A consultoria de imagem e a contracultura na moda: análise dos movimentos hippie e punk através dos setes estilos universais
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Data
2021-12-08
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Francisco, Vitória Monteiro
Orientador
Vieira, Suellen Cristina
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância dos movimentos contraculturais para a moda e a possibilidade do surgimento de novos estilos. A problemática do estudo aborda a contribuição das ideologias historicamente para a construção de estilos; e, em quais pontos esses movimentos divergem e convergem e por fim, as rupturas que eles causaram no âmbito da moda. Utilizando o método de pesquisa qualitativa de descrição, através da análise de conteúdo e da técnica de estudo de caso, analisou-se três imagens da subcultura hippie dos anos 60 e três imagens dos punks dos anos 70, relacionando esses grupos ao conceito de estilo universal dentro da consultoria de imagem da moda. Os resultados mostram como esses movimentos contraculturais ajudaram a mudar o pensamento sobre a moda e os estilos.
Palavras-chave
Estilos Universais, Consultoria de Imagem, Contracultura