Espaço Escolar: Inclusão, desenvolvimento e aprendizagem para crianças autistas
Carregando...
Data
2021-12-15
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Resende, Mariana P.
Orientador
Machado, Gustavo R.
Coorientador
Resumo
Como sabemos, a inclusão escolar no Brasil é um tema bastante delicado, embora existam leis que garantam a inclusão de diferentes deficiências na escola, ainda existe resistência tanto por parte da escola quanto por parte das próprias famílias. Pensando nisso que se faz tão importante a relevância do tema, buscando a aprendizagem, o desenvolvimento e a inclusão de alunos autistas num ambiente escolar pensado e projetado especialmente para eles. Através da arquitetura, podemos tomar decisões que respeitem a deficiência e beneficiem a aprendizagem desses alunos, além de promover seu desenvolvimento físico, social e intelectual. A intenção desse trabalho é buscar estratégias que poderão contribuir na elaboração do espaço escolar, no desenvolvimento de crianças autistas durante a fase de desenvolvimento infantil, e que possam beneficiar a criança para o resto da vida.
Palavras-chave
arquitetura inclusiva, arquitetura escolar, autismo infantil, inclusão escolar