Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistemas hidropônicos: controle de condutividade autônomo aplicado à agricultura familiar
    (2023-12) SANTOS, Gabriel Alessandro dos
    A hidroponia, método de cultivo sem solo, oferece vantagens como aumento de produtividade, menor consumo de água e melhoria na qualidade dos produtos. No entanto, desafios como o controle de variáveis ambientais, como condutividade elétrica (CE), potencial hidrogeniônico (pH) e temperatura são decorrentes. Este estudo aborda a aplicação dos conhecimentos de automação em um sistema de controle de CE, pH e temperatura em um ambiente hidropônico familiar, desenvolvido com um controlador lógico programável (CLP), sensores e ferramentas da esfera da digitalização de dados. Os estudos demonstraram que o sistema poderia manter as variáveis controladas dentro dos limites esperados, mesmo com variações de temperatura. Além disso, a capacidade de enviar dados para uma plataforma digital permitiu o monitoramento remoto em tempo real pelos produtores. Conclui-se que o sistema automático é eficaz na otimização da produção hidropônica, reduzindo a intervenção humana, aprimorando a qualidade dos produtos e possibilitando o monitoramento remoto da produção. O objetivo deste artigo é a criação de sistema autônomo de controle de variáveis críticas do processo como, condutividade, PH e temperatura, visando reduzir a interferência humana e consequentemente os erros.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparativo dos distúrbios causados na rede de alimentação pelo sistema de refrigeração com tecnologia inverter
    (2023-07-07) VIEIRA, Edenilson dos Santos; DOMINGUES, Wesley
    O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento de refrigeradores e equipamento de ar condicionado do tipo inverter na rede sistema de alimentação da rede elétrica em relação à qualidade da energia elétrica. Para isso, serão avaliados o perfil de consumo o padrão de fornecimento da energia elétrica e os impactos causados pela presença de componentes harmônicos e potência reativa na rede elétrica. No presente estudo foram investigados os distúrbios causados na rede de alimentação pelo sistema inverter. Análises preliminares indicam que o aparelho do tipo inversor pode injetar na rede de alimentação um fluxo de potência reativa e de componente harmônico, semelhante ou maior do que o fluxo de potência ativa consumido. Isso pode afetar os índices de qualidade de energia elétrica e gerar interferências no funcionamento de outros equipamentos. Causando distúrbios na rede elétrica devido à presença de componentes harmônicos e potência reativa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proteção de estrutura contra descargas atmosféricas aplicada a centro de educação infantil em Curitiba
    (2023-06-27) KARPINSKI, Eduardo Rodrigues; OLIVEIRA, Murilo Henrique de
    Com esse trabalho apresentaremos os conceitos para um projeto de Proteção De Estruturas Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Mostrando os métodos de proteção a ser definido a proteção a cada classe de edificação, com a mais adequada a ser instalada, parâmetros como área e altura serão decisivos a chegar a um sistema. Nesta abordagem vamos analisar a geração de uma descarga Atmosférica até a dissipação da mesma a terra, essa onde temos que acarretar a maior segurança possível a e equipamentos e principalmente seres vivos, esse sistema define segurança em primeiro lugar, em questão de raios gerados a partir de um temporal. Chegamos a um projeto de SPDA a partir de uma estrutura onde definimos classificação de risco que a submete esse local escolhido, região essa também diretamente ligada ao seu potencial de risco ou incidência de raios. O Presente documento tem como o objetivo de apresentar o projeto de SPDA, Proteção De Estruturas Contra Descargas Atmosféricas, de uma escola, apresentado nas figuras 7 e 8, com a finalidade de verificar a necessidade de instalação do mesmo, com isso seguimos com o gerenciamento de risco descritos na NBR 5419-2:2015.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Engenharia sem código: as vantagens da linguagem low-code e no-code
    (2023-06) SANTOS, Paulo Brandão dos
    O presente estudo visa estabelecer os panoramas hodiernos da engenharia sem código, sobretudo em relação aos pontos positivos e as barreiras inerentes aos métodos low-code e no-code. Objetivou-se com esta investigação avaliar quais são os objetivos das linguagens low-code e no-code em aplicações voltadas para as áreas de engenharia e como essa modalidade tende a fortalecer um âmbito abrangente e a composição de uma vantagem competitiva. Justificou-se a abrangência temática pela demanda por maiores estudos de averiguação quanto as oportunidades estabelecidas mediante a validação das metodologias low-code e no-code durante atividades de engenharia e sobre como as tecnologias deste meio são imprescindíveis no período contemporâneo. Para tanto, aplicou-se uma revisão bibliográfica documental e qualitativa norteada por uma pesquisa observacional e exploratória. Destarte, contemplou-se como a área das engenharias pode ser aperfeiçoada a partir das linguagens low e no-code, sobretudo quanto a redução de custos, diminuição da manutenção dos processos e a melhoria na experiência dos usuários.
  • Monografia Acesso aberto
    Transformação digital da análise preliminar de riscos utilizada pelo time técnico de manutenção em uma multinacional sueca
    (2022-10-31) PEREIRA, Gustavo Henrique Rodrigues
    A transformação digital da Análise Preliminar de Riscos abordada nesse projeto consiste na substituição do documento utilizado atualmente em forma impressa e preenchido de forma manuscrita à caneta, por um modelo digital, um aplicativo que pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel e utilizado de forma prática e intuitiva. O preenchimento da análise preliminar de riscos feito no aplicativo irá gerar um banco de dados online em uma lista em área compartilhada, possibilitando utilizá-lo para empregar técnicas e ferramentas de análise com o objetivo de tomada de decisão e monitoramento dos resultadosobtidos, ou seja, Business Intelligence.