Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-12-14
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Lemos, Victor COSTA
Orientador
Deda, Wilson
Coorientador
Resumo
O Marketing Odontológico tem como principal função fortalecer a relação existente entre cirurgião-dentista e paciente, de modo que consiga atrair e manter clientela nesse mercado competitivo atual. Tendo em vista que essa ferramenta influencia diretamente no sucesso dos consultórios, o objetivo geral desse trabalho é analisar o conhecimento de odontólogos do estado de Sergipe acerca do Marketing Odontológico, bem como a sua aplicação nos consultórios. Como objetivos específicos podem ser citados: analisar quais as técnicas de Marketing são utilizadas pelos consultórios do estado de Sergipe; determinar a importância do Marketing Odontológico para esses profissionais; verificar a aplicação do Código de Ética na realização do Marketing específico nesses consultórios. Para isso, foi aplicado um questionário de 11 questões, através da plataforma Google Formulários, para 30 consultórios do estado de Sergipe, acerca do Marketing Odontológico, sua aplicação nos consultórios, sobre o conhecimento do Código de Ética Odontológico e demais assuntos pertinentes. A pesquisa foi realizada totalmente no modo online e posteriormente seus dados foram comparados por meio do programa Excel. Observou-se por meio da pesquisa, principalmente, que o Marketing Odontológico é uma ferramenta essencial para atrair e fidelizar a clientela, como também os investimentos são relativamente recentes com tal ferramenta, sendo utilizadas as mídias sociais como principal método, especialmente o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Assim como, constatou-se que o atendimento diferenciado surge como principal forma de atrair e fidelizar clientes, e, por fim, entendeu-se que os odontólogos participantes da pesquisa detinham um conhecimento normal acerca do Código de Ética Odontológico. Infere-se, portanto, que essa prática se torna imprescindível para esses consultórios, de modo que promove a atração e a fidelização de clientes, como também aproxima o profissional de odontologia do paciente, com o uso, principalmente, de mídias sociais.

Palavras-chave
Atração. Cirurgião-dentista. Marketing.
Citação
Coleções