Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
Carregando...
Data
2021-12-15
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ferreira, Marco Antonio Fernandes
Orientador
Machado, Gustavo Reis
Coorientador
Resumo
O ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional.
Palavras-chave
Arquitetura escolar inclusiva, Neuro-arquitetura, Pedagogias Alternativas, Psicologia