Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manifestação patológica: fissurações em edificações de concreto armado
    (2023-12) FRANÇA, Karollyne Pinto de
    O presente artigo, apresenta uma das manifestações patologias mais comuns na engenharia civil, que seria a manifestação causada por fissuração. O fenômeno de fissuração em uma estrutura de concreto armado é a manifestação da peça estrutural de que seu esforço de resistência não está sendo, ao menos em parte, suficiente para resistir aos esforços de toda a edificação. As fissuras podem ser minimizadas já na fase de projetos, as estruturas precisam movimentar com isso os profissionais precisam desenvolver detalhes que possibilitem essa movimentação sem que caracterize falha ou defeito da estrutura.O estudo das manifestações patológicas nas construções é de grande importância na busca de qualidade dos processos construtivos e na melhoria da habitabilidade e durabilidade das edificações. A metodologia adotada, segundo o objetivo trata-se de uma pesquisa através do método bibliográfico, uma vez que foi feito um estudo, tendo como fonte de informações, documentos diversos como laudos técnicos bibliograficos e artigos. Através de uma análise em 5 (cinco) artigos nos últimos anos informações com registro fotográfico sobre as patologias em estruturas de concreto armado foram abordados, além de ênfase em ninhos de concretagem e exposição de armaduras. Outras imagens, de acordo com os autores abordados e suas respectivas pesquisas da área. Mediante os resultados e discussões destacam a complexidade e a interconexão de fatores que contribuem para as fissuras em estruturas de concreto armado. Problemas comuns, relacionados e descritos de forma direta ou indireta a alvenarias, como: Fissuras em paredes estruturais e paredes de vedação. Formação de eflorescências. Penetração de água em fachadas. Descolamento de revestimentos. Alterações químicas nos materiais de construção. Portanto, é preciso que todas as empresas que trabalham no ramo de construção civil fiquem atentas aos avanços da tecnologia e às novas oportunidades de desenvolvimento, pois assim obtem uma boa vivência das suas futuras edificações.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estrutura predial: etapas para obras residenciais
    (2023-10-09) SOUSA JUNIOR, Paulo Cesar de; SOUZA, João Pedro Oliveira de
    Compreender todas as etapas para a realização da construção predial é de extrema importância para garantir o sucesso e a qualidade do projeto. Cada etapa esempenha um papel crucial na estrutura predial e no processo de construção, desde o lanejamento inicial até a conclusão da obra. O estudo teve objetivos, apresentar através de um estudo bibliográfico as etapas essenciais para a estrutura predial dentro da construção civil. Além de enfatizar os riscos de elaborar e colocar em prática projetos de construção civil sem o planejamento estrutural adequado e descrever a função de cada elemento estrutural a exemplo dos pilares, vigas e lajes para os serviços executados e impacto na finalização de uma obra. Para a realização do estudo seguiram os pressupostos da pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de perspectiva descritiva, a partir de uma revisão bibliográfica de produções científicas em bases de dados que abordam assuntos relevantes com o tema proposto. Com base nas produções, viu-se que é por meio dessas discussões que outras perspectivas surgem, e permitem contribuir com a produção do conhecimento sobre esse assunto. Dessa maneira, esse estudo permitiu contribuir e possibilitar a conscientização de melhores práticas na construção predial/residencial; valoração de todas as etapas da construção, sobretudo porque, o atendimento ético e coerente das etapas pode resultar em edificações mais seguras, duráveis, eficientes e responsáveis. O conhecimento dessas etapas é fundamental para garantir que uma construção seja realizada de forma eficiente, segura e de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do surgimento de fissuras e trincas nas dependências da Comunidade Doce Mãe de Deus: um estudo de caso
    (2023-06-28) Marinho, Brenda Bezerra de Souza
    Em virtude do desenvolvimento tecnológico, ao longo do tempo, houve algumas transformações na indústria da construção civil, no que tange desde a concepção de novos materiais e equipamentos até diferentes técnicas construtivas. Em muitos países, a evolução acelerada se deu devido à crescente demanda de novas edificações no mercado, o que acarretou também grandes riscos. No Brasil, isso não é diferente, uma vez que as construtoras exigem obras cada vez mais aceleradas e econômicas para atender sua demanda e acabam desprezando a atenção aos detalhes executivos. Tais detalhes, uma vez não executados, podem causar as chamadas anomalias, o que prejudica o desempenho de uso e operação da edificação requerido em projeto, além de promover sua deterioração precoce. Dentre as principais anomalias comumente encontradas nas edificações, destaca-se a presença de fissuras e trincas, seja na estrutura, na alvenaria de vedação ou nos revestimentos argamassados e cerâmicos. Este presente trabalho, caracterizado como um estudo de caso, foi elaborado a partir de uma análise do surgimento de fissuras na edificação em anexo a Comunidade Doce Mãe de Deus, localizada na cidade de João Pessoa – PB. Através de uma investigação patológica, envolvendo vistorias no local, coleta de dados em campo e registros fotográficos das fissuras aparentes, esse estudo objetiva identificá-las, classificá-las e apontar suas prováveis causas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Produção de blocos intertravados de 16 faces com adição de cinzas e agregados de fibra de borracha de pneus.
    (2023-06-21) COSTA, Patrício de H.
    O presente Artigo, mostra algumas possibilidades para o método construtivo de forma artesanal, acerca da produção de artefatos de concreto pavers, com substituição parcial e total dos agregados miúdos, por compósitos oriundos do processo de recapagem de pneus. Esse processo produtivo de blocos intertravados é uma produção de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O que se vislumbra nessa produção e destinação correta de subprodutos de pneus que seriam descartados de forma irregular, podendo causar contaminação do solo. Esse compósito pode ter seu reaproveitamento como insumo, sendo inserido em processo produtivo, substituindo parte do agregado miúdo natural por fibra de raspa de pneus. Outro ponto dar-se-á na implementação de cinzas, como reforço ao elemento ligante hidráulico. As cinzas em sua composição apresentam propriedades pozolânicas, semelhantes as que são produzidas com o cimento, e neste caso o tipo escolhido foi CP II. A incorporação de cinzas no traço possibilita uma redução dos custos operacionais com a produção, permitindo uma resistência adicional ao cimento. No entanto a pesquisa contemplou pesagem de matérias primas e produtos acabados, avaliação dimensional, ensaios de resistência à compressão axial e índice de absorção de água, entendendo que por norma a aceitação dos artefatos de concreto é condicionada à resistência à compressão igual ou superior a 35 MPa, o lote em que se observou tal resistência foi o de 10% de substituição do agregado miúdo por fibra de pneus.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Benefícios da telha termoacustica
    (2022-12-20) SILVA, Rayane Coelho F. da
    Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar a telha termoacústica, também conhecida como telha sanduíche é um dos melhores modelos de telha quando o assunto é vedação e isolamento. Telha sanduíche é o nome popular da telha termoacústica.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise de manifestações patológicas devido inconformidades existentes em obra: estudo de caso em fundações rasas e profundas
    (2022-06-27) CARNEIRO, Joseildo; BARBOSA, Maria
    O presente artigo tem por finalidade identificar e solucionar manifestações patológicas em estruturas de fundações diretas durante e após o processo de execução de uma obra. Exemplos típicos dessas patologias são trincas e fissuras que são consequência do recalque diferencial, desgaste do concreto por meio da perda de resistência do cimento ou problemas de infiltração devido a penetração de água nas ferragens gerando oxidação. Pretende-se relatar soluções para as patologias existentes nas estruturas, além de abordar as consequências que a sua má execução pode ocasionar. Enfatiza-se ainda que muitas dessas patologias aparecem devido a projetos mal dimensionados, a análise e execução incorreta da investigação do solo, materiais de baixa qualidade visando a economia da construção, falta de mão de obra qualificada e de manutenção preventiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Influência da cura na resistência do concreto
    (2022-06-27) Costa Jr, Edimilson Amancio
    O concreto é um material plástico que se molda adquirindo a forma pretendida antes do processo de endurecimento, constituído de aglomerantes, agregado miúdo, agregado graúdo e água, tem como a sua principal função resistir à esforços mecânicos de compressão. O concreto de cimento Portland é o principal elemento da construção civil e é utilizado fortemente nos elementos estruturais como lajes, vigas, pilares e fundações. O concreto durante sua execução pode ter suas propriedades e características modificadas caso o processo de cura não seja adequadamente realizado. A cura do concreto é um processo que visa garantir condições fundamentais para que ocorra a hidratação evitando assim que aconteça a retração do concreto que podem a vir ocasionar fissuras que não estão previstas no projeto. Dessa forma, a cura deve ser considerada como uma etapa de extrema importância na execução de elementos estruturais, garantindo que o material atinja as características desejadas nos projetos. O sentido desse artigo é contribuir com informações para evitar que ocorra a negligência de uma cura adequada, que muitas vezes são feitas de maneira inapropriada ou até mesmo com a falta dela, sendo assim, a cura é uma etapa de fundamental importância para a garantia de uma boa execução de elementos estruturais. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do presente artigo em pauta, foi de uma pesquisa bibliográfica e documental com base em trabalhos científicos. A comparação desses trabalhos serviu de embasamento no sentido de concluir sobre a importância da cura como etapa importante e constituinte da execução do concreto em obras.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise comparativa dos sistemas construtivos em alvenaria convencional e light steel frame em habitação unifamiliar de interesse social
    (2022-06-22) Farias, Emilly Beatriz da Silva; Gomes, João Pedro de Lima
    A referente pesquisa mostra um estudo comparativo entre os sistemas construtivos feitos em alvenaria convencional e o Light Steel Frame (LSF) que é um método composto por perfis leves de aço galvanizado, para construções habitacionais de interesse social. Desse modo, são mostrados vários aspectos que pertencem ao tema para entender as importantes obras de empreendimento habitacional no Brasil. Entre esses aspectos descritos: o aspecto ambiental, de processo, custo, tempo, qualidade e produtividade. Tendo em vista a intenção de aumentar a produção, diminuir os custos e atender à procura do mercado da construção civil, a indústria procura por compostos diferentes que possam mudar os que são normalmente utilizados. O Light Steel Frame é uma das opções, entretanto o sistema ainda é pouco utilizado no Brasil, trazendo assim a importância desse tema ser colocado em questão. Os resultados mostram que o método LSF se apresenta como um método industrializado, possuindo uma construção limpa, seca, rápida e sustentável e de produção mais rápida. Este trabalho tem por objetivo apontar as diferenças específicas entre os dois sistemas construtivos em suas vantagens, desvantagens e seus custos por meio dos dados apresentados em estudo de caso e coleta de dados na literatura. No estudo de caso o custo da obra através do sistema LSF apresentou-se como menos vantajoso quando comparado à alvenaria convencional, mas outros aspectos se sobressaem tendo em vista que o LSF possui maior viabilidade de execução, devido aos seus prazos serem consideravelmente reduzidos, dessa forma compensando as diferenças exclusivas entre os dois sistemas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fundação em hélice contínua
    (2022-11-24) Silva Filho, João Francisco da; Monteiro, Daniel Carlos
    A engenharia civil vem crescendo de forma avançada, isso pode desfrutar de maravilhas na melhoria de execução de serviços de um modo geral, como exemplo, a ascensão no uso de estacas como recurso construtivo para obtenção de elementos de fundação que atendam às exigências de segurança. Solução rápida, econômica e de pouca interferência, a técnica de hélice contínua monitorada (EHC),o principal foco desse estudo é analisar e apresentar todas as suas principais funções de acordo com as normas NBR 6484 a NBR 6122(2019) e todo o processo de execução de serviço durante o tempo de estágio, que se destaca por uma fundação localizada na cidade de Cabedelo – PB, o estudo feito, foram analisadas as características do solo e suas camadas, a profundidade das estacas, a rotação, a pressão e a velocidade do trado, controle de velocidade de descida e subida do trado com auxílio do painel do próprio maquinário, volume teórico de concreto comparado com o volume real em obra e acompanhamento desde a perfuração até a limpeza final do local após a estaca ser inserida no devido lugar conforme planejado em projeto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Apresentação de um projeto executado com o sistema BIM
    (2022-06-28) Baeta, Nilo
    O sistema BIM para elaboração de projetos é muito procurado por profissionais de engenharias e arquitetura no mercado de trabalho em razão das facilidades e maior qualidade nos projetos feitos utilizando o sistema. Devido a existência de diversos profissionais envolvidos na elaboração de várias disciplinas em um projeto, as quais geram interferências construtivas entre elas mesmas, a compatibilização das diferentes partes possibilita a troca de informações melhorando a qualidade da fase de planejamento, facilitando a execução e a identificação de erros que seriam feitos por interferências entre as diferentes partes oferecendo a facilidade na correção ainda na fase de idealização e planejamento. Já para a fase executiva, com a maior precisão nos orçamentos e grande quantidade de dados utilizados no planejamento, que já foram pré organizados pelo próprio sistema ao fazer o projeto, o planejamento de obras ganha muito mais qualidade. A compatibilização de projetos tem a vantagem de juntar os dados de todos os projetos em um e com isso a documentação pode ser feita automaticamente enquanto está sendo projetado. Um dos programas onde pode se projetar em BIM é o Autodesk REVIT, que permite a criação de famílias e modelos que facilitam e melhoram a qualidade do projeto e com um bom modelo e famílias, projetar fica muito mais rápido, pois podem ser reutilizados em diferentes projetos evitando o retrabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de soluções para divisa de terreno: sapatas submetidas a cargas excêntricas
    (2022-06-20) Oliveira, Matheus David Silva de
    Em face ao elevado aumento nos preços dos materiais de construção civil, aliado ao desafio de aproveita-los racionalmente visando um melhor aporte financeiro em determinados processos executivos, este trabalho objetivou-se a realizar uma análise entre duas soluções de emprego de sapatas submetidas a cargas excêntricas em divisas de terreno: sapatas de divisa com e sem adoção de vigas de equilíbrio. Para isso, utilizou-se o software de cálculo estrutural CypeCAD para realizar o levantamento quantitativo dos materiais estruturais empregados para os dois tipos de fundação, as quais receberam ações atuantes oriundas de uma edificação modelo, do tipo unifamiliar de pequeno porte, projetada com as extremidades dos pilares alinhadas junto às faces de divisa do terreno. A edificação modelo adotada foi de quatro pavimentos e de concepção estrutural em concreto armado, onde à princípio foi lançada no CypeCAD, onde se obteve as cargas nas fundações, para o posterior dimensionamento e detalhamento das sapatas de divisa e vigas de equilíbrio, com base nos parâmetros descritos. Discutiu-se os resultados, destacando-se a economia relativa ao consumo do aço, concreto e madeira, bem como o tempo de execução destas soluções em obras. Concluiu-se que a fundação em sapata de divisa apresentou um consumo de aço, concreto e madeira e um tempo de execução mais elevado comparado à fundação em sapatas de divisa com o uso da viga de equilíbrio.