etária, para que essas pessoas tenham um meio de entrar em contato com o seu lado artístico, o que irá beneficiar não apenas o bem estar e melhoria de vida da população, mas também irá criar um espaço onde será possível criar e promover a arte e cultura local. O trajeto realizado para a idealização do anteprojeto em foco se deu através de análises e referências bibliográficas, além de estudos de referência sobre construções com fundamentos parecidos. Além disso, as características naturais do espaço o qual o anteprojeto está inserido foram consideradas e respeitadas, assim os ambientes criados foram pensados de forma que se tornam acessíveis e confortáveis para todos os seus usuários.
  • Monografia Acesso fechado
    084 Galery: anteprojeto de uma galeria comercial localizada na cidade de Assú/RN.
    (2023-11) FONSECA, Dayanne Cristina Fernandes
    O vigente trabalho de final de curso, apresenta ao longo dos seus capítulos, o estudo e desenvolvimento para a proposta de um anteprojeto referente a uma galeria comercial para o município de Assú/RN. Com o fito de oferecer ao público uma diversidade de lojas e serviços em um só lugar, a edificação propõe não se situar no centro da cidade, devido ao elevado fluxo de tráfego urbano, buscando assim, mitigar e otimizar o tempo médio de permanência no ambiente, caso essa seja uma premissa do consumidor, caso contrário, a edificação também desfrutará de áreas de convívio pensadas na interação social do ambiente. Diante disso, o anteprojeto supracitado tem como objetivo geral atender a todos os tipos de públicos, aliando-se dessa forma, ao desenvolvimento socioeconômico da cidade. Portanto, o empreendimento comercial será planejado de acordo com todas suas normativas e variantes necessárias para obter um bom resultando entre estética e funcionalidade com o intuito de elevar a experiência de uso do consumidor.
  • Monografia Acesso aberto
    Anteprojeto de um centro de convivência para pessoas em situação de rua: centro Acolher
    (2023-12) BEZERRA, Ingride Heloisa Macedo
    No Brasil, o número de casos de pessoas em situação de rua vai aumentando ano a pós ano, e logo pós a pandemia, este cenário tomou uma proporção bem maior. A perde de emprego, conflitos entre familiares, uso excessivo de drogas e álcool, problemas com saúde mental, abuso e violência doméstica, foram os principais fatores que levaram as pessoas a se encontrarem em situação de rua. Desse modo, a concepção desde TFG trata de uma implantação de um Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua na cidade de Mossoró/RN, ofertando a estes usuários, um local mais adaptável, para que eles passem menos tempo pelas ruas. O objetivo dessa unidade é ofertar serviços de acolhimento, além de oferecer segurança, alimentação, higienização e atividades para estimular a vivência diária dos usuários. Além disso, Centro de Convivência irá trabalhar no design biofílico, que tem propósito em influenciar a emoção e sentidos humanos, logo, ofertando um ambiente funcional e confortável. Para isso, foram realizadas pesquisas sobre a temática, visita em espaço semelhante, para que pudesse compreender com a situação dessa população e o local que eles têm acesso, e assim, ofertar o espaço, no qual, é proposto desde TFG.
  • Monografia Acesso aberto
    Pousada Dona Jesus: anteprojeto de uma pousada na cidade de Baraúna/RN.
    (2023-11) COSTA, Anne Isabelly Martins
    Baraúna é uma cidade do Rio Grande do Norte que se destaca por possuir uma boa posição geográfica, estando situada na divisa com o estado do Ceará, próxima a rodovias e cidades que possuem grande relevância para região. Além disso, por possuir solos férteis e uma terra rica em calcário, Baraúna uma cidade muito atrativa para investimentos e negócios, principalmente na área de agricultura irrigada, indústrias cimenteiras e comércio varejista, proporcionando grandes oportunidades para quem deseja trabalhar ou investir. Devido a isso, muitos viajantes passam pelo município todos os dias, e havendo a necessidade de pernoitar, muitas vezes acabam sendo obrigados a buscar opções de hospedagem em cidades vizinhas, como Mossoró/RN e Russas/CE, pois os meios de hospedagem disponíveis na cidade não suprem a demanda necessária e não oferecem condições básicas de conforto e hospitalidade. Tendo em vista a resolução dessa problemática, o anteprojeto a ser apresentado compreenderá um empreendimento que proporcione uma estadia confortável, aconchegante, segura e que atendam as normas vigentes.
  • Monografia Acesso aberto
    Complexo esportivo para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) em Limoeiro do Norte/CE.
