Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 19 de 19
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Humanização no cuidado prestado pela equipe de enfermagem às mulheres pós aborto
    (2023-12) INÁCIO, Erica; FREIRE, Hayka; STEPHANNE, Tamires
    Objetivo: Conhecer os fatores que interferem na prestação do cuidado humanizado pela equipe de enfermagem às mulheres pós-aborto. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico ocorreu nos meses de agosto e setembro, através dos bancos de dados na Biblioteca Virtual de Saúde, refinado nas fontes de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), com a busca final de 06 artigos. Resultados: Os estudos demonstraram que valores éticos, culturais e religiosos acabam interferindo no cuidado prestado às mulheres após o aborto. Além disso, é nítido como falta de qualificação também se torna um fator decisivo perante o acolhimento e assistência necessária a ser prestada.  Conclusão: É necessário que os profissionais de saúde consigam lidar com as questões relacionadas ao cuidado pós-aborto de maneira ética, sem julgamentos e discriminações, oferecendo assim um cuidado humanizado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios da equipe de enfermagem na assistência a pacientes com Alzheimer em cuidados paliativos
    (2023-12) RIBEIRO, Gabriela De Paula; GAMA, Julia Gabriela Martins; MIRANDA , Letícia Gonçalves; MELO, Marcelly Evelin Dos Santos
    Objetivo: Esclarecer quais os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem na aplicação de cuidados paliativos a pacientes com Alzheimer, a partir das publicações existentes, bem como o papel da equipe como agente promotor desse cuidado. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa literária através da análise de estudos já realizados sobre o tema. Resultados: A enfermagem enfrenta diversos desafios referentes a assistência a pacientes com Alzheimer em cuidados paliativos, na qual a sobrecarga do cuidador, a complexidade dos cuidados na demência avançada e a falta de especialização destacam-se como áreas críticas. Conclusão: A equipe de enfermagem é essencial na promoção de cuidados paliativos para pacientes com Alzheimer, exigindo não apenas competência técnica, mas também empatia e habilidades de comunicação. A capacitação, compreensão aprofundada da doença e suporte integral à família surgem como elementos-chave para melhorar a qualidade do cuidado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Burnout e a relação entre o aumento do número de profissionais de enfermagem diagnosticados com a pandemia do novo coronavírus
    (2023-12) LUCAS, Alexssandro Silva; SILVA, Fernanda Nery da; FERREIRA, Lidiane Sousa
    A síndrome de Burnout (SB) tem como causa principal o excesso de trabalho causando um esgotamento mental. No que tange à enfermagem, tal síndrome tem se mostrado presente entre os profissionais. No entanto com o surgimento da Covid 19, doença que até então era desconhecida, surge um cenário ainda mais propício às manifestações da SB. Este estudo propõe identificar na literatura científica estudos sobre a pandemia da Covid 19 que corroboram com o aumento da SB entre os profissionais de enfermagem.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desafios enfrentados pelo enfermeiro na realização do exame citopatológico
    (2023-07-07) CARMO, Amanda Carolina Monteiro do; TEIXEIRA, Lorena Paula Martins; FRANÇA, Carla Stefany Oliveira; MARIOTTO, Kaynan Eduardo
    Objetivo: Identificar os desafios enfrentados pelos enfermeiros da Unidade Básica de Saúde na realização do exame citopatológico. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para complementar buscou-se artigos através da plataforma Google Acadêmico. Foram pesquisados artigos publicados de 2013 até 2023. Resultados: As dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na coleta do exame citopatológico estão relacionadas ao grau de escolaridade, baixa conscientização sobre a importância do exame, constrangimento e fatores internos das UBS’s que dificultam a realização do exame. Conclusão: Percebe-se que se faz necessário ao enfermeiro criar vínculos com as mulheres para que assim, as dúvidas em relação ao exame sejam sanadas, promovendo maior segurança e confiança com as pacientes na hora do exame. Com isso, os desafios enfrentados pelos enfermeiros começam a ser mitigados, trazendo uma maior adesão do público-alvo. Descritores: Teste de Papanicolaou. Neoplasias do Colo do útero. Saúde da mulher.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atribuições do enfermeiro em pacientes renais crônicos submetidos a hemodiálise
    (2023-07-06) SANTOS, Pamela Carvalho dos Santos; GONÇALVES, Juliana Alves; CAMARGOS, Renata Ferreira
    Objetivo: Identificar as atribuições do enfermeiro frente um paciente submetido ao procedimento de hemodiálise. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em maio de 2023, em bases de dados nacionais e internacionais: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no qual foram selecionados 8 artigos publicados nos últimos 5 anos. Resultados: O enfermeiro com base em evidências e práticas, desempenha um papel fundamental na realização de cuidados específicos da sua área de abrangência. Isso inclui a inserção e manutenção do cateter, o manuseio adequado das máquinas, o monitoramento dos sinais vitais e a promoção do autocuidado, além de coordenar a sua equipe de enfermagem, garantindo a segurança, o bem-estar e um cuidado de qualidade para o paciente. Conclusão: O enfermeiro tem um papel fundamental na hemodiálise, garantindo cuidado, educação, coordenação e administração. Seus conhecimentos são cruciais para um atendimento efetivo e junto à equipe de enfermagem são capazes de acompanhar o paciente em todo o percurso do tratamento garantindo bem-estar e evitando agravamentos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios enfrentados pelos enfermeiros na atenção básica no atendimento aos usuários com transtorno mental
    (2023-07-05) Figueiredo, Laila Eduarda Alves; Santos, Aléxia Cristina Deodato Alves dos; Magalhães, Mara keliane Campos de Souza
    Objetivo: Identificar quais são os desafios enfrentados pelos enfermeiros na realização do atendimento aos pacientes com transtornos mentais nas Unidades Básicas de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa para identificação de artigos científicos sobre como ocorre o acolhimento de enfermagem na atenção primária, e suas dificuldades. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dentre as quais foram utilizadas nesta pesquisa LILACS, BDENF, MEDLINE, SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO. Resultados: A amostra final desta revisão narrativa foi constituída de 6 publicações, sendo 3 da BVS e 3 do Google Acadêmico. Conclusão: este estudo identificou os desafios dos enfermeiros no atendimento ao usuário com transtorno mental na atenção básica como: falha na grade curricular na formação acadêmica; falta de capacitação ofertadas pelas instituições contratantes; dificuldade na comunicação de referência e contra referência; baixo investimento; não adesão dos usuários as atividades terapêuticas e falta de aceitação da condição mental.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Intervenções da enfermagem frente à criança com câncer em cuidados paliativos: uma revisão integrativa
    (2023-08-04) Oliveira, Açucena Kate; Pimenta, Jhuly Sousa; Dias, Renata Cristina; Lopes, Sara Julie
    Objetivo: Identificar os cuidados pediátricos paliativos da enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura realizada de fevereiro a junho de 2023 nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram localizados 133 estudos na busca inicial, entretanto utilizou-se apenas 8 artigos para construção dessa pesquisa. Resultados: A análise dos estudos permitiu caracterizar os temas abordados pelos autores em 03 categorias, sendo elas, controle da dor, ansiedade e acolhimento as famílias. Conclusão: No que diz respeito ao papel da enfermagem, destaca-se a necessidade de desenvolver uma abordagem holística e humanizada, promovendo um cuidado integral que englobe aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro diante da hipotermia terapêutica como medida profilática pós-parada cardiorrespiratória
    (2023-07-04) Pereira, Rayssa; Maia, Alessandra; Simão, Ester; Martins, Juliana; Morais, Mariana
    Objetivo: conhecer o papel do enfermeiro acerca da hipotermia terapêutica aplicada em pacientes que sofreram uma PCR através do que vem sendo publicados nos últimos dez anos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado nos meses de março e abril. A busca dos artigos ocorreu nos bancos de dados na Biblioteca Virtual de Saúde, refinado pelas fontes de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), totalizando uma busca final de 8 artigos. Resultados: O enfermeiro atua na prevenção de complicações relacionadas á Hipotermia, de forma que este procedimento ajude na redução dos danos neurológicos nos pacientes vítimas de PCR. Conclusão: O enfermeiro e sua equipe são os profissionais que participam em todas as etapas, assegurando a manutenção e preservação do estado neurológico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do Enfermeiro na assistência ao paciente com Infarto Agudo do Miocárdio sob a perspectiva do tempo porta balão: Relato de experiência
    (2022-12-12) Campos, Hemilly Jovellyna Lopes; Maia, Thais Silva; Rufino, Ana Clara Furbino Dias; Silva, Jéssica Pinheiro Rosa da
    Objetivo: Relatar a experiência sobre a atuação da enfermagem durante o atendimento a pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do seguimento ST (IAMCSST) sob a perspectiva do tempo porta balão (TPB). Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da vivência de uma acadêmica de enfermagem durante o estágio extracurricular no setor de Hemodinâmica, com duração de dois anos, em uma instituição privada de Belo Horizonte. Relato de experiência: As atividades executadas aproximaram a estagiária da realidade profissional, permitiu a ponderação de aspectos a serem melhorados no processo de assistência ao paciente com IAMCSST considerando o indicador porta balão. Conclusão: A pesquisa agregará conhecimento aos acadêmicos e profissionais atuantes na área de enfermagem a fim de melhorar o cuidado com embasamento técnico-científico para diminuir o índice de TPB excedido e minimizar as sequelas trazidas em decorrência do IAMCSST.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Conhecimento do Enfermeiro sobre o Cuidado Humanizado ao Paciente Paliativo
    (2022-12-07) Gomes, Cristiane; Oliveira, Jeniffer; Nunes, Sirlene; Souza, Thaiane
    Objetivo: Identificar qual o conhecimento do enfermeiro frente ao cuidado paliativo á luz da literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados: BVS, LILACS, BDENF e MEDLINE, totalizando uma busca final de 8 artigos. Resultados: O estudo demonstrou que falta ainda conhecimento por parte dos enfermeiros em relação ao cuidado paliativo e observou-se ainda que as instituições de ensino superior apresentam falhas a não discutir sobre o tema na graduação, ausência de educação permanente e continuada. Conclusão: É preciso que as instituições de ensino preparem melhor os enfermeiros para lidar com o processo de morte, para que estes possam prestar uma melhor assistência aos pacientes em cuidados paliativos e que procurem se capacitar mesmo depois de terminarem suas graduações, pois muitos são os déficits nos conhecimentos destes profissionais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Promoção de saúde aos pacientes diabéticos pós pandemia: relato de experiência
    (2022-12-07) Oliveira, Amanda; Duarte, Laila; Gonçalves, Nilson; Rachide, Rebeca
    Objetivo: relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde no resgate das ações de promoção de saúde aos pacientes diabéticos, após interrupção pela pandemia de covid 19. Método: trata-se de um estudo descritivo com base em um relato de experiência acadêmica, oriundo do estágio obrigatório do 8° período realizado em uma unidade básica de saúde em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre de 2022. Relato de experiência: o estudo teve início com a realização do diagnóstico situacional e uso da matriz GUT para levantamento do problema prioritário. A ação foi direcionada para pacientes portadores de Diabetes Mellitus em insulinoterapia. Em seguida foi levantado o número de usuários com a hemoglobina glicada maior que 9.0, no qual ficaram desassistidos pelos grupos operativos em função da pandemia do covid-19. Por fim, foi realizado uma ação educativa organizada em estações: aferição de PA e glicemia, orientações sobre o uso de insulina, como armazenar, local de aplicação e como fazer o descarte das agulhas de forma correta, avalição dos pés e teste de sensibilidade plantar com monofilamento. Essas estações ocorreram simultaneamente. Conclusão: O acompanhamento dos pacientes diabéticos crônicos e a ampliação do seu nível de informação, faz-se necessário da mesma forma que o aumento da promoção de saúde dentro da unidade básica de saúde pós-pandemia. Dessa forma, espera-se que este estudo possa motivar os profissionais de saúde a investirem cada vez mais nas ações de educação em saúde, compreendendo o valor da aplicação de saberes ao desenvolvimento humano, a importância de disseminar informação e estimular a prevenção, constituindo na comunidade cidadãos e profissionais conscientes, empoderados e engajados em gerenciar sua saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento oncológico no cenário atual da pandemia – uma revisão integrativa
    (2021-12-13) Miranda, Giovanna Nhimi; Costa, Kélita Soares; Oliveira, Wellington Tomaz de Souza
    Objetivo: Analisar a produção cientifica sobre os métodos utilizados no manejo do tratamento oncológico no cenário atual da pandemia. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, e para seleção da amostra realizou-se buscas na BVS e nas bases de dados LILACS e BDENF, foi utilizado os descritores: tratamento oncológico, câncer, COVID19 e atuações do enfermeiro na oncologia. Assim, foi construído um quadro sinóptico, contendo informações a respeito dos artigos selecionados, tabela de ano, conteúdo abordado e de periódico. Resultados/Revisão integrativa: Muitas foram as estratégias utilizadas no manejo oncológico durante a pandemia, entre elas o distanciamento social, adiamento de consultas e/ou tratamentos, telemedicina, o profissional enfermeiro teve um papel muito importante na implementação dessas novas estratégias. Conclusão: As estratégias criadas e implementadas geraram resultados satisfatórios para a prevenção da COVID-19 e para a continuidade do tratamento oncológico, melhorando o prognóstico e diminuindo a mortalidade nesses casos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da pandemia de Covid 19 na saúde mental das equipes de enfermagem no Brasil e as estratégias de enfrentamento frente a este desafio
    (2021) Oliveira, Olga Cristina de; Soares Junior, Pedro Rodrigues
    OBJETIVO: Analisar sob a luz da produção científica o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental das equipes de enfermagem no Brasil e quais as estratégias de enfrentamento frente a esse desafio. MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa sobre os conteúdos técnico-científicos, publicados no Brasil sobre as equipes de enfermagem no âmbito da pandemia de COVID-19. Foram selecionados na amostra final 08 artigos cuja busca foi realizada na base de dados Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e análise de Literatura Médica (MEDLINE), através da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scielo, no período de agosto 2020 a maio de 2021. A escolha dos descritores utilizados nesta revisão foi feita mediante consulta ao Descritores em Ciências da Saúde (DECS), sendo estes: Infecções por COVID-19 / saúde mental / impacto / equipe de enfermagem / enfrentamento, e, após a análise descritiva dos resultados, foram elaboradas quatro categorias analíticas. RESULTADOS: A pandemia de COVID-19 colocou em evidência os reflexos da situação precária na área de saúde, destacando como principais agravos à saúde mental: depressão, ansiedade, insônia, angústia, estresse, fadiga, tristeza, alterações no apetite e no sono, culpa, vulnerabilidade, irritabilidade, suicídio e o medo frente a uma doença desconhecida. Diante desses fatores, foram estabelecidas estratégias para o enfrentamento, tais como: telepsicoterapia cognitivo-comportamental, mobilização da população quanto às medidas de segurança, adoção das práticas integrativas complementares, redução da carga horária, comunicação efetiva, paramentação adequada e segura, uso de protocolos para o gerenciamento humanizado e participativo na assistência, atenção às necessidades básicas como alimentação, hidratação e sono regulares, evitar o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e outras drogas, manter uma conexão com familiares e entes queridos, e, caso faça parte da rotina, manter atividades religiosas e espirituais. Sendo essas, propostas para se minimizar os problemas e contribuir com a qualidade de vida dos profissionais. CONCLUSÃO: Observou-se que na literatura há muitas propostas para o enfrentamento dos agravos, porém, existe um déficit de publicações a respeito dos resultados dessas estratégias, considerando que são fundamentais para conservar a saúde mental, pois, uma equipe de enfermagem com mais qualidade de vida reflete em uma melhoria na qualidade dos cuidados prestados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Papel do enfermeiro no processo de transplantes de órgãos e tecidos
    (2021) Pereira, Renan Augusto; Martins, Rodrigo
    Objetivo: Identificar e analisar a produção científica sobre o papel do enfermeiro diante do processo de transplantes de órgãos e tecidos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados Específica da Enfermagem (BDENF). Os dados dos artigos selecionados foram organizados em tabela para melhor compreensão dos mesmos. Foram selecionados 08 artigos, os quais estavam de acordo com os critérios de inclusão da pesquisa. Resultados: Os estudos demonstram que o profissional enfermeiro é de suma importância no processo de transplantes de órgãos e tecidos, precisando demonstrar conhecimento técnico-científico diante do paciente diagnosticado com morte encefálica e potencial doador. Conclusão: A prestação de cuidados do enfermeiro é imprescindível aos familiares, ao doador, ao receptor e a gestão do processo. Portanto, o papel do enfermeiro é essencial para o sucesso de toda a cadeia gerencial e assistencial no processo de transplantes de órgãos e tecidos. Descritores: Obtenção de Tecidos e Órgãos; Doação de Órgãos; Papel do Profissional de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Principais impactos gerados no manejo das gestantes durante o pré-natal frente a pandemia da Covid-19
    (2021) Santos, Ana Luisa Costa; Santos, Lorena Thamara Rocha; Teles, Raísa Monteiro; Teles, Sara Carolina Silva
    Objetivos: analisar as publicações a respeito das mudanças no atendimento das gestantes no modelo assistencial vigente e promover uma discussão sobre o manejo da gestante e os principais impactos gerados no ciclo gravídico durante a pandemia da COVID-19. Justificativa: trazer à tona reflexões acerca dos novos modelos assistenciais às gestantes, bem como diagnóstico, o papel do profissional da saúde frente a esse cuidado. Método: Revisão integrativa de literatura. Resultado: A infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 reforçou a necessidade de o sistema de saúde evoluir. Ela tem impactado na saúde emocional das gestantes, afetando o sistema imunológico, dessa forma deixando-as mais vulneráveis às complicações do vírus. Conclusão: Algumas estratégias foram adotadas, tais como as consultas híbridas e teleconsultas a fim de minimizar o risco de contaminação e as complicações dessas mudanças, com intuito de oferecer uma atenção dinâmica e completa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da Covid-19 na saúde mental da enfermagem: revisão integrativa
    (2021) Oliveira, Flávia Cristina Peres; Campidelli, Erlaine Divina Silva
    Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica sobre o impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental das equipes de enfermagem e as estratégias usadas para o enfrentamento. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados: LILACS, MEDLINE, BDENF, PUBMED, SCOPUS e COCHRANE. Foi utilizado para busca o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). O material pesquisado e utilizado na estruturação do estudo foi composto por 07 artigos publicados no ano de 2020 últimos que mencionaram a respeito da saúde mental das pessoas e o combate ao agente patogênico que são os focos primários de atenção de gestores e profissionais da saúde. Resultados: A pesquisa trouxe como foco principal o estresse e a ansiedade que interferem diretamente na saúde desses profissionais neste novo contexto de pandemia em que as equipes de enfermagem enfrentam diariamente situações que impactam diretamente na sua saúde mental. Dessa forma, sugere-se a implementação de medidas para mantê-los saudáveis. Conclusão: Os impactos da pandemia de COVID-19 que comprometem a saúde mental das equipes de enfermagem estão ligados às alterações comportamentais como ansiedade, insônia, exaustão extrema, estresse. Os fatores de enfrentamento desse processo estão no gerenciamento da sua saúde mental, o bem-estar psicossocial, criação de espaços nos locais de trabalho que possam ser redutores de sinais e sintomas que agravam a saúde mental desses profissionais. Portanto, é preciso considerar a importância do trabalho da equipe de enfermagem, principalmente, em situações emergentes. Além das condições de trabalho adequadas, o apoio psicossocial na preservação da saúde mental destes profissionais é essencial para os trabalhadores e para a qualidade do cuidado prestado. Descritores: COVID-19; Pessoal da saúde; Adaptação psicológica; Saúde Mental
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cobertura vacinal no brasil: fatores relacionados à baixa adesão na primeira infância
    (2021) Oliveira, Carla Efigênia Maciel Maia Assis; Braz, Eliana; Menezes, Janaína da Conceição Souza; Silva, Jéssica Sharon Rangel da; Silva, Talita Estefanie Chaves da
    A imunização é fundamental para combater e controlar doenças que ocasionaram um grande impacto na saúde pública, no Brasil, em décadas passadas. Dessa forma, a queda na adesão aos programas de imunização favoreceu o ressurgimento de doenças outrora controladas. O presente estudo busca analisar as produções científicas acerca dos fatores relacionados à baixa adesão vacinal entre crianças menores de cinco (5) anos no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura referentes ao território brasileiro, realizada nas bases de dados da BDENF, IBECS, LILACS, CVSP – Brasil, MEDLINE, PAHO- IRIS, Coleciona- SUS; Secretária Municipal de Saúde- SP, CUMED, WHO-IRIS a partir da combinação de descritores em ciências da saúde no portal da Biblioteca Virtual em Saúde. Na amostra final foram utilizados um total de 9 artigos que nortearam a discussão do trabalho. Com isso, como principais fatores relacionados à queda na imunização temos a atuação ineficaz dos serviços de saúde e de seus profissionais, a falta de informações verídicas e confiáveis para a população, assim como a negligência dos responsáveis e a influência de fatores socioculturais, religiosos e econômicos. Conclui-se, que a decisão de não se vacinar acarreta consequências não apenas para o sujeito como também contribui para a redução da imunidade populacional, podendo resultar em surtos de doenças que já foram controladas através da vacinação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro frente ao planejamento familiar: uma revisão integrativa
    (2021) Cardoso, Gabriella; Rezende, Larissa; Meireles, Luana; Carvalho, Natielly
    O presente estudo objetiva analisar a produção científica sobre a atuação do enfermeiro frente ao planejamento familiar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE e BDENF. A busca foi referente aos anos 2016 a 2021, utilizando os descritores: Enfermagem; Saúde Sexual e Reprodutiva; e Planejamento Familiar. Foram avaliados 74 artigos, sendo 09 incluídos no estudo, por atenderem aos critérios de inclusão. As pesquisas evidenciam que a atuação do enfermeiro frente ao planejamento familiar é fundamental para a funcionalidade e integralidade das ações destinadas ao indivíduo e comunidade. O enfermeiro é ator fundamental nas atividades de gestão, educação e práticas assistenciais. A pesquisa possibilitou entender a importância do enfermeiro frente ao planejamento familiar e os desafios enfrentados, evidenciando a necessidade do domínio teórico-científico durante as consultas de enfermagem, para compreender as reais necessidades de cada usuário.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do enfermeiro e os desafios frente ao aleitamento materno visando as mulhere que tendem ao desmame precoce
    (2021) Lima, Andreza Pereira de; Rezende, Maria Cecília de; Figueiredo, Juliana Pongeluppe Carneiro de; Caldeira, Vanessa Ferreira
    A prática do Aleitamento Materno, apesar de essencial para o desenvolvimento da criança, é um processo complexo que diverge com os fatores predisponentes à interrupção da amamentação. Objetivo: A presente pesquisa, tem como objetivo analisar a produção científica a respeito do papel do enfermeiro frente à prevenção do desmame precoce e os desafios encontrados. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo artigos publicados entre 2011 e 2021. Foram utilizados os Bancos de dados, LILACS, MEDLINE, BDENF e SCIELO. Foram associados os descritores em saúde (DeCS), com o operador booleano AND e OR, como descrito a seguir: “Desmame precoce” OR “Aleitamento materno” AND “Papel do profissional do Enfermeiro”. Na busca inicial foram encontradas 383 publicações, após realizada leitura na íntegra, e feita a análise dos artigos, foram selecionados na amostra final, 08 publicações. Resultados: Diante da análise dos artigos, foi possível reunir e organizar informações acerca do papel do enfermeiro em relação ao AM e os desafios enfrentados por esse profissional frente ao desmame precoce. O enfermeiro ao cumprir seu papel, deverá promover o estímulo à amamentação desde o pré-natal, fornecer informações e orientações acerca do AM, incluindo as técnicas adequadas no processo de aleitar, além de acompanhar o Binômio mãe e filho, durante o pré-natal, pós-parto e puerpério, afim de garantir a eficácia no manejo da amamentação. Contudo, existem diversos fatores que competem com aeficácia do AM e se tornam desafios vivenciados pelo enfermeiro nessa prática, seja porquestões culturais, mitos e crenças, influência familiar, ausência de apoio, gravidez na adolescência, falta de orientação, lesões mamárias, introdução de outros alimentos de modo precoce, entre outros. Conclusão: O estudo possibilitou compreender a importância do papel do enfermeiro frente ao AM e a sua atuação diante os fatores que levam ao desmame precoce, evidenciando a importância da educação em saúde, bem como do conhecimento técnico e científico, e da desmistificação das barreiras que proporcionam o desmame precoce.