Atendimento online em tempos de pandemia do coronavírus: os desafios para a Psicologia

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Data
2021-12-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Costa Lima, Caroline
Cristina Damasceno, Ariane
Emanoela Moreira Silva, Carmen
Orientador
Regina Pereira Couto, Henriqueta
Coorientador
Resumo
Em fevereiro de 2020, a transmissão da Covid-19 se espalhou e causou um rápido aumento de novos casos e mortes, o que chamou a atenção do Ministério da Saúde. Isso fez com que a maioria das atividades fossem feitas em casa e causasse um aumento do distanciamento social, além de trazer muitas mudanças para o mercado de trabalho, dentre elas para a profissão de Psicologia. Em abril de 2020, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma nova Resolução suspendendo alguns artigos da Resolução CFP nº 11/2018, que restringia e condicionava a prestação de serviços psicológicos online. Diante disso, faz-se necessário compreender não somente os desafios, mas as estratégias utilizadas pelos profissionais, buscando apresentar este novo contexto para a categoria. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, que traziam relatos de experiências de atendimento psicológico online no período da pandemia (março de 2020 a agosto de 2021). Finaliza-se esta pesquisa ciente de que ainda há muito assunto a ser discutido sobre a profissão neste momento atual, mas que este artigo é uma contribuição importante de compilação e análise de diversas experiências. Além disso, acredita-se que, a partir desses estudos, os psicólogos terão um novo olhar sobre o atendimento online que, embora exija mais preparação, traz possibilidades que não são possíveis no ambiente presencial.

Palavras-chave
Atendimento Online, Psicologia, Relato de experiência, Pandemia, COVID-19, Plantão Psicológico, Telepsicologia
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