Linda de morrer: um estudo sobre os sentidos atribuídos por mulheres ao padrão de beleza veiculado nas redes sociais

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Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Marciano, Bárbara da Rosa

Orientador

Natividade, Michelle Regina da

Coorientador

Resumo

A pesquisa buscou investigar quais os sentidos atribuídos por mulheres usuárias de redes sociais ao padrão de beleza veiculado nestas redes. Classifica-se como uma pesquisa quantitativa, descritiva, de corte transversal, em forma de levantamento pois buscou abranger o maior número de participantes possíveis dentro dos critérios de inclusão (mulheres, acima de 18 anos, que utilizem redes sociais e residam em Santa Catarina). Diante da população alvo da pesquisa, foi utilizado um erro amostral de 6% e, por meio de um questionário online, obteve-se 256 participantes. Para a análise de dados foi utilizado o método de estatística descritiva relacionando os resultados com as discussões teóricas que embasam a pesquisa. Os resultados obtidos foram de que as mulheres no geral nãoidentificamquesuabelezasejacorrespondenteao padrão de beleza veiculado nas redes, sendoestepadrãorelacionadoprioritariamenteàmagrezae a algo irreal e, portanto, não sendo favorável à autoestima das mulheres. O presente estudo propiciou um conhecimento inicial acerca dos sentidos que as usuárias de redes sociais atribuem ao padrão de beleza, sugere-se que se façam mais pesquisas para ampliar o conhecimentoacercadasconsequênciaspsicológicasacarretadaspeladisseminaçãodopadrão de beleza nas redes sociais.

Palavras-chave

beleza, mulheres, redes sociais

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