Os impactos das tecnologias de informação e comunicação (TICS) no atendimento psicológico
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Data
2021-11-29
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Amaral, Bianca
Freitas, Gabriela
Beltrão, Melina
Orientador
Picinini, Túlio
Coorientador
Resumo
Este artigo tem por objetivo verificar quais são os impactos provenientes da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos atendimentos psicológicos nos últimos anos. Somado a isso, é possível observar também a evolução dos atendimentos clínicos desde sua concepção até a esta nova modalidade prática de assistência aos pacientes sob a perspectiva da abordagem Psicanalítica. No decorrer de todo o desenvolvimento deste estudo, teve-se como meta responder a seguinte questão: Qual tem sido o impacto, positivo ou negativo, no atendimento psicológico mediado pelas Tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o psicoterapeuta e para o paciente? Para isso, foram analisados alguns estudos experimentais, por meio da pesquisa bibliográfica, de artigos científicos e publicações que trouxessem resultados práticos sobre o objeto da pesquisa, além de fazer um apanhado histórico das legislações dispostas pelo órgão regente da classe, Conselho Federal de Psicologia (CFP), à respeito dos atendimentos psicológicos mediados
por TICs.
Palavras-chave
TICs, Psicanálise, Resolução, CFP