Análise sobre a utilização do mercado automobilístico japonês como ferramenta de Soft Power durante o século XX

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Data
2021-12-10
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira, Filipe
Lins, Thales
Batista, Vinicius
Lima, Yasmin
Orientador
Sanches Lira, Paulo Vitor
Coorientador
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o possível uso da estratégia de Soft Power utilizando-se especialmente de sua indústria automobilística durante o século XX. Para isso o artigo aborda os conceitos fundamentais de Soft Power criados pelo renomado teórico de relações internacionais, Joseph Nye. Em seguida, é abordado a história recente da industrialização japonesa, desde o declínio do Xogunato Tokugawa até o período pós ocupação americana em solo japonês depois da segunda guerra mundial. Na última parte é abordado todo o desenvolvimento da indústria japonesa, passando pelo período em que era apenas um pequeno mercado que mal supria as próprias necessidades, sendo incomparável as três grandes companhias de Detroit. Até os dias atuais, onde a maior fabricante de carros do mundo é a japonesa Toyota, uma das, se não a mais importante empresa para todo esse desenvolvimento.

Palavras-chave
Japão, Automobilistica, Soft Power
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