Formação continuada: o ponto de vista dos professores de educação física escolar em diferentes ciclos de profissionalização
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Data
2021-09-21
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Amorim, Kleison
Orientador
Filgueiras, Isabel
Coorientador
Resumo
No Brasil as discussões sobre formação continuada de professores foram
impulsionadas no período de redemocratização do país. O interesse pelo tema
advinha da necessidade de ajustar a educação às necessidades da nova democracia.
Houve aumento da produção científica e de iniciativas governamentais de promoção
da formação continuada. No entanto, estudos mostram que as atividades de formação
desenvolvidas pelas instâncias governamentais, muitas vezes, não dialogam com a
prática pedagógica docente. No campo da Educação Física, a realidade não é
diferente: investigações apontam que a formação contínua não atende às
necessidades dos professores nos diferentes ciclos de profissionalização. Diante
desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar como professores de Educação
Física, em diferentes momentos do ciclo de vida profissional, avaliam o papel da
formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação para seu
desenvolvimento profissional. Mais especificamente, o trabalho pretende: 1 -
Identificar o momento do ciclo de profissionalização em que os professores da rede
de ensino investigada se encontram; 2 - Identificar conquistas e desafios da formação
continuada para o desenvolvimento profissional segundo docentes que dela
participaram; 3 - Identificar se há diferenças de avaliação conforme o ciclo de
profissionalização em que estão os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
em duas etapas. Na etapa 1, o instrumento de coleta utilizado foi um questionário
on-line enviado para todos os 140 professores da rede de ensino estudada, com
duração de 30 minutos. Na etapa 2, o instrumento foi o grupo focal. A partir das
respostas ao questionário, formaram-se 4 grupos focais com 2 a 7 professores. Grupo
A: professores com 1 a 3 anos de experiência. Grupo B: professores com 4 a 10 anos
de experiência. Grupo C: professores de 10 a 20 anos de experiência. Grupo D:
professores com mais de 20 anos de experiência. Os dados foram tratados por meio
da análise de conteúdo temático realizada em três etapas: pré-análise, descrição
analítica e interpretação dos referenciais acerca dos objetivos propostos para o
estudo. A pesquisa através dos olhares dos docentes mostrou a importância do estudo
na rede sobre os ciclos de profissionalização docente, valorizando o momento de cada
professor, repensando moldes para atender a essas necessidades formativas. Em
relação aos diversos modelos formativos desenvolvidos pelas gestões também houve
uma divisão sobre qual seria o melhor para atender a esse público de professores,
com isso os olhares da pesquisa também encontraram algumas fragilidades e
valorização dos encontros formativos, entretanto ficou evidente que para ser efetivo é
preciso escutar os professores e juntos construírem um modelo que atenda a todo o
grupo.
Palavras-chave
Formação continuada, Educação Física, Formação de professores, Ciclos de profissionalização