Experiência religiosa de estudantes de psicologia com profissão a fé associada ao cristianismo: um estudo de caso a luz da teoria
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Data
2021-12-14
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Schiavo, Oliboni Anderson
Orientador
Santos, Gomes Souza Quele
Coorientador
Resumo
A espiritualidade e a religiosidade, muitas vezes fazem parte da constituição do ser
humano. Em algumas situações, a falta do diálogo no contexto acadêmico entre conhecimento
científico e a religiosidade/espiritualidade dos estudantes de psicologia, podem trazer
consequências ao longo da graduação e, posteriormente, na atuação profissional. A partir do
exposto, o presente estudo objetivou compreender como estudantes de psicologia vivenciam a
experiência religiosa antes e após o ingresso no curso de Psicologia. Para isso, foi realizado
um estudo de caso, de caráter exploratório, abordagem qualitativa e corte transversal.
Participaram deste estudo cinco estudantes de psicologia, de ambos os sexos, com idade entre
25 e 59 anos que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado sobre experiência
religiosa antes e após o ingresso no curso de Psicologia. Os relatos dos participantes foram
submetidos a análise de conteúdo. De acordo com o relato dos estudantes, não foram
evidenciados conflitos entre o que os estudantes aprendem na graduação e suas crenças
religiosas/espirituais. Contudo, se tornaram menos religiosos, desenvolvendo mais a dimensão
espiritual. Além disso, constatou-se que, segundo os participantes, o contexto acadêmico, não
proporciona um ambiente que favoreça a discussão da religiosidade/espiritualidade entre os
estudantes. Nesse sentido, tendo em vista o número de pessoas religiosas no Brasil, torna-se
necessário investigar os motivos pelos quais o contexto universitário não é considerado um
ambiente propício a discussão de temas relacionados a religião e espiritualidade
Palavras-chave
Estudantes de psicologia, religião, conflito