Pedagogia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Monografia Acesso aberto
    RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
    (2021) Souza, Alícia; Castro, Ananda; Paula, Rafaela; Leite, Vanessa; Mendes, Yolanda
    A presente pesquisa abordou o tema das relações étnico-raciais na Educação infantil, destacando seus fundamentos, as representações e ações destas relações no cotidiano escolar. Tendo em vista que é necessário reconhecer o ambiente escolar como um lugar em que as multiplicidades se encontram. É nesse espaço que são construídas as representações significativas e necessárias para conceber e ressignificar as noções conservadas e concretizadas na sociedade, que resultam em preconceito, racismo e xenofobia. Esse trabalho teve como objetivo central apresentar o quanto é necessário reexaminar e reaprender alguns conceitos sobre a questão étnico-racial no Brasil, principalmente o que os integra, bem como se relacionam com os diferentes grupos sociais na atualidade. Definindo os fundamentos e abordando leis que norteiam o tema. Assim como, expondo as representações dos povos indígenas e negros no Brasil. Por fim, identificando as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil que visam a educação antirracista, com a intenção de desnaturalizar preconceitos enraizados em nosso país. O estudo foi de natureza qualitativa, com realização de revisão bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos e o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente que ainda há na sociedade, uma falha no ensino das relações étnico-raciais, principalmente na educação infantil. Portanto, é importante aprofundar, no currículo escolar esta temática, para trabalhar questões raciais desde a educação infantil até o fim das graduações.
  • Monografia Acesso aberto
    RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
    (2021) do Carmo, Chayane Carolina de Jesus; Moura, Iasmim Mayara Caetano; dos Santos, Luamara Fabrino; Faleiro, Yara Dias
    Atualmente, percebemos o quanto práticas racistas e discriminatórias estão presentes no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil, que possam estimular as relações étnico-raciais, visando à promoção da igualdade racial, além de apresentar recursos e metodologias que são importantes para a construção de um ambiente igualitário. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a leitura de diferentes artigos, autores e leis que tratam do tema apresentado. Se fez notória no decorrer da pesquisa a importância do professor na formação da cidadania nas crianças da educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito ao multiculturalismo.
  • Monografia Acesso fechado
    A educação especial na pandemia do covid-19 na perspectiva das famílias
    (2021) Gomes, Rhubia; Candeias, Julie; Fernandes, Isabela; Soares, Glícia; Nascimento, Fernanda; Reis, Fernanda; Barroso, Daiene
    Este estudo tem como tema central a educação especial na perspectiva das famílias durante a pandemia do COVID-19. Traz reflexões importantes de como esse momento tem impactado os pais, alunos e professores, além de ressaltar os desafios da prática da educação inclusiva por meios digitais.