NARRATIVA TRANSMÍDIA E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO: Um estudo de caso do podcast Bom Dia, Obvious
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Data
2022-06-23
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
FERNANDES, Mariana Paz
Orientador
SANTOS, Francisco dos
Coorientador
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como é realizada a narrativa
transmídia e, como objeto de análise, foram utilizados dois episódios do
podcast Bom dia, Obvious. Para desenvolver essa análise, se fez necessário
estabelecer os seguintes objetivos específicos: compreender as noções de
convergência midiática e cultura digital, bem como inteligência coletiva, cultura
da participação e narrativa transmídia. Para conduzir a teoria deste trabalho,
foram utilizados os autores Henry Jenkins, Clay Shirky, Pierre Lévy e Raquel
Recuero. Com base nestas referências, o trabalho parte da hipótese de que o
Portal Obvious realiza a narrativa transmídia em seus conteúdos do podcast
Bom dia, Obvious. Foram escolhidos dois episódios, totalizando 100 horas de
duração para análise através da metodologia estudo de caso. Os materiais
foram transcritos e analisados, de forma a mapear os links com os quais a
apresentadora e seus convidados realizam menções a conteúdos externos.
Desta forma, foi necessário criar tabelas com categorias específicas para
compreender a origem destas referências. Além desta, também foi feita uma
breve análise da divulgação e repercussão dos episódios na página oficial da
Obvious no Instagram. A partir deste recorte, os resultados obtidos sugerem
que a narrativa transmídia é realizada no podcast Bom dia, Obvious e a
construção desta narrativa acontece de forma sutil. Também foram observadas
as características do consumo do ouvinte através das duas plataformas: Spotify
e Instagram.
Palavras-chave
transmídia; inteligência coletiva; convergência digital; narrativa transmídia; cultura da participação; jornalismo; podcast.