    (2023-12) ROCHA, Liana Karla da Costa
    Neste presente trabalho será apresentado a importância do esporte e do ambiente construído no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) usando princípios da Neuroarquitetura. Entendendo as necessidades do público-alvo, de integração, necessidades sensoriais e dessa forma projetar ambientes que proporcionem as crianças e os adolescentes uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, foram feitas pesquisar e estudos a respeito do Autismo na cidade de Limoeiro do Norte e as necessidades que elas enfrentam, tanto em integração como em ambientes adequados que estimulem o seu desenvolvimento. A partir disso, foi elaborado um estudo de anteprojeto de um complexo esportivo para crianças e adolescentes com TEA no município de Limoeiro do Norte, proporcionando ao público-alvo em específico desenvolver habilidades corporais, além de aspectos emocionais e cognitivos fundamentais para o desenvolvimento. O estudo a seguir tem como objetivo investigar a arquitetura esportiva, usando os princípios da Neuroarquitetura para a produção de um espaço saudável, como também apresentar a realidade das crianças e adolescente com TEA no município de Limoeiro do Norte e como o esporte pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor, compreendendo como o ambiente construído pode impactar no estilo de vida dos mesmos. O terreno escolhido para o anteprojeto fica localizado na cidade de Limoeiro do Norte/CE a 200km da capital fortaleza. O terreno foi escolhido de forma estratégico por ter uma grande concentração de equipamentos esportivos na mesma zona. Dessa forma o anteprojeto conta com uma estrutura especializada para receber e proporcionar qualidade de vida ao público-alvo.
  • Monografia Acesso aberto
    Primeiros passos: proposta de anteprojeto de um centro de educação infantil na cidade de Areia Branca - RN
    (2023-12) SILVA, Yvina Fernanda Medeiros e
    Este trabalho final de graduação busca desenvolver um centro de educação infantil municipal na cidade de Areia Branca/RN, voltada para a educação infantil que abrange de 0 meses a 5 anos, o qual foi nomeado primeiros passos, vai ser utilizado um método alternativo, o método Montessori. O anteprojeto visa oferecer uma estrutura arquitetônica pensada para o público infantil, proporcionando conforto e segurança. O centro de educação terá seus ambientes lúdicos e sensoriais, estimulando o aprendizado e autonomia das crianças. Entretanto, foi feito um estudo sobre o método em questão que será trabalhado, desde o surgimento a aplicação dele no ambiente escolar. Com o terreno definido, foram feitas diversas analises do terreno e seu entorno, onde está localizado, para juntamente com os condicionantes legais e físicos potencializar o anteprojeto proposto, pensando nas melhores estratégias de conforto térmico, o centro de educação contará com espaços verdes, horta, solário, sala para descanso, sala de atividades, refeitório, banheiros e toda uma estrutura com acessibilidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro cultural e gastronômico jaguaribano
    (2023-11) NOGUEIRA, Ellen Diógenes
    Esse Trabalho Final de Graduação refere-se ao anteprojeto de um Centro Cultural e Gastronômico na cidade de Jaguaribe/CE que tem como principal objetivo oferecer a cidade um espaço que possua entretenimento e lazer proporcionados através da cultura e gastronomia local, assim como ser alvo para turistas e consequentemente favorecer a economia do município. Foi pensado esse tipo de edifício por a cidade ser desprevenida de espaços destinados ao lazer e bem-estar da população, portanto, é interessante utilizar da cultura e gastronomia locais para trazer a identidade da cidade, tornando um ambiente atrativo e aconchegante. Desse modo, o projeto foi fundamentado a partir de pesquisas, referenciais teóricos e projetuais. Além disso, há estudos sobre ventilação e insolação, do terreno e seu entorno, a respeito das edificações, das vias, do uso do solo, leis e diretrizes referentes a essa tipologia de projeto. E ainda apresenta sobre a história e cultura da cidade onde será feita a intervenção.
  • Monografia Acesso aberto
    Anteprojeto de uma galeria comercial tecnicamente sustentável para a praia de Upanema, Areia Branca – RN
    (2023-11) SILVA, Paula Rayane
    O objetivo deste trabalho é projetar uma galeria comercial com aplicações de técnicas sustentáveis e técnicas da arquitetura vernacular. A área de estudo desta pesquisa é a praia de Upanema, localizada no município de Areia Branca/RN. A construção de equipamentos comerciais em praias turísticas torna-se de fundamental importância, sobretudo no que se refere a equipamentos arquitetônicos sustentáveis. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa compreenderam as seguintes etapas: revisão bibliográfica sobre a temática do turismo nas cidades nordestinas, turismo sustentável, construções sustentáveis e etc. Para isto foram abordados autores como (Lima, 2007) e (Bienenstein, 2001). Em um segundo momento foram realizadas pesquisas documentais sobre os condicionantes legais: Plano Diretor Municipal, Código de Obras e Edificações do Município de Areia Branca/RN, NBR9050/2020 - Norma de acessibilidade, Instruções Técnicas do CBMRN e Resolução RDC nº 216 de 15 setembro de 2004 da ANVISA. Com o intuito de conhecer o perfil dos usuários da área de estudo desta pesquisa, bem como de identificar as principais necessidades do local, foram aplicados questionários online (Google Forms). Já para o desenvolvimento do projeto foram utilizados os softwares Autocad®, SketchUp® e V-Ray®. Os resultados preliminares desta pesquisa mostram que o um projeto desse porte pode auxiliar no empreendimento e comercio local da área, tendo em vista que o local se encontra escasso desse tipo de serviço, além de promover o turismo e auxiliar o uso do local.