Inclusão de pessoas com autismo na escola: enfrentamentos e estratégias
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Data
2021-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
SILVA, Renata Pereira da
SILVA, Silvania Pereira
BARRA, Eli Conceição
Orientador
DUARTE, Alexandra Cardoso da Silva
Coorientador
ANDRADE, Claudiana Ribeiro dos Santos
Resumo
A presente pesquisa busca analisar a inclusão de pessoas com autismo na escola, a
partir dos enfrentamentos e estratégias possíveis para essa ação. Assim, intentou-se através da pesquisa qualitativa e analise de textos teóricos que se pautem no objetivo desse texto para melhor compreensão, considerar três pontos: o papel do professor no processo de inclusão de alunos com autismo; a educação inclusiva e as políticas públicas e as estratégias de inclusão que foram possíveis perceber ao longo da pesquisa. Para figurar esse estudo, buscou-se as considerações de PASIAN, MENDES E CIA (2016), que reflete sobre a formação do professor na educação especial e de que modo este colabora com o processo inclusivo. BATTISTI E HECK (2015) que tensiona o lugar da inclusão de pessoas com deficiência na escola e a necessidade da colaboração familiar, medica e externa ao próprio professor. FINK (2018), que reflete sobre sua experiencia no campo da educação inclusiva de pessoas com autismo, falando
sobre sua experiencia com alunos autistas. Além desses teóricos básicos, também se faz presente nesse estudo a compreensão da Lei de Diretriz e Base (LDB), LEI Nº 9394/96, que explica quais as obrigatoriedades da educação especial e inclusiva no Brasil.
Palavras-chave
Educação especial., Autismo., Inclusão escolar.