Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Power Bi em gestão de frotas, análise de manutenções e custo financeiro em uma usina sucroalcooleira
    (2023-06-15) Cavalcanti, Ítalo Gabriel Lopes
    O Power BI é uma plataforma de análise de dados e geração de relatório desenvolvida pela Microsoft©, projetada para capacitar usuários a extrair percepções valiosas a partir de seus dados. Com uma interface intuitiva e amigável, o Power BI permite importar dados de várias fontes, realizar transformações e criar visualizações interativas para facilitar a compreensão e análise dos dados. Uma visão geral do Power BI, destacando seus principais recursos e funcionalidades, são abordados tópicos como a importação de dados, a criação de modelos de dados, a construção de visualizações personalizadas e a publicação de relatórios e painéis interativos. Além disso, são discutidas as vantagens do Power BI no contexto da engenharia mecânica, explorando seu potencial para análise de dados relacionados ao desempenho de motores a combustão, monitoramento de processos industriais, controle de qualidade e muito mais. Exemplos de casos de uso são apresentados para ilustrar como o Power BI pode auxiliar engenheiros mecânicos na tomada de decisões fundamentadas e na identificação de áreas de melhoria em seus projetos e processos. Com base em pesquisas e evidências científicas, também examina a eficácia do Power BI na melhoria da eficiência energética, na redução das emissões de poluentes e no aumento da confiabilidade e durabilidade dos motores. As possíveis limitações e desafios enfrentados ao utilizar o Power BI são discutidos, bem como as soluções sugeridas para otimizar seu uso na engenharia mecânica.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Climatização e renovação de ar no ambiente hospitalar em tempos da Covid-19
    (2023-06) Silva Neto, João Ferreira da
    Os Sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) são utilizados para preservar a temperatura e a umidade do ar interno em níveis saudáveis e confortáveis, puxando o ar externo para dentro, favorecendo para uma ventilação adequada. Um sistema conservado e manuseado adequadamente pode diminuir a disseminação de doenças respiratórias em espaços internos, melhorando a eficiência da troca de ar, reduzindo a recirculação de ar e aumentando a utilização do ar externo. Observa-se que a disseminação constante de uma carga viral em um ambiente sem a renovação de ar pode resultar na contaminação do local. A falta ou deficiência de renovação pode facilitar que aerossóis contaminados permaneçam por mais tempo no ar ou sejam depositadas nas superfícies com maior facilidade. Em um ambiente com pessoas infectadas, respirando e tossindo ou espirrando, a carga viral tende a expandir, assim o aumento da renovação do ar é fundamental, especialmente em ambientes hospitalares que tratam pacientes com variantes da SARS-CoV-2 e estão sujeitos constantemente a fatores contaminantes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Indicadores de manutenção: um estudo de caso em máquinas agrícolas em fábrica de cimento.
    (2023-06-15) Figueiredo, Joelson Thales Vasconcelos de
    Este artigo tem como objetivo diminuir o tempo que as máquinas agrícolas ficam paradas no processo de limpeza e varrição de ruas com implemento de vassoura conectada em um trator dentro de uma fábrica cimenteira que opera na exploração de calcário, fabricação e comercialização de cimento, localizada na cidade de João Pessoa no estado da Paraíba. Este trabalho é um estudo de caso de caráter exploratório, explicativa e documental. Os dados coletados foram feitos a partir de documentos preenchidos pelos próprios operadores das máquinas e verificado pelo supervisor do serviço. No decorrer do estudo os resultados dos indicadores de manutenção: Tempo Médio Entre Falhas (MTBF), do Tempo Médio de Reparos (MTTR) e da disponibilidade foram armazenados e analisados para identificar as possíveis causas para um número alto de paradas. Na sequência um novo estudo foi colocado em prática, agora para identificar as perdas do processo de manutenção e tratá-las. A partir desse estudo conclui-se que a informação de dados aliado com recursos tecnológicos se faz necessários para qualquer empresa sendo ela de grande ou de pequeno porte. Ter um histórico de dados de todos os seus equipamentos é um grande passo para desenvolvimento e controle dos seus ativos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desenvolvimento de protótipo betoneira rebocável
    (2023-06-22) Melo, Thallyson Freire da Silva
    Um protótipo é uma versão inicial ou modelo preliminar de um produto, sistema ou conceito que está sendo desenvolvido. É uma representação tangível ou visual do produto ou ideia final, projetada para testar e validar seu design, funcionalidade e viabilidade antes de ser produzida em larga escala ou implementada totalmente. Os protótipos podem assumir diferentes formas, dependendo do tipo de produto ou sistema que está sendo desenvolvido. Eles podem variar desde esboços ou desenhos conceituais até modelos físicos, maquetes, representações digitais em 3D ou até mesmo protótipos funcionais que se assemelham ao produto final. Nesse caso, o protótipo em questão é de uma Betoneira de 1200 litros.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Celula de hidrogênio e sua utilização como combustível
    (2023-06-21) SILVA JUNIOR, Jose Fabio da
    O princípio do funcionamento da célula a combustível de hidrogênio necessita do hidrogênio e oxigênio para realização do seu trabalho. Seu funcionamento ocorre da seguinte forma: o hidrogênio fica responsável pela liberação de elétrons, os quais reagem diretamente com o oxigênio, durante essa reação ocorre a produção de eletricidade, a qual deixa o vapor como subproduto da reação. O estudo da célula de hidrogênio vem sendo considerado como a energia do futuro pelo simples fato do processo não poluir tanto o meio ambiente, e poder ser utilizado em vários casos, como por exemplo em automóveis e para a geração de energia elétrica, a mesma já mostra uma economia de até 60% se comparado a outros combustíveis. Esse artigo se trata de uma revisão bibliográfica, baseada em artigos e trabalhos recentes para sua construção, onde foi realizado o estabelecimento dos critérios para inclusão e exclusão de estudos e busca na literatura seguida de analise; coleta de dados mediante a definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; análise crítica dos estudos incluídos; e apresentação da revisão integrativa por meio da síntese do conhecimento. As publicações selecionadas são referentes ao período de 2019 a 2023. Seu principal objetivo e mostrar a eficiencia da celula de hidrogenio e os beneficios que a mesma pode trazer para o planeta, tanto em questões ambientais quanto em eficiencia em geração de energia com fontes renovaveis.