Relações Internacionais

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O MILAGRE SUL-COREANO: FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE CONTRIBUIRAM PARA O DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO DA CORÉIA DO SUL ENTRE 1961-1979
    (2023-06) Veronezi, Gabriel Amaral
    No presente artigo procurou-se trazer para discussão e análise os possíveis fatores que teriam contribuído para o desenvolvimento econômico sul-coreano. Investigou-se o seguinte problema: “Quais seriam os fatores internos e externos que contribuíram para o desenvolvimento econômico da Coréia do Sul entre 1961-1979.” Cogitou-se a hipótese de que houve de fato grande influência de fatores externos para o sucesso do desenvolvimento sul-coreano, a exemplo da questão geopolítica e o interesse norte-americano em ter o país como vitrine do capitalismo na região, contudo, apenas o cenário externo não teria sido suficiente sem a estratégia desenvolvimentista instituída pelo General Park Chung-Hee. O objetivo do presente artigo é pesquisar a história de desenvolvimento econômico da Coréia do Sul e identificar os principais fatores externos e domésticos que tiveram maior influência no milagre econômico sul-coreano entre 1961-1979. Desta forma, foi utilizada como metodologia a revisão integrativa de literatura e através de uma seleção de artigos publicados em revistas científicas, com foco na pesquisa tanto dos fatores do cenário econômico internacional quanto nos fatores domésticos que contribuíram para a Coréia do Sul se tornar um dos poucos países que fizeram a transição da periferia para o núcleo orgânico da economia mundial.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Para além das dimensões modernas: um chamado Yanomami a partir das diretrizes internacionais de direitos humanos no giro decolonial latino-americano
    (2023-06-13) Pereira Júnior, Vanderlei Duarte
    Mesmo em um contexto em que a comunidade internacional é representada pelas organizações internacionais e pelo direito internacional, com instrumentos legais e políticos para reconhecer e proteger os direitos dos povos indígenas, a perpetuação da violência para com esses povos segue marcando a história latino-americana até o presente momento. Este artigo busca compreender como a negação histórica da humanidade e a inferiorização dos povos indígenas pelos colonizadores espanhóis e portugueses continuam a impactar os Direitos Humanos na atualidade. Inicia-se contextualizando a situação do povo Yanomami e relacionando-a com a histórica subalternização e desumanização imposta aos povos indígenas da América pelos colonizadores europeus. Segue para a problematização dos Direitos Humanos, dos preceitos iluministas que os orientam, baseados na epistemologia ocidental vista, e imposta como universal. Finalmente, debate-se a epistemologia Yanomami como contraposta a epistemologia ocidental, utilizando para isso os debates do chamado giro decolonial. As considerações finais apontam para o fato de que a epistemologia Yanomami é capaz de incitar novas interpretações sobre as relações entre as pessoas e dessas com a natureza, bem como oferecer uma visão de Direitos Humanos não baseada no ideário iluminista-capitalista.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    GLOBALIZAÇÃO EM FACE OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CONVERGÊNCIA
    (2023-06) Rinaldo, Giuseppe
    Esta pesquisa objetivou avaliar os desafios enfrentados pela logística internacional. Para isso, foram analisadas várias questões que afetam a eficiência e eficácia desse processo. O estudo buscou compreender os principais obstáculos enfrentados pelas empresas que atuam na área da logística internacional e identificar possíveis soluções para mitigar esses desafios.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CHINÊS
    (2023-06) Pio, Claudio Gomes
    O objetivo do presente trabalho visa explicar como o governo chinês tem utilizado a Inteligência Artificial no seu crescimento econômico, social e militar. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória usando o procedimento bibliográfico, principalmente por meio de livros e artigos, com uma abordagem qualitativa sobre os seguintes pontos: mostrar como as reformas implementadas pela China a partir de 1978 permitiram a produção de excedentes agrícolas suficientes para promover um mercado interno e o surgimento de empresas capazes de competir no mercado internacional; descrever os objetivos do Made in China 2025 para o desenvolvimento tecnológico do país; destacar os planos da China para o desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial; e, por último, evidenciar como a Inteligência Artificial pode favorecer o país asiático no cenário internacional. Concluiu-se, a partir das informações obtidas, que a China está utilizando a Inteligência Artificial para suprir a sua necessidade de liderança tecnológica compatível com seu status atual, buscando construir um alicerce essencial para assegurar uma possível posição de hegemonia mundial. Os dados ainda apontam que a sua meta é ser líder mundial em tecnologias de Inteligência Artificial até 2030.