Análise do Desempenho de Animais com Epilepsia de Ausência (GEAS) em Testes de Memória de Curto e Longo prazo

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Data

2022-06

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Sabbag, Isabella Mirandez
Souza, Gabriele Moraes Alves

Orientador

Valle, Angela Cristina

Coorientador

Malone, Camila Francieli da Silva

Resumo

A epilepsia é uma doença neurológica que afeta aproximadamente 1% da população mundial. Trata-se de uma doença crônica de alta incidência afetando 10 vezes mais pessoas que a esclerose múltipla e 100 vezes mais que as doenças neuromusculares. Dentre as síndromes genéticas, a epilepsia de ausência, é uma das mais comuns respondendo por cerca de 20% de todos os tipos de epilepsias. Comumente, pacientes com ausência apresentam prejuízos cognitivos consideráveis, principalmente, déficits de aprendizado e de memória os quais podem perdurar por toda vida. Inúmeras técnicas experimentais têm sido desenvolvidas com o objetivo de avaliar memória e aprendizado em roedores, que se baseia no comportamento exploratório inato dos mesmos. Assim, foi desenvolvido um protocolo com a finalidade de investigar prováveis déficits de memória de curto e longo prazo em um novo modelo de epilepsia genética generalizada (GEAS) comparando seu desempenho ao do grupo controle, utilizando o teste de reconhecimento de objetos, no qual foi avaliado a diferença de tempo de exploração do objeto familiar e do objeto novo, medindo a memória de curto e longo prazo, respectivamente em cada fase do teste. Os resultados do presente estudo revelam que animais GEAS exibem prejuízo da memória de Curto e Longo-prazo quando comparado ao grupo controle. Esse estudo corrobora com os dados da literatura que indicam prejuízo nos processos de memória e aprendizado em outros modelos animais já descritos e enfatizam a importância do uso desse modelo animal para melhor investigação dos processos de memória e aprendizado associadas a epilepsia de ausência.

Palavras-chave

Epilepsia, Ausência, Crise, Memória, Aprendizado

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