Publicidade inclusiva: uma análise das campanhas do Hipermercado Extra e da Coca-Cola
Carregando...
Data
2021-12-20
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Rodrigues, Gabriela Trindade
Orientador
Gambin, Aline
Coorientador
Resumo
O presente artigo faz uma análise das campanhas “Meus selinhos de descontos” do Hipermercado Extra, e “Share a Coke”da Coca-Cola. A análise visa questionar a inclusão na publicidade, averiguando se as propagandas estão aptas a chegarem a pessoas com audição e visão limitadas, fazendo uso das ferramentas adequadas de comunicação para cada grupo de pessoas. Analisamos o impacto das campanhas na representatividade dos grupos minoritários, e a sua acessibilidade nas mensagens comunicacionais. Para tal, usamos os conceitos de publicidade e propaganda, com o aporte teórico de Sant’anna (1999) e Sampaio (1999), inclusão social (WERNECK, 2000) e em conjunto de leis que garantem direito às pessoas com deficiência. Por fim, concluímos que a publicidade inclusiva é uma necessidade da sociedade atual, e mais do que nunca, algo imposto e cobrado pelas pessoas. A inclusão é pauta de muitos debates, seja social, racial ou física e é cobrada diariamente na internet e fora dela, seja pela representatividade na mídia, ou pela utilização de recursos acessíveis que visam garantir o entendimento dos conteúdos comunicacionais.
Palavras-chave
Publicidade inclusiva, Inclusão Social, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual