Tecnólogo em Estética e Cosmética

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Monografia Acesso fechado
    Uso da Radiofrequência no tratamento do Fibroedema Geloide
    (2021-12-08) Elislane Gomes Lopes, Hosane dos Santos Pereira; Jessica Késia da Silva Bezerra
    O fibroedema geloide (FEG) é caracterizado por pequenas depressões na pele que atinge várias mulheres após a puberdade. A radiofrequência utiliza correntes eletromagnéticas de alta frequência e tem como objetivo de diminuir a fibrose e o tamanho dos adipócitos, gerados pelo FEG, melhorando a circulação local e a reabsorção de líquidos intercelulares. Objetivo: revisar a eficácia da radiofrequência no tratamento do fibroedema geloide. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica mediante a busca de artigos científicos nas plataformas Google Acadêmico, PubMed e Scielo publicados entre os anos de 2016 a 2021. Resultados: Foram selecionados cinco artigos que evidenciaram que o uso radiofrequência gera uma melhora significativa no aspecto do FEG. Considerações Finais: A utilização da radiofrequência mostra-se eficaz e seguro no tratamento do FEG visto que gerou efeitos de melhora ou redução do aspecto do FEG.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Peelings químicos para o tratamento de acne
    (2021-12) Gabriele da silva Rodrigues, Lívia costa santos; Terezinha da silva Alves
    A acne se trata de uma dermatose crônica inflamatória da unidade pilossebácea onde é recorrente na população em geral, sendo mais frequente em adolescentes e se desenvolvendo principalmente na face e parte superior do tronco, por isso, a sua avaliação e o seu tratamento devem ocorrer de modo precoce e eficaz a fim de impedir a ocorrência de cicatrizes e distúrbios psicossociais. O peeling químico tem se tornado um dos principais recursos para o tratamento desta afecção, já que o mesmo gera uma descamação controlada da epiderme através da aplicação de agentes químicos esfoliantes, sejam eles combinados ou não, que tem como função promover a reparação tecidual, melhorando a aparência da pele. O objetivo desse artigo é fazer uma busca na literatura a respeito da aplicação e eficiência dos ácidos no tratamento da acne vulgar em curto, médio e longo prazo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância da cosmetologia e cuidados diários no tratamento da acne vulgar
    (2021-12-05) Tolentino, Juliane Silva; Jesus, Geisiane Souza de; Carvalho, Roberto Ariel dos Santos de
    A acne é uma patologia que atinge cerca de 85% a 100% da população em algum momento da vida que afeta tanto os adolescentes, quanto pessoas adultas e tem causas etiológicas distintas como: má alimentação, uso de produtos inadequados, distúrbios hormonais, tabagismo e estresse. A acne se classifica em 5 graus, sendo grau I, acne comedoniana, grau II, acne papulopustulosa, grau III, acne cística, grau IV, apresenta cistos e nódulos, e grau V, também chamada de acne fulminante onde o indivíduo apresenta todos os sinais anteriores e sente dor, febre e mal estar, além de apresentar crostas e deixar cicatrizes significativas. Por esse motivo, se faz necessário intervir com procedimentos estéticos, produtos cosméticos específicos e também é possível indicar fitoterápicos orais para melhor tratamento e resultado do quadro acneico, assim como, procedimentos como o LED e o laser, usado de forma alternada entre luz azul e luz vermelha, podem ser indicados no tratamento da acne, pois apresentaram melhorias em lesões tanto inflamatórias, quanto não inflamatórias. A alta frequência também tem se mostrado eficaz no tratamento da acne, visto que, tem ação antisséptica e antiinflamatória, e ajuda também na cicatrização das feridas cutâneas e melhora a oxigenação e nutrição tecidual. Variadas espécies de cepas de probióticos podem atuar como fator auxiliar no tratamento da dermatite atópica e da acne em pacientes de diferentes faixas etárias, sendo eficazes e seguros.
  • Monografia Acesso aberto
    Fisiopatologia do melasma gestacional
    (2021) Gomes de Souza, Ana Alice; Barbosa Rodrigues, Lylia; Ferreira Costa, Mayara; Rodrigues de Souza, Valéria
    RESUMO: O Melasma define-se por uma condição, que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, geralmente na face, porém, pode ser de ocorrência extra facial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, mas vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O principal fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição. A gravidez é um processo bastante delicado para toda a mulher, hormônios, medicamentos e ambiente estressante pode agravar o aparecimento do Melasma gestacional. Diante disso, e tendo consciência sobre a grande incidência do Melasma em gestantes e a dificuldade em estratégias de tratamento eficaz, o estudo explanado tem como objetivo atualizar a literatura a respeito da fisiopatologia do Melasma, possibilitando que novas ferramentas de tratamento possam ser adotadas. PALAVRAS-CHAVE: Gestação. Melasma. Prevenção e Tratamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da drenagem linfática no pós operatório de Lipoaspiração
    (2021-12-05) Juliana Oliveira Fagundes, Fabiana Rodrigues Castro; Flávia Almeida de Oliveira Bahia
    Na atualidade a busca pelo corpo perfeito se tornou ainda mais desejável e os padrões de beleza mais exigentes tanto para homens como mulheres. Por esse motivo muitas pessoas recorrem às cirurgias plásticas estéticas e lipoaspirações para obter o corpo dos sonhos. Decorrente de procedimento cirúrgico, o pós-operatório deve ter um tratamento que ajude o paciente a ter uma boa recuperação, tornando o resultado mais satisfatório possível. A drenagem linfática manual é uma técnica, onde manobras são realizadas para o melhor resultado no pós operatório imediato de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Foram realizadas pesquisas em artigos científicos sobre o tema e em websites, coletando dados e abordagens de diferentes autores em relação ao tema proposto. Com os resultados das pesquisas realizadas podem-se observar que a drenagem linfática é um procedimento de fundamental importância para um período de pós-operatório, pois de acordo com os estudos realizados os efeitos são totalmente benéficos para os pacientes, prevenindo o edema e a fibrose.