Medicina Veterinária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 365
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) ROMERO, Giulia de Leon
    Esse trabalho visa descrever, o estágio curricular supervisionado da autora de 440 horas, em um hospital veterinário 24 horas, como isso a autora traz casuísticas acompanhadas na parte de atendimento clínico, internação, cirurgias e exames de imagem. O trabalho também apresenta um relato de caso clínico cirúrgico de corpo estranho linear em gatos em que necessitou de uma laparotomia exploratória e teve que ser realizado gastrotomia e enterotomia.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) RECKZIEGEL, Tiago Hoff
    O relato de caso tenta sugerir um insulinoma através de imagens ultrassonográficas.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) RODRIGUES, Alana Torely Martin
    O setor de logística desempenha um papel vital na cadeia de produção e distribuição de produtos, sendo responsável pelo transporte do produto final até o consumidor. A qualidade e segurança dos alimentos são de suma importância e o treinamento dos colaboradores é crucial para isso. Nesta intervenção é abordada a importância do treinamento dos colaboradores do setor da logística para que assim o produto pronto continue mantendo os padrões de qualidade até o final da cadeia logística, quando chega ao consumidor.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) PERTILE, Greice Kelly Sasso
    A DMD, também chamada de Degeneração Valvar Mixomatosa ou Endocardiose (NELSON & COUTO, 2015), caracteriza-se pelo processo degenerativo e crônico da válvula mitral, associada ou não com a válvula tricúspide (30% dos casos) e, raro, com a pulmonar e a aórtica (KEENE et al., 2019; PASCON, 2023). Cardiopatia mais comum em cães, a DMD representa 75% das incidências. Raças de pequeno porte, machos e idosos são predispostos, com progressão lenta (KEENE et al., 2019). As raças Bull Terrier e Cavalier King Charles Spaniel possuem predisposição a desenvolver precocemente a disfunção (NELSON&COUTO, 2015; PETRUS et al. 2020).
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) ALMEIDA, Fabio Guimarães de
    Neste trabalho podemos concluir que a leptospirose causa prejuízos econômicos voltado a bovinocultura de corte na parte reprodutiva, doença silenciosa com poucos sinais clínicos, infertilidade e retorno ao cio em animais criados em boas condições alimentares e imunológicas, evidenciou-se a maior titulação do sorovar L. Gryppotyphosa estando esta cepa fora da cobertura imunológica das vacinas comercias, contradizendo o que a literatura traz sobre imunidade cruzada deixando aqui uma pergunta para ser debatida em um novo trabalho.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estagio Supervivisionado
    (2024-07) MATTEI, Lisandro Souza
    O presente relato de caso visa demonstrar o processo de cicatrização de feridas em um paciente felino tendo como base do tratamento a utilização da ozonioterapia e outras técnicas de fisioterapia veterinária.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) FERRONATTO, Ursula Machado
    A rinoscopia exploratória pode ser necessária, podendo constituir-se numa parte vital da terapia na fase inicial da formação de um tumor (YOSHITOSHI, 2003), pois possibilita a avaliação das cavidades nasais de forma direta e minimamente invasiva, auxiliando o diagnóstico e na coleta de material para exame citológico, exame histopatológico e cultura (AULER, 2010). A cavidade nasal é a primeira barreira do trato respiratório, sendo filtro de agentes infecciosos, alérgicos e substâncias tóxicas presentes no ar. Por ser a porta de entrada, atua como condutor, aquecimento e umidificação do ar (RICALDI, 2020). As neoplasias nasais podem surgir de qualquer um dos tecidos que formam as estruturas incluindo osso, cartilagem, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e todos os diferentes tipos de células das glândulas e do epitélio de revestimento nasal (FORMIGHIERI et al., 2012). Os resultados histológicos mais comuns são os carcinomas, sendo mais frequente o adenocarcinoma, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma indiferenciado (GALVÃO, 2022). A grande maioria dos cães com tumores nasais, apresenta no momento da anamnese uma história crônica de sangramento, espirros e descargas nasais mucopurulentas, inicialmente intermitentes e progressivas, e com maior frequência unilaterais, podendo posteriormente tornar-se bilaterais (MESSIAS, 2008). Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um cão com diagnóstico através de rinoscopia de carcinoma moderadamente diferenciado na cavidade nasal.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Relatório supervisionado de estágio
    (2024-07) FONSECA , Ruth Ely da Silva
    O estágio foi realizado na empresa Pets Life, distribuidora de produtos veterinários nos estados do Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), que ocorreu no período de 5 de março a 7 de junho de 2024, totalizando 440 horas. O estágio foi realizado com a supervisão local da Médica Veterinária (M.V.) Natalia Janovik e orientação da M.V. Msc. Dra. Ana Carolina Barreto Coelho. Durante o estágio, foram realizadas visitas técnicas a clínicas, hospitais e consultórios veterinários a fim de apresentar os medicamentos veterinários da empresa Ourofino®. Também foram ministrados treinamentos técnicos sobre os produtos, sua utilização e indicação de como realizar ações para aumentar a demanda nestes clientes. Além disso, a graduanda pôde participar de treinamentos diretamente do laboratório e de reuniões comerciais com o restante da equipe
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) MORAES, Savanna Pedrozo de
    Envenenamentos causados por aranha em animais de estimação são comuns em países tropicais, sendo uma das mais comuns no Brasil a Loxosceles. O loxoscelismo é o quadro clínico causado pela picada de aranhas do gênero loxosceles spp., popularmente conhecida como aranha marrom, o qual pode apresentar-se de duas formas distintas, cutânea e cutâneo-visceral, cuja incidência varia de 84% a 97% e 3% a 16%, respectivamente (COLLACICO, K. et al., 2008 e APPEL MH., 2006). A forma cutânea é caracterizada por alterações clínicas locais, mediante o aparecimento de uma lesão inflamatória no local da picada, com presença de edema leve e eritema que evolui para uma ferida dermonecrótica, devido a ação das enzimas esfingomielinase D e fosfolipase D (COLLACICO, K. et al., 2008 e AGUIAR VG, et al., 2021).
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) FERREIRA, Rodrigo Delucis
    O estágio foi realizado na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), situada na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desenvolvido no período de 21 de fevereiro de 2024 a 28 de junho de 2024 e totalizou a carga horária de 440 horas.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio supervisionado
    (2024-07) MACHADO, Alexandra Rodrigues Fraga
    O trabalho a seguir visa descrever o estágio obrigatório curricular realizado pela acadêmica Alexandra Rodrigues Fraga Machado, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), entre os dias 20 de fevereiro de 2024 à 03 de junho de 2024, o estágio ocorreu com uma carga horária de 6 horas (h) diárias, totalizando 450 h. O local da realização do estágio foi na Artemísia Fisioterapia Veterinária, sob a supervisão da Dra. Médica Veterinária e proprietária Laura de Campos Farezin, e da orientadora da instituição, a Médica Veterinária Fisiatra Janaína Fleck Uberti Durand. O presente trabalho irá relatar um caso, para a conclusão do curso de Medicina Veterinária, na qual a acadêmica acompanhou diversos atendimentos de forma domiciliar, na área de fisioterapia veterinária em pequenos animais.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) CARDOSO, Nicole Menegassi
    O objetivo do relatório é descrever os serviços oferecidos pela Anivet Cuidados Veterinários e Estéticos LTDA e as atividades exercidas pela acadêmica ao longo da experiência no local, além de relatar um caso acompanhado durante o período de estágio curricular supervisionado, realizado como requisito parcial para conclusão do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ritter dos Reis.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) SANTOS, Carolina Silva dos
    O Brasil possui um rebanho de 234,35 milhões de cabeças de gado, sendo Mato Grosso o estado com o maior rebanho do país, com 34,246 milhões de cabeças (IBGE, 2022). No entanto, o trabalho para constituir um rebanho desse porte vem sendo executado ao longo dos anos através do desenvolvimento de pesquisas, onde estima-se significativo impacto no melhoramento genético através da inseminação artificial, angariando consideráveis ganhos produtivos e econômicos (BARUSELLI, 2020). No ano de 2023 obteve-se um aumento de 298,9% de exportação de gado vivo, comparado com 2022 (ABIEC, 2024). A exportação movimentou nos últimos 11 anos US$3,9 bilhões, com 4,7 milhões de cabeças de gado embarcadas, tendo um faturamento médio anual de US$358,00 milhões (TORRES; OLIVEIRA, 2024). Todos os elementos que determinam uma produção mais rentável, como o gerenciamento de todo o processo, o uso intensivo da área para a produção de forragem, a eficiência reprodutiva, a menor idade ao primeiro parto e a adequação do genótipo ao ambiente são pontos cruciais para o sucesso da atividade (BERGAMASCHI; MACHADO; BARBOSA, 2010). A falha na reprodução é um dos mais importantes fatores que limitam o desempenho da pecuária de corte brasileira levando a um baixo índice de desfrute do rebanho, que se dá principalmente pela elevada idade no que se refere ao primeiro parto e à baixa taxa de gestação das matrizes (FREITAS; SOUZA; MOREIRA, 2011) Com tudo, visando melhorar os índices, os produtores veem a necessidade de intensificar a eficiência reprodutiva, que significa diminuição de intervalo entre gerações e diminuição da idade no primeiro parto (GODINHO, 2015). Conforme disse o médico veterinário Leonardo Souza em entrevista para a empresa Scot Consultoria, embora ainda não seja aplicada em todas as fazendas brasileiras, emprenhar novilhas com 14 meses de idade será uma característica que as propriedades voltadas à recria terão que buscar caso queiram se perpetuar nos negócios e seguirem competitivas (ALVES NETO, 2020). Novilhas que alcançarem a puberdade precoce aos 14 meses, conceberão seus terneiros com idade de 23 meses, melhorando o desempenho máximo da sua categoria, gerando um aumento de lucros para os produtores e maior entrega de terneiros durante sua vida útil (RODRIGUES, 2012). Visando mostrar a importância e maior lucratividade do mercado de cria no nosso país, esse trabalho objetiva elaborar um projeto para orientar as propriedades no processo de melhorar a precocidade reprodutiva de suas novilhas, preparando-as desde o nascimento até a estação de monta.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) SANTOS, Narhaly Rodrigues
    É de conhecimento geral que os animais silvestres e exóticos, considerados pets não convencionais, vêm ganhando espaço na rotina de clínicas e hospitais veterinários. A crescente casuística de porquinho-da-índia (Cavia porcellus) como pet não convencional na clínica de animais silvestres traz a importância de aprofundarmos os estudos sobre essa espécie. Pertencentes à ordem Rodentia, possuem corpo compacto, com pescoço e membros curtos e ausência de cauda. Além disso, têm um único par de glândulas mamárias na área inguinal. Porquinhos-da-índia têm sido cada vez mais comumente diagnosticados com neoplasias. Pode-se relacionar este fato diretamente ao aumento da expectativa de vida desses animais, ou a fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais. O presente trabalho visa descrever um caso clínico de adenocarcinoma tubular mamário diagnosticado em um porquinho-da-índia, acompanhado pela acadêmica durante seu período de estágio curricular supervisionado.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de Estágio Curricular Supervisionado
    (2024-07) CANTERGI, Ilana Cantergi de
    A inflamação retrobulbar é uma doença comum em cães que pode se apresentar na forma de celulite e abscesso (DENNIS, 2000; BOROFKA et al., 2007, ARMOUR et al., 2011). As causas mais comuns relatadas são corpo estranho, infecção via hematógena, extensão direta de uma doença dental (tipicamente do quarto pré-molar, primeiro e segundo molares da maxila), sinusite, osteomielite, otite crônica e inflamação de glândula salivar (WANG et al., 2009, Simon A.Pot, Katrin Voelter, Patrick R. Kircher. In: Veterinary Ophtalmology: Volume 1, 6 ed. Edited by Kirk N. Gellat, Gil Bem-Shlomo, Brian C. Gilger, Diane V.H Hendrix, Thomas J. Kern and Caryn Plummer. 2021 John Wiley & Sons, Inc p.879). A causa iatrogênica advinda de uma inadvertida penetração da órbita durante um tratamento dentário também já foi descrita (WANG et al., 2009). Entretanto, a causa principal permanece não identificada (WANG et al., 2009, ARMOUR et al., 2011). Cães com doença orbitária inflamatória frequentemente tem uma história de sinais clínicos agudos, que incluem dor na palpação periorbital e ao abrir a boca, edema da mucosa oral logo atrás do último molar superior, exoftalmia, protusão de terceira pálpebra, estrabismo e resistência ao movimento de retropulsão. Os sinais que afetam o globo ocular geralmente são hiperemia, ceratite ulcerativa secundária à lagoftalmia e exposição, edentação do globo ocular no exame de fundoscopia, anormalidades nos reflexos pupilares, exsudato seroso ou muco purulento e, às vezes, perda da visão (Simon A.Pot, Katrin Voelter, Patrick R. Kircher. In: Veterinary Ophtalmology: Volume 1, 6 ed. Edited by Kirk N. Gellat, Gil Bem-Shlomo, Brian C. Gilger, Diane V.H Hendrix, Thomas J. Kern and Caryn Plummer. 2021 John Wiley & Sons, Inc p.879-880). Devido ao fato que o exame direto da órbita é limitado, o diagnóstico de doença retrobulbar é feito geralmente por via oftálmica e exame físico, mas outras técnicas diagnósticas são usualmente necessárias para caracterizar e avaliar a extensão da doença. Técnicas diagnósticas avançadas de imagem incluem a ultrassonografia da órbita, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Citologia, cultura bacteriana e sensibilidade aos antibióticos também são métodos diagnósticos empregados. Dessa forma, o padrão ouro para diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias orbitárias envolve exames de imagem avançados, amostras coletadas e diagnosticadas e tratamento com medicações sistêmicas como antibióticos e anti-inflamatórios para resolver a infecção e diminuir a inflamação Quando possível e indicado, a drenagem via a fossa pterigopalatina deve ser realizada (DENNIS, 2000; BOROFFKA et al., 2007; WANG et al., 2009). O prognóstico na maioria dos casos é bom, contudo, pode haver complicações. Assim, a importância do clínico conhecer e entender a anatomia e fisiologia da região, saber quais são os patógenos potenciais para escolher qual melhor técnica diagnóstica e tratamento é a chave para que decisões corretas e efetivas sejam efetuadas para resolução de cada caso (Simon A.Pot, Katrin Voelter, Patrick R. Kircher. In: Veterinary Ophtalmology: Volume 1, 6 ed. Edited by Kirk N. Gellat, Gil Bem-Shlomo, Brian C. Gilger, Diane V.H Hendrix, Thomas J. Kern and Caryn Plummer. 2021 John Wiley & Sons, Inc p.893-896).
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) OLIVEIRA, Gabriela Bauer de
    O presente trabalho visa descrever as atividades exercidas, bem como a casuística acompanhada durante o período de estágio curricular supervisionado, além de apresentar o relato de caso de um canino acometido por Doença do Disco Intervertebral e o protocolo fisioterápico utilizado em seu tratamento.
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) VIEIRA, Marcos Gabriel Gama
    O presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado e apresentar um relato de caso de: substituição de rotulagem e fraude econômica
  • Relatório de estágio Acesso aberto
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) OLIVEIRA, Luíza Nunes de
    Este relatório de estágio curricular visa minuciosamente relatar uma enriquecedora experiência prática acompanhada, descrevendo com riqueza de detalhes as diversas atividades desempenhadas durante o período de estágio curricular supervisionado. Este estágio foi realizado como parte obrigatória e parcial para a conclusão do curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Ritter dos Reis, constituindo-se em um momento crucial para a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica. Além disso, a proposta do relatório foi trazer um detalhado relato de caso acompanhado durante o período de estágio curricular, possibilitando um estudo minucioso e aprofundado sobre a Osteocondromatose Sinovial e o tratamento utilizado, buscando incessantemente a melhora do paciente. Este estudo de caso oferece uma oportunidade singular para aplicar os conhecimentos teóricos na prática clínica, além de contribuir para a ampliação do entendimento sobre as abordagens terapêuticas utilizadas na medicina veterinária. Este relatório pretende não apenas relatar as experiências vivenciadas durante o estágio, mas também analisar criticamente as práticas observadas, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional da estudante.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) MANASSERO, Juliana Picoral
    O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniRitter é composto por diversas disciplinas teóricas e práticas distribuídas em dez semestres conforme a grade curricular. O último semestre é a etapa a ser cumprida com o estágio curricular obrigatório. Este é o momento em que o aluno tem a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que estudou durante sua formação acadêmica, vivendo de perto as experiências e desafios reais do cotidiano de um médico veterinário. Além disso, é o momento em que o aluno faz a escolha, não definitiva, da área a qual mais teve afinidade, podendo ser um passo muito importante para o encaminhamento de sua carreira profissional. Este momento é de suma importância, por isso deve ser realizado em um local onde o aluno possa se sentir à vontade para questionar, aprender e praticar. O estágio curricular supervisionado foi realizado na Sul Vet Clínica Veterinária, localizado na Av. Otto Niemeyer, 1535 - Camaquã, Porto Alegre - RS, com início em vinte de fevereiro de 2024 e término em cinco de junho de 2024, totalizando 440 horas. Estas horas foram distribuídas em seis horas diárias de segunda -feira a sexta-feira, intercalando entre turnos da manhã e tarde, para contemplar todos os tipos de atendimentos dentro do horário de funcionamento da clínica. Na Sul Vet Clínica Veterinária os estagiários curriculares são encaminhados aos setores de interesse conforme orientação da MV Alesandra Bouzas, tendo a liberdade diante dos serviços que a clínica oferece aos clientes, especializados em clínica e cirurgia de pequenos animais domésticos. A clínica tem uma demanda diversificada de atendimentos e casos diferenciados, muito por atender a baixo custo e ser referência no encaminhamento de pacientes críticos advindos de outros estabelecimentos e protetores de animais resgatados. O presente relatório tem como objetivo descrever e quantificar as atividades realizadas durante o estágio curricular em Medicina Veterinária na clínica Sul Vet, como por exemplo, atividades práticas na internação de pequenos animais, princípios de cirurgia, atendimentos clínicos, especialmente em cães e gatos, nos mais diversos casos encontrados. Além disso, este trabalho relata um caso clínico de um canino que foi diagnosticado com um tumor venéreo transmissível (TVT). Toda a prática alcançada neste período de estágio serve de base para desenvolvimento profissional do aluno, tendo em vista o acompanhamento de diversos casos clínicos importantes e a convivência com profissionais de excelente competência.
  • Relatório de estágio Acesso fechado
    Relatório de estágio curricular supervisionado
    (2024-07) SIMÃO, Beatriz Lopes
    O estágio supervisionado obrigatório é um componente necessário para a conclusão do curso de medicina veterinária do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), pois possibilita o aprendizado prático da área escolhida, além de aperfeiçoar os conhecimentos e técnicas adquiridas ao longo da graduação. O local de escolha da discente foi o Setor de Patologia Veterinária (SPV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), situado em Porto Alegre no Rio Grande do Sul (RS), cumprindo as 440 horas previstas pelo currículo, no período de março de 2024 a maio de 2024. Devido à grande afinidade e interesse pela área de patologia veterinária a estudante acompanhou a rotina do laboratório como coletas de citologias, exames necroscópicos, exames histopatológicos e citopatológicos, a fim de vivenciar o mercado de trabalho na área da patologia veterinária e aperfeiçoar as técnicas aprendidas durante a formação acadêmica. Além de presenciar as aulas da graduação e pós-graduação, acompanhando a vivência dos alunos de outra instituição e instigando a possibilidade de uma futura docência. Portanto, todas as atividades foram realizadas com os devidos equipamentos de proteção individual (EPI’s) e sob supervisão de um médico veterinário capacitado. O presente relatório tem como objetivo descrever a rotina acompanhada durante do estágio supervisionado obrigatório, requisito parcial para conclusão do curso, e relatar um caso de tuberculose canina por Mycobacterium microti